24 outubro 2011

Mais próximo do Penta!!!


Nação vascaína,

Que fim de semana ótimo para o nosso Vascão!!! Além da vitória contra o Bahia do retranqueiro Joel Santana, os demais adversários diretos ao título acabaram tropeçando e disparamos na liderança do campeonato!

Por duas rodadas ficamos ali colados no Corinthians, ambos com a mesma pontuação, mas com a desvantagem de termos um número inferior de vitórias, razão pela qual estávamos presos na 2ª colocação! Agora, passamos a ter o mesmo número de vitórias, além de estarmos com 02 pontos a frente da urubuzada versão paulista!

O Vasco entrou em campo com uma formação um tanto quanto surpreendente. Com Elton vetado para partida em virtude de uma virose, Cristóvão decide manter Alecsandro no banco, optando por Diego Souza e Eder no ataque (opção esta que já defendi em colunas anteriores quando o Elton não pudesse ser escalado ou se estivesse em um mau momento).

Além disso, Cristóvão decide armar o time com 04 volantes ( Rômulo, E.Costa, Allan e Jumar), o que, num primeiro momento, parecia até ser um posição retranqueira.

Além disso, Cristóvão armou o esquema com Felipe na lateral (esta decisão é totalmente repudiada por bota parte dos torcedores vascaínos que eu conheço). No decorrer desta semana até fiz uma coluna falando sobre essa decisão do Cristóvão, alertando para o risco que era utilizar o Felipe como lateral.

Pois bem, o jogo começou com o Bahia tentando pressionar o Vasco, tentando abrir o marcador. E por uma mistura de sorte/competência de Prass, o Bahia não conseguia abrir o placar. O Vasco, por sua vez, errava passes e tinha dificuldades nas articulações das principais jogadas.

Mas aí acontece o ponto X da mudança da postura do Vasco! Com a lesão de Eduardo Costa nos 10 primeiros minutos, Cristóvão manda Nilton pro campo e decide fazer o certo: retira Felipe da Lateral e o joga para o meio, enquanto Jumar volta a fazer o papel de lateral.

E a partir daí o jogo virou outro! Jogando na posição que lhe cabe Felipe faz a diferença, e MUITO! O Vasco começa a ter maior posse de bola e passa a criar jogadas mais efetivas, fazendo tabelas com Diego Souza e Eder Luis. Com isso o Vasco passa a ser mais perigoso e aos 16 minutos Diego Souza manda a bola pra dentro das redes. Porém, mais uma vez, o Vasco acaba sendo prejudicado pela arbitragem, tendo o gol de Diego sido anulado, alegando que o mesmo estava em posição irregular. Honestamente, até agora eu to tentanto entender de onde o bandeirinha viu que Diego estava impedido! Só na cabeça de um bandeirinha com uma péssima preparação pode ter visto um impedimento num lance onde Diego estava em posição legal!

Mas o Vasco é GIGANTE POR SUA PRÓPRIA NATUREZA, e mesmo jogando contra o time adversário e os árbitros conseguimos mostrar por que merecemos a liderença do Campeonato Brasileiro.

Aos 22 minutos Felipe toca pra Diego Souza, que devolve pra Felipe mandar um belo chute pro gol! Vascão 1x0!

O segundo gol só saiu nos minutos finais da 2ª etapa, onde Diego Souza fica frente a frente com Lomba e dá um toque pro canto!

Lições a ser tiradas desta partida:

1 - "Não é só porque o time entra repleto de volantes que vai ser defensivo" (Felipe). Realmente, o Vasco mesmo jogando com 04 volantes soube jogar bem, sendo impecaz na marcação, mas sabendo jogar pra frente com eficiência!

2 - Felipe é muito mais efetivo quando joga no meio, razão pela qual Cristóvão deve abdicar de vez dessa ideia de utilizá-lo como lateral.


Ultimate Bahia Fight Championship

Impressionante como o time do Bahia bate! O time do Bahia precisa trocar de esporte! Eles vão ser muito melhor aproveitados no UFC!

Mas pior do que ver um time bater, é ver um árbitro que "fecha os olhos" pra toda essa violência!
Aliás, a cada jogo que passa eu tenho mais certeza que nossa arbitragem é um desastre total! A quantidade de erros são absurdas. Mas, infelizmente, esse é o tipo de novela mexicana, onde todo mundo já sabe o que vai acontecer... NADA!
A arbitragem no Brasil só vai melhorar o dia em que os árbitros forem efetivamente PUNIDOS!


Desfalques para o confronto contra o SP.
Com os cartões sofridos contra o Bahia, Diego Souza e Fagner estão suspensos da partida do próximo domingo contra o São Paulo em São Januário. Até lá Cristóvão deve ter o retorno de Juninho. Basta saber como ele vai proceder em relação a ausência do Diego. A ausência do Fagner certamente vai ser suprida pelo Allan.

Domingo é dia de lotar o CALDEIRÃO! O PACTO PELO PENTA SEGUE MAIS VIVO DO QUE NUNCA!!!

Vasco x Aurora
Infelizmente não poderei ir ao jogo contra o Aurora nesta semana pela sulamericana! Mas tenho certeza que a torcida comparecerá em peso e o Vasco vai sair classificado para a próxima fase!!!

Um abraço a todos, uma ótima semana!
#VascoLíder

Flávio Frotté
e-mail: ffrotte@gmail.com
twitter: @flaviofrotte

2 comentários:

  1. Ficou provado que simplicidade e organização tática somada às individualidades, o resultado vem naturalmente. Ouvi pessoas falando em estratégia do Cristóvão! Estão de brincadeira né?
    O jogo se desenhava como havia previsto, ou seja, um time cheio de volantes e sem pensamento e criatividade e o Bahia criando chances, inclusive com bola na trave e com posse de bola.
    O Eduardo se machuca, o Jumar volta a fazer a lateral e o óbvio se faz presente novamente, com o craque Felipe no meio, o Vasco volta a mandar na partida e com o talento dos grandes jogadores o maestro abre o placar em uma obra-prima, jogada de quem sabe muito. Com o Felipe no meio e dialogando com o Jumar, o Vasco passa a controlar a partida e só retomaria as ações do jogo com a saída do maestro, mas suportamos a pressão, jogamos como VASCO e o Diego Souza definiu o placar e garantiu a vitória.
    Com simplicidade e jogando de VASCO, o penta é questão de tempo mas não podemos relaxar.
    VASCO CAMPEÃO DE TUDO!!!

    ResponderExcluir
  2. Leônidas Camaro - ES24 de outubro de 2011 às 15:09

    O Vasco jogou muito bem a partir do momento em que Felipe voltou para o meio de campo, passando a ser o principal articulador das jogadas cruzmaltinas! O caminho do penta está firme e forte, vamos juntos ao título!

    ResponderExcluir