06 novembro 2011

A decisão é aqui


O que falar sobre o jogo contra o Universitário do Peru, na quarta feira? O Vasco demonstrou nitidamente estar sonolento. Não se pode dizer o que foi pior, a parte defensiva ou ofensiva do Time B da Colina. Fomos pressionados pelo time peruano.

O Universitário do Peru foi para cima, logo no início do jogo, o estádio estava completamente lotado. Aos 21, começou aparecer um dos poucos jogadores do Vasco que se salvou na partida, o volante Nilton, que estava improvisado na zaga. Mesmo jogando fora de posição, ele ajudou e muito impedindo dois gols do time da casa. Ruidíaz fez uma grande jogada, e cruzou para Fano, que de cabeça quase marcou. Nesse momento da partida, o Vasco não jogava tão mal, não estava errando passes, conseguia armar as jogadas e às vezes até entrava na área adversária. Tudo levava a acreditar que o gol cruzmaltino não iria demorar a sair. O jogo estava equilibrado, porém o Universitário do Peru era mais perigoso. Aos 37, ocorreu um lance extremamente suspeito e como a partida era no Estádio Nacional de Lima, o juiz decidiu por bem marcar um pênalti, extremamente duvidoso, para a equipe da casa. Douglas derrubou Torres na área, Ruidiaz cobrou bem e fez.

Na comemoração, o atacante correu na direção da torcida, como agradecimento. Em crise, o Universitário não vê a cor do dinheiro há cinco meses. Já houve ameaça de greve por parte dos jogadores e mesmo assim o torcedor não deixou de apoiar.

Pouco depois, ainda assustado pelo gol sofrido, o Vasco poderia ter levado o segundo gol, mas mais uma vez Nilton salvou o time da Colina, o goleiro Fernando Prass já estava completamente batido e com toda certeza a bola morreria no fundo do gol.

O Vasco voltou sem alteração no segundo tempo. Aos 6 minutos, Bernardo foi derrubado na entrada da área por González. Sem Juninho Pernambucano, o meia assumiu a responsabilidade das bolas paradas. A cobrança, com estilo, enganou quase todos no estádio, a bola explodiu na placa de publicidade e voltou na rede, pelo lado de fora. Detalhe: todas as redes de televisão que transmitiam a partida chegaram a gritar gol, e pior, a Band chegou a colocar o hino do Vasco como sempre coloca depois de gols cruzmaltinos. Aos 14, uma das máximas do futebol foi posta em cheque: quem não faz leva, Vascão! Fano, que era dúvida até minutos antes do jogo, recebeu excelente passe de Torres, que tinha entrado no segundo tempo e tocou na saída de Prass: 2 a 0.

Perdemos, tudo bem! Temos que virar em casa. Mas existe uma situação mais importante do que isso: Uma possível eliminação no Campeonato Continental não pode, de forma alguma, abalar o Vasco e fazer com que o time que defende a Cruz de Malta caia de produção no Campeonato Brasileiro, como acontece com muitos clubes do nosso país.

Mas com toda certeza, o time do Universitário é muito melhor que o Aurora, não podemos pensar que vamos ganhar de 8 dentro de casa. Para poder se classificar acredito que o Cristovão vai ter que utilizar alguns jogadores titulares.

Enfrentaremos hoje o Santos de Neymar e CIA. Espero que o resultado seja parecido com o do primeiro turno quando vencemos por 2 a 0, gols de Diego Souza e Dedé. Nessa partida, o camisa 10 acabou como o jogo. Será que vem vitória por ai?

Até o próximo Domingo

Elisa de Vicq de Souza Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário