05 dezembro 2011

SE CHOREI OU SE SORRI, O IMPORTANTE É QUE EMOÇÕES EU VIVI!


Nação Vascaína,

E terminou o campeonato brasileiro de 2011! Infelizmente o Vasco não se consagrou pentacampeão, mas confesso que, diante do que vi ao longo desse campeonato, e vendo as reações de cada vascaíno após a partida, a continuar aplaudindo o time e abafando os sons vindos da torcida do império do mal, afirmo com convicção que o título seria um mero detalhe!

Vejam bem, não estou dizendo que não queria ter sido campeão, tampouco querendo arrumar desculpas por não ter levado o caneco. O  que quero dizer é que o maior título que o VASCO poderia conseguir em 2011 foi conquistado! RESGATAMOS O BRILHO NO OLHAR DE CADA VASCAÍNO! VOLTAMOS A SER AQUELA TORCIDA QUE APOIA INCONDICIONALMENTE.

Diferentemente de outros torcedores de outras equipes que tem por aí, a torcida do VASCO é inteligente! Sabe cobrar nos momentos que precisam ser protestados, mas também sabe RECONHECER os méritos nos momentos infelizes, quando percebe que foi feito tudo que se podia fazer!

E 2011 FOI O ANO DO VASCO!

Do início conturbado, até os momentos de glória! Nenhuma equipe passou pelo que o Vasco passou este ano! Iniciamos o ano de uma forma pífia, mas com a chegada de reforços e com a força do Ricardo conseguimos nos recuperar! CONQUISTAMOS A COPA DO BRASIL e, consequentemente, a vaga na LIBERTADORES. FOI O VASCO que provou que a conquista de um título não vira desculpa para o descaso com os demais campeonatos! Continuamos firme e fortes no campeonato brasileiro, mesmo após o problema de saúde do Ricardo Gomes! Mantivemos vivo o sonho do Penta e da conquista da Sulamericana!

Sim, o VASCO NÃO SE ENTREGOU! Fomos o time que mais jogou durante o ano! 75 jogos! Viagens cansativas, mas a equipe NUNCA DEIXOU DE ACREDITAR! Fomos guerreiros, lutamos, sofremos, choramos e sorrimos!

O VASCO de 2011 é um exemplo a ser seguido no FUTEBOL MUNDIAL!

NINGUÉM, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, tem motivos para críticar o Vasco neste campeonato!

O corinthians foi o campeão, mas daqui ha alguns anos, quando pararem para lembrar do campeonato brasileiro de 2011, O TIME QUE SERÁ LEMBRADO É O VASCO!

CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA, os meus sinceros agradecimentos por toda dedicação empenhada ao longo desta temporada!

SE CHOREI OU SE SORRI, O IMPORTANTE É QUE EMOÇÕES EU VIVI!

#ORGULHO DE SER VASCO!

Falarei sobre o jogo ná próxima segunda-feira! Não quero estragar esta coluna falando dos absurdos que continuam fazendo pra nos prejudicar! 

Flávio Frotté
e-mail: ffrotte@gmail.com
twitter: @flaviofrotte

11 comentários:

  1. O MEU AMOR PELO VASCO A CADA DIA CRESCE MAIS!

    OBRIGADO POR UM ANO MARAVILHOSO!

    EXCELENTE COLUNA FLÁVIO!

    ResponderExcluir
  2. recebeu o email do Grão-Mestre? Parceria Templários e Vascão Minha Paixão?

    abs

    ResponderExcluir
  3. Posso dizer que o ano de 2011 para o Vasco, foi altamente positivo embora tivéssemos um começo de temporada bastante sombrio. Mas logo as coisas começaram a melhorar com a chegada do Ricardo Gomes, que fez renascer o futebol inteligente e criativo do CRAQUE Felipe e de certa forma deu um padrão tático ao time que culmminou com a conquista de mais um título nacional, a inédita Copa do Brasil.
    Ainda nesse ano vencemos o Mundial de Clubes da FIFA no Futebol de Areia e fizemos uma bela campanha na Sul Americana e não vencemos o Brasileirão desse ano primeiramente por conta de péssimas arbitragens que foram determinantes para que não levássemos o título e também, a meu juízo pelas escalações equivocadas do Pseudo-treinador e inventor Cristóvão que no jogo de ontém precisando vencer o jogo, escala um time com três jogadores de contenção e no final substitui o craque do time Felipe por um volante limitado e vindo de contusão como o Eduardo Costa e sem contar as péssimas tentativas de colocar o Felipe de lateral.
    Mas valeu Vascão!
    Pra encerrar, quero dizer que se chegar o dia que eu me certificar que o futebol virou um esporte de cartas marcadas, paro de acompanhar. Porque o que temos nesse cenário são fortes indícios: Premiação da CBF transferida para São Paulo, dois penaltis não marcados contra o urubu pelo mesmo árbitro, Presidente do Corinthians virando funcionário da CBF às vésperas do fim do campeonato, Televisão mandando e desmandando no futebol brasileiro...
    Vasco Campeão de tudo!!!

    ResponderExcluir
  4. Lêonidas Camaro - ES5 de dezembro de 2011 às 09:08

    Falou tudo Flávio! O Vasco de 2011 foi realmente um time de muitas emoções! Que em 2012 possamos ter um ano onde não sejamos prejudicados intencionalmente pelos árbitros para favorecer outros times!

    ResponderExcluir
  5. Se hoje em 2011 somos campeão da copa do Brasil e vice campeão brasileiro não foi por acaso foi por mérito e o abestado conseguiu apertado uma vaguinha na libertadora.

    ResponderExcluir
  6. Blog Vascão Minha Paixão visita o Blog do Joacy Alemão, veja qual time é o maior campeão em ser vice e posta no Blog Vasco minha paixão.
    Para os abestados! F...

    ResponderExcluir
  7. Mensagem a equipe do Vasco da Gama
    Eu, Joacy Rodrigues (Conhecido pelo pseudônimo de Professor Alemão), como presidente da torcida do Vasco da Gama no Município de Pirapemas (MA) em nome de todos os torcedores do Vasco da Gama em Pirapemas (MA) quero neste momento homenagear o Presidente Roberto Dinamite, a comissão Técnica (o guerreiro Ricardo Gomes e Cristovão Borges), os funcionários do Clube de Regatas Vasco da Gama e principalmente aos nossos jogadores os titulares sem deixar o mérito dos reservas que quando foi preciso pelo técnico fizeram o seu papel dentro de campo,quero destaca Juninho Pernambucano, Felipe, Diego Souza, Bernardo, o goleiro Fernando Prass, Élton e Alecsandro pelo empenho dentro de campo em todos os jogos, não conseguimos ser campeões por alguns detalhes em algumas partidas que deixamos de ganhar, mas fomos campeões pela garra, força,coragem,muita vontade, fé e perseverança, agora é a hora de todos os jogadores terem umas férias com todo conforto com suas famílias e retornarem com mais vontade para podermos ser campões da Taça Libertadora.
    Os torcedores de Pirapemas estão de parabéns em 2011 com a equipe do Vasco por sermos Campeões da Copa do Brasil, vice do Brasileirão e chegarmos à semifinal da Copa Sul-Americana.
    A conquista maior do Vasco da Gama em 2011 além dos já supracitados foi o resgate do brilho no olhar de cada torcedor da Cruz de Malta, o orgulho de ser vascaíno e conseguimos retornar a sermos uma torcida alegre, acima de tudo novas conquistas e agora em 2012 seremos mais vencedores.
    "Vamos com garra em 2012 todos os jogadores do Trem Bala da Colina a conquista de títulos."

    ResponderExcluir
  8. Meu time é o melhor do Brasil na atualidade.
    Campeões da Copa do Brasil o melhor de mais de 60 clubes.
    Segundo colocado no Campeonato Brasileiro a dois pts do campeão.
    O clube Brasileiro melhor colocado na Sulamericana.
    Tudo isso com um elenco cuja folha salarial não chegava a 2 milhões!
    E não é pra ter orgulho?
    2011 foi o ano do vasco , sem dúvidas, e ai daquele que duvidar , temos argumentos de sobra pra comprovar tal afirmação! O gigante despertou, voltamos a ser o vasco que dá orgulho, que traz alegrias, que luta até o fim, com garra sem medo! E como eu digo fui vice sim, mas da cbf! è ridicula essa manipulação e essa coisa descarada nos jogos do vasco , eles anulavam gol legais do vasco, nao marcava penalti e o vasco msm assim vencia a partida ! Era claro pra eles : o vasco deu dor de cabeça nessa manipulaçao toda! Até isso nós enfrentamos , nós incomodamos ..! 2011 será lembrado como o ano do vasco !!

    ResponderExcluir
  9. VASCOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!


    ORGULHO DE SER VASCAÍNO!

    ResponderExcluir
  10. Para ser vice, tem que chegar na final



    A maior sinal do mau perdedor é quando tenta diminuir o sucesso do outro. É uma grande fraqueza de caráter esconder seu fracasso pessoal querendo tornar menor algo de que não foi capaz. Tem sido essa a constante assertiva de torcedores fanatizados em relação ao Clube de Regatas Vasco da Gama ao longo de muitos torneios e campeonatos. A inteligência mediana, isenta de qualquer melodrama, fanatismo e despeito erá observar que o desejo de todo aquele que torce por qualquer esporte, por qualquer bandeira, mesmo que se trate de eleição é estar entre os finalistas, é chegar na final.
    O estudante que faz o vestibular, o concurso público, se candidata a algum prêmio, sabe que seu esforço terá valido a pena se estiver entre os primeiros classificados, afinal, quem pode ficar feliz por ser eliminado nas primeiras rodadas? Todos sabem que bom mesmo é chegar nas finais, mas como disse, é preciso inteligência e quando se trata de fanatismo, esse é um artigo raro, não existe fanático saudável, por isso mesmo pessoas assim cometem agressões, vandalismos, assassinatos, atentados, quer seja na defesa religiosa, política ou esportiva. O fair play que o torcedor são espera ver dentro de campo e que os bons jogadores cultuam, são mercadorias escassas nas arquibancadas, saber perder é uma virtude que engrandece, diminuir a vitória alheia é uma vergonha inconcebível, torna o perdedor alguém que expõe seu fracasso por meio do despeito incorrigível.
    Menosprezar um vice campeonato parece um contrassenso, afinal, defender que isso não aconteça com o “time do coração” é o mesmo que desejar que ele seja eliminado do campeonato o mais rápido possível, afinal, de treze times, por exemplo, somente um poderá ser campeão e a probabilidade de não ser é sempre maior o que significa que os melhores times vão querer sempre estar entre os finalistas sabendo da hipótese de não chegar a ser o primeiro.
    O bom torcedor gosta é do bom jogo e vibra por seu time em qualquer situação. O bom jogador é acima de tudo um profissional, então, hoje pode estar no time que venceu, amanhã no que perdeu, não é ele sozinho que faz as vitórias, ajuda no seu máximo, mas é o bom torcedor que faz a imagem de seu time e, não raro, os novos possíveis torcedores são atraídos não pela violência e choro dos vencidos, mas pela alegria de poder saber que seu time se esforça para ser o melhor dentre os melhores.
    Vascainos, Botafoguenses, Fluminenses,...Não importa. Ninguém deve pensar que é menor ou que deve abandonar seu time por ele ter ido mais longe em um campeonato que os demais, afinal, se um time é “acusado” de ser sempre vice, significa que sempre chega onde os outros não conseguem de forma que todo campeonato tem uma final com dois times, e parece que um desses dois times tem sempre mais chances de ser um desses dois, logo, é um time muito bom.
    Então, para aqueles que já foram, são ou vão ser vices, saiba que isso é muito porque só é vice quem consegue chegar na final, algo desejado por todos os torcedores do planeta.

    John

    ResponderExcluir