10 janeiro 2009

Mulheres no Futebol

Leiam a seguir, a entrevista dada por Mayara Foscarini, revelação do futebol feminino e jogadora do Juventude do RS.

1 - Me fale um pouco da sua carreira.

Tudo aconteceu muito rápido na minha carreira dentro do futebol... Que teve inicio aos 7 anos, jogando ao lado da minha mãe, e aos doze anos eu comecei a treinar seriamente com meninos da categoria juvenil, aqui da minha cidade ( Flores da Cunha - RS ). Após muito treino muito aprendizado, já aos 15 anos, decidi fazer um teste num time aqui da região, no E.C JUVENTUDE. Após dois meses recebi a noticia que eu havia passado no teste. Fiquei extremamente feliz, pois meu grande objetivo era poder entrar em um time de grande expressão, no futebol feminino, aqui no sul.

Treinei cerca de um mês, e logo veio o primeiro jogo, mas não era um jogo qualquer, era o jogo da minha vida, onde estaria o técnico da seleção sub-17 nos observando. E no mês seguinte recebi a noticia que havia sido convocada, e que deveria me apresentar no Rio de janeiro. Jamais havia passado pela minha mente que um dia eu vestiria a camisa da seleção, realmente fiquei em estado de choque, demorou a cair a “fixa”.Foi uma experiência magnífica que me fez crescer, não só como jogadora, mas também como ser humano, valores, que levarei pro resto da vida.

Ao retornar do campeonato Sul Americano, com a seleção, continuei meus treinamentos no Juventude, participei de um campeonato regional, onde fomos campeãs, mas acabei sofrendo uma lesão no ligamento do tornozelo, conseqüentemente tendo que passar por uma cirurgia. Hoje ainda estou me recuperando, mas a previsão é que em março eu já possa estar jogando novamente!

2 -O que significa o futebol para você?

Futebol é simplesmente minha vida! Hoje não consigo me imaginar, sem ter aquela emoção de disputar uma partida importante ou até as mais insignificantes, sem os treinamentos que por mais cansativos que sejam nos fazem crescer e evoluir, sem a cumplicidade e amizades que se constroem dentro do futebol... Vivo do amor que tenho pelo futebol, amor esse, que me motiva a seguir em frente apesar das dificuldades!


3- Qual é o seu maior espelho?

Sem dúvida nenhuma, meu pai e minha mãe, exemplo de pessoas batalhadoras, honestas, e humildes acima de tudo. Com eles, aprendi a moldar o meu caráter, e tenho a certeza que recebi a melhor educação que uma pessoa possa ter.

4- Quem sempre te apoiou?

Minha família, meus amigos, meus técnicos...Claro que apareceram muitas pessoas que me falavam que futebol é coisa pra homem, e que eu deveria estar brincando de boneca ao invés de estar jogando bola com os moleques na rua...Mas nenhuma destas palavras me fez baixar a cabeça, sendo que tão grande era meu sonho...

5- O que você espera que seja feito para o futebol feminino crescer ainda mais?

O apoio de grades empresas, de grandes clubes, para que possam ser montadas equipes com boas estruturas, decorrendo também a criação de um calendário pro futebol feminino com campeonatos bem organizados, etc.


6- Você acha que a falta de uma liga, no mínimo igual ao Brasileirão, faz falta ao nosso futebol?
Com certeza, a criação de uma liga, incentivaria, e muito, os investimentos dos grandes clubes e das grandes empresas.


7- O que você acha da iniciativa do blog o sentimento não para?

Realmente é uma iniciativa merecedora de aplausos, pois num país onde o futebol feminino, vem crescendo muito lentamente, o apoio, a divulgação, só contribuem para a aceleração de certas medidas necessárias rumo ao crescimento !

8- Sei que não é vascaína, mais deixe uma mensagem para essa torcida.

Tenho um apresso muito grande pelo Vasco, torci para Ele não cair pra 2º divisão, um time de muita história, de muitos títulos, de uma bela torcida, mas infelizmente isso aconteceu, coisas do futebol. Mas tenho a certeza que esse ano o Vasco como grande time que é, conseguirá se reerguer e voltar à elite do futebol brasileiro! Aos vascaínos meu desejo de muitas alegrias em 2009, rumo a 1º divisão!!!

Essa foi a entrevista de Mayara Foscarini, uma das maiores revelações do futebol feminino brasileiro.

É mais uma que se junta a nós nessa campanha de divulgação e de incentivo ao futebol feminino brasileiro, futebol esse que atrás muitas pessoas aos estádios e que nos da orgulho a cada ano que passa.

Mesmo sem toda a estrutura necessária nossas meninas, da sub-17 a principal, a cada ano nos trazem inúmeras e inúmeras conquistas.

O que desejo? Primeiro que nossa grande amiga Mayara se recupere dessa grave lesão e que posso nos dar muitas alegrias nesse ano que vem vindo. Em segundo lugar, que as autoridades deixem de esperar o ouro olímpico ou um título mundial chegarem, hajam rapidamente, pois muitas meninas assim como Mayara, Como a Adriana, Como a Ketlen e como a Beatriz, aqui por nós entrevistadas, estão espalhadas pelo Brasil a espera de uma oportunidade.

Fiquem abaixo com a ficha da nossa entrevistada de hoje, a Mayara:


IDADE: 16
NOME: Mayara Foscarini
ALTURA: 1,67
TIME ATUAL: E.C Juventude
PESO: 58

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. grande exeplo de determinação,
    amiga e companheira..

    Essa guriah tem futuro, tem uma índole indiscritivel,humildade sempre prevalece neah may!

    estamos anciosas pela tua recuperação!!!
    bjo a todos e parabéns pelo incetivo

    ResponderExcluir
  4. Elaine

    Concordo com vc!

    ela tem mto carate e mto futuro

    tdb pra ti mayara

    ResponderExcluir
  5. parabéns a may vc merece tens um futuro enorme pela frente!!!sucesso aiii fera ;)

    ResponderExcluir