01 janeiro 2009

“O Vasco é a minha missão”

Por: Lucas de Sousa
Profile no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=5777989284035893058


“Tenho o dever de ajudar o Vasco”



Em meio a tanta gente que passou o ano inteiro com a mão na cintura, outros que durante anos viveram à custa do clube e não planejaram nada, falsos ídolos que andaram choramingando a vergonha da derrota e do rebaixamento mas nada fizeram em campo ou fora dele para evitar isso, me surpreendo com as declarações de um jogador que – a despeito do julgamento de alguns – acaba de cumprir uma de suas melhores temporadas, foi eleito o melhor segundo volante do Campeonato Brasileiro e saiu de um time que está na Libertadores para defender o Vasco e dizer: “Eu sou vascaíno”, “é uma sensação linda ajudar esse clube que me projetou”. O que será que pensam, numa hora dessas, os isoladores de pênalti, os jogadores-estátua, os dilapidadores de patrimônio, os envenenadores de elenco, os dirigentes decaídos, os treinadores de multa rescisória forjada e ardil, os conselheiros-vampiros e os empresários-fantasmas que assombraram o Vasco neste e nos últimos anos?

Será que se sentem humilhados quando alguém com um histórico tão polêmico quanto teve esse jovem jogador Léo Lima retorna ao clube – ele em alta e o clube em grande dificuldade – e faz suas juras de amor e de fidelidade, emprestando a melhor fase de sua carreira a uma dedicação que não se via há muito no clube? Quando outros menos cotados saíram pela tangente aceitando até contratos inferiores, Léo Lima se emociona com o Vasco, relembra suas origens e assume a responsabilidade de comandar o clube no ano mais difícil de sua história. Isso é coisa de homem, de valente, de guerreiro! Isso é coisa... de vascaíno!

Tivemos, este ano, um Pedrinho, um Mádson, um Roberto como exemplos de jogadores que realmente amavam o Vasco. Já vão me dizer que, apesar de todas as declarações, Mádson foi embora ao dia seguinte. Não importa: se foi em busca de seu horizonte profissional, não negou antes disso uma gota sequer de suor pelo Vasco. Mas a volta de Léo Lima com discurso amadurecido, humilde e centrado o tempo inteiro no amor ao Vasco, no resgate do Vasco, na subida do Vasco, no esforço pelo Vasco... “Vasco”, “Vasco”, “Vasco”... viram quantas vezes Léo Lima citou o nome do clube nas entrevistas? Com a mesma classe daquele magistral e antológico passe de letra para o gol da última taça que o Vasco ergueu nesses últimos anos, Léo Lima reacende a chama, o sentimento, o desafio: o Vasco é grande, é intenso, é pura paixão! Estou com Léo Lima e não abro.

O Vasco é a minha missão, é a nossa missão, vascaínos! O nosso 2009 é o Vasco! É a nossa participação, é o nosso incentivo, é a nossa união, é a nossa esperança, a nossa força empurrando esse clube rumo a novos horizontes. Livres da ruína da divisão que nos derrubou, precisamos de mais unidade e amor em 2009. A mesma unidade que se fez presente nas arquibancadas, no romance inesquecível entre os torcedores apaixonados e a bandeira do clube amado. Não olho, neste momento, para nenhuma critica aos contratados, porque tem muito lixo, muita mentira e muita especulação na imprensa. Lembrem-se, vascaínos inteligentes: não tem jogo, não tem campeonato nessa época, e a imprensa especula e inventa capas de jornal para venderem mentiras e declarações infundadas no intuito de confundir e vender. Ignoro solenemente tudo que me parece especulação. Um time se faz com agenda e trabalho. É isso que quero ver no Vasco para 2009.

Disse Léo Lima: “'Sou vascaíno. Quero voltar a ser aplaudido”. Não vejo frase mais vascaína do que essa para me inspirar em 2009. O clube precisa retomar seus dias de glória, de encanto, de aplauso. Léo Lima ainda não entrou em campo, mas já bateu um bolão nas primeiras entrevistas. Estão tentando de tudo para manchar as suas declarações, a sua intenção, o seu propósito. Mas Léo Lima já disse: “O Vasco é a minha missão”. Que nos venha um 2009 rico de paz, alegrias, prosperidade, bênçãos. Um ano novo – realmente novo – livre de todas as dores e aflições do ano passado. Ao espocarem os primeiros fogos de 2009, lembrem desta coluna e lembrem da frase de Léo Lima: “O Vasco é a nossa missão”!

Paz e felicidades a todos os irmãos vascaínos!

Um comentário: