11 janeiro 2009

RECORDAR É VENCER






Campeonato Brasileiro de 1997,nada mais que o Tri 8 anos depois da invasão Cruzmaltina ao Morumbi,o Clube de Regatas Vasco da Gama vem somar mais um titulo a sua coleção.

Forma de Disputa

Primeira Fase: Os 26 clubes jogam todos contra todos, em turno único. Classificam-se para a Fase Final os 8 primeiros colocados.

Segunda Fase: Os 8 classificados são divididos em 2 grupos de 4. Jogam todos contra todos dentro dos grupos, em 2 turnos. Classifica-se apenas o vencedor de cada grupo.

Final: Dois jogos, sendo que o mando de campo do segundo jogo e a vantagem em caso de duplo empate é do clube com melhor campanha em todo o campeonato.

A Decisão

No dia 14 de Dezembro de 1997,iniciou-se mais uma batalha entre Vasco e Palmeiras,mesmo que anos depois houvesse a virada do milênio.

1° jogo Morumbi,o público foi de 54.243,árbitro Antônio Pereira da silva (Go),resultado empate sem gols.

Palmeiras:Veloso; Pimentel, Roque Júnior, Cléber e Júnior; Rogério, Marquinhos, Alex (Oséas) e Zinho; Euller (Edmílson) e Viola. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Vasco:Carlos Germano; Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho (Mauricinho) e Ramon (Al[bex); Edmundo e Evair (Nélson). Técnico: Antônio Lopes.

Edmundo é advertido com cartão amarelo,assim estaria fora do jogo de volta na semana seguinte,mas preferiu provocar a expulsão propositadamente,teria de ficar fora da mesma forma,mas a CBF marcou o tribunal para julgar Edmundo,que foi absolvido,assim podendo jogar a final no dia 21.

2° jogo Maracanã,o público foi de aproximadamente 90 mil pessoas,árbitro Sidrack arinho dos Santos (go),resultado novo empate sem gols.

Vasco da Gama: Carlos Germano; Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho (Pedrinho) e Ramon; Edmundo e Evair (Nélson). Técnico: Antônio Lopes

Palmeiras:Veloso; Pimentel, Roque Júnior, Cléber e Júnior; Galeano (Marquinhos), Rogério, Alex (Oséas) e Zinho; Euller e Viola (Chris). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Vasco da Gama Campeão com ajuda do Regulamento pelos 2 resultados iguais.

Campanha do Vasco
33 jogos, sendo 21 vitórias, 7 empates e 5 derrotas,com 69 gols pró e 37 gols contra.

Elenco do Vasco
Goleiros: Carlos Germano , Márcio e Caetano
Laterais: Cafezinho, César Prates, Fabiano, Felipe, Felipe Alvin e Maricá.
Zagueiros: Alex, Espíndola, Mauro Galvão, Moisés e Odvan.
Meio Campistas: Fabrício, Juninho, Luisinho, Nasa, Nelson, Pedrinho, Ramon e Válber.
Atacantes: Brener, Edmundo, Evair, Fabrício Carvalho, Luis Cláudio, Mauricinho e Sorato.
Técnico: Antônio Lopes

Curiosidades:
Edmundo, atleta do Vasco, bateu o recorde de maior número de gols em um brasileiro, fazendo 29 gols em 33 jogos. O recorde anterior era de Reinaldo, do Atlético/MG, que fez 28 gols nos 21 jogos de 1977. O recorde voltou a ser batido em 2003, por Dimba, do Goiás (31 gols em 46 jogos), e no ano seguinte por Washington, do Atlético/PR (34 gols em 46 jogos).

Edmundo também bateu o recorde de maior goleador num único jogo em brasileiros: 6 gols na vitória de 6 a 0 sobre o União São João de Araras, em São Januário, ainda perdendo um pênalti durante a partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário