02 janeiro 2009

VASCO E FLAMENGO- Parceria Não Vem de Agora


Desde dos primórdios da humanidade, inúmeras e inúmeras rivalidades marcaram época. No futebol não é diferente. Corinthians e Palmeiras, Internacional e Grêmio, Santos e São Paulo, Vitória e Bahia, Paysandu e Remo, Fluminense e Botafogo, Vasco e Flamengo e tantos outros, que até surgem no futebol brasileiro.Para explicar melhor essa união considerada surpreendente, vamos a história.

Durante a década de 1980, a rivalidade mais famosa do Rio não era Vasco e Flamengo ou tampouco Flamengo e Botafogo, e sim o tradicional e charmoso Fla-Flu. Isso veio mudando com ao decorrer dessa década, isso aconteceu graças a inúmeros jogos memoraveis entre Vasco e Flamengo. De um Lado o matador Roberto Dinamite e do outro o Grande Zico.

Era uma época em que o dinheiro não falava mais alto e que os clubes do Rio de Janeiro eram unidos, um ajudava o outro. Tomem como exemplo o time do Fluminense Campeão Brasileiro de 1984, era um time que foi formado na base de um "Troca-Troca" de jogadores com os rivais: Vasco, Botafogo, Flamengo e até mesmo o América.

Lembro essa época, pois durante ela o futebol carioca encatava o Brasil e o Mundo, mostrando um futebol alegre, conquistando títulos e revelando craques, tais como: Zico, Júnior, Roberto Dinamite e até o baixinho Romário.

A rivalidade de Vasco e Flamengo, e dos outros clássicos cariocas, veio a crescer graças, exclusivamente, a Eurico Miranda, antigo Vice de Futebol e antigo Presidente do Vasco.

Ele conseguiu fazer o que poucos imaginavam, transformar um "simples" jogo de futebol em uma "guerra", onde vale matar e morrer por um time de futebol. Diferentemente de antigamente, quando todas as torcidas cariocas circulavam juntas e em harmonia, sabiam a hora certa de torcer e de tirar sarro dos "rivais".

Mais você deve estar se perguntando, o que toda essa história tem a ver com a parceria entre Vasco e Flamengo? Tem tudo a ver, pois ela prova que o futebol carioca unido é muito mais forte do que ele separado politicamente. Claro que não só isso vai fazer o futebol carioca voltar a ser o que era, mais já é uma ajuda, pois quando sai um jogador para outro Estado do Brasil, o Campeonato Carioca se enfraquece e a torcida perde a vontade de ir ao Estádio acompanhar um grande jogo de futebol.

Portanto, a parceria Vasco-Fla té muito bem-vinda nesse momento em que o futebol carioca, todos os clubes, passam por problemas financeiros e admistrativos, pois quanto mais forte for o seu rival, mais aumentará a vontade de vencer e de lotar os estádios por parte dos torcedores, pois eles iram ver bons jogadores e não um bando de incopetentes que desfilam hoje no futebol carioca e também no Brasil.


Pensem nisso e não se esqueçam, a união faz a força!


4 comentários: