14 fevereiro 2009

Dos grandes do Rio, Vasco é o que possui o menor número de amadores registrados

POR: ANÍBAL CANIZIO


BLOG DE BASE


Começo de ano e os clubes correm à federação para registrar seus atletas amadores para as disputas das competições do primeiro semestre. Aos poucos vai se desenhando o quadro geral dos elenco amadores que os grandes clubes contarão para enfrentar os campeonatos das várias categorias.

Existem os campeonatos de profissionais onde são aceitos determinado número de amadores e os campeonatos essencialmente de amadores, os do infantil para baixo.

Vou fazer uma comparação momentânea, que não leva em consideração as idades dos atletas e nem a que torneios estão aptos a participar. Apenas, na falta de saber qual a política do Vasco para os jogadores das categorias de base, eu quiz de alguma forma ponderar se o Vasco segue modelo parecido com os demais.

Federados Vas 34 Bota 43 Flu 88 Fla 105
CBF amador Vas 32 Bota 44 Flu 74 Fla 108
% am na CBF Vas 30% Bota 46% Flu 45% Fla 53%

Na Ferj o Vasco possui mais 2 federados porém encontram-se com pendências enquanto os demais clubes não têm qualquer pendência, mas mesmo acrescentando os pendentes a analise não se alteraria substancialmente. Seriam 7 com idade junior e 29 com idade juvenil, para atender a Copa Rio e o Campeonato Estadual de Juniores. Nenhum atleta de outra categoria foi registrado.

Pelos números principalmente da dupla Fla-Flu fica evidente que eles registraram atletas de outras categorias. Mas o número mais destoante é que mostra o percentual de atletas amadores com relação ao total de atletas inscritos na CBF. Somente o Vasco encontra-se abaixo dos 45%, sendo seu percentual apenas 30%.

Ao longo do ano e conforme as competições vão exigindo, novas inscrições são feitas e outros tantos são liberados e alguns poucos são profissionalizados. Em 2008 o ano encerrou com 183 federados, com 94 liberados ou transferidos e 27 não revalidados, enquanto que 52 novos atletas foram registrados. 10 foram profissionalizados: Philippe Coutinho, Leandro Wallace, Willen, Wilson, João Marcos, Willian Carlos, Douglas Ferreira, Felipão, Pedrinho e Felipe Santos.

Em 2009, primeiramente 36 foram liberados para depois para que os 36, acima citados, fossem federados, sendo 31 revalidações.

Nesta mesma época do ano o Vasco ainda não tinha inscrito ninguém, os registros só começaram em março, portanto não cabe qualquer comparação, porém, cabe indagar porque nós estamos tão atrasados em relação aos demais, nos registros dos nossos amadores.

Como destaque, daqueles que ainda não tiveram seus registros revalidados, estão os atletas que serviram à seleção Sub15, Guilherme, Rômulo, João Paulo e Marlon Chaves, assim como um atleta que aparece como cobiçado por clubes estrangeiros ,o Luiz Philipe, mais conhecido como Muralha. Este último já podendo até assinar contrato de profissional.

Um comentário:

  1. esse luiz felipe... o muralha.... dizem q joga mto

    vamos ver se vai se confirmar

    tomara q sim

    ResponderExcluir