07 fevereiro 2009

ESPAÇO DO TORCEDOR

Depoimento de um vascaíno apaixonado sobre o triste rebaixamento do Vascão

http://img299.imageshack.us/img299/7554/vasco2su5.jpg

José Guilherme clara Boechat Teixeira, 15 anos

Guaçuí, ES
Estudante cursando o Ensino Médio

"Sempre fui apaixonado por futebol e vascaíno. O ano passado foi o ano que mas fui apaixonado pelo Vasco. Comecei o ano já sofrendo com o torneio de Dubai e o jogo contra o Madureira. Mas foi passando e classificamos para semi-final tranquilamente, nao perdi nenhum jogo se quer. O jogo contra o Flamengo foi sofrido e perdemos infelizmente. Abaxei a cabeça e pensei, lembrei que tinha o Segundo Turno ainda e poderiamos ganhar, e tirei a tristeza da minha cabeça. Felizmente chegamos fácil a semi-final e enfrentariamos o Fluminense. Infelizmente perdemos novamente e fomos eliminados, mas mostramos um bom futebol oque me animou. Mas foi a primeira decepção no ano. Já fazia 5 anos sem titulos cariocas. Na Copa do Brasil chegamos a semi-final e iamos pegar o Sport. Fomos eliminados nos penaltis por eles numa grande festa da torcida.

Mas aí veio a maior decepção: O Brasileirão. Começamos bem, vencendo e até ficando no G4. Mas aí o time começou a oscilar. E começou a ficar na metade da tabela. Nada mal para o que vinha depois. Depois da eleição ganha, que eu comemorei tanto, Dinamite colocou como técnico o quase inexperiente Tita. Com ele o Vasco caiu muito de produção e paramos na Zona de Rebaixamento. Uma grande decepção pra mim. Veio o primeiro choro de muitos: o jogo Vitória 5x0 Vasco, onde fomos para a Zona da Morte. Eu sofri naquele jogo e até chorei. Mas o time começou a melhorar e saimos daquele desespero até que veio o jogo contra o azarão Ipatinga.

Perdemos pro Ipatinga na casa deles, o que não é nada bom. Num jogo de muitos erros da zaga. Aquele jogo foi minha queda. Chorei e sofri muito. Um domingo que foi muito triste: não conversava com ninguém nos dias seguintes. Até que me superei. Veio a queda do Tita e veio o jogo contra o Figueirense. Um jogo que não parava de canta um minuto e tinha certeza da vitória. E veio mais um desastre: 4 a 2 em São januário. Outro jogo que sofri muito. Mais até que contra o Ipatinga. Fiquei mais tempo deprimido. Tinha certeza do rebaixamento. Fomos eliminados na Copa Sul Americana. O desastre estava por vim. Sofria mais a cada dia.

Mas vi uma luz no fim do túneu: O Vasco teve uma sequencia boa de vitórias em casa e fora, jogando até bem. Foi muito bom ver meu Vasco de volta! Se alegrava pois estavamos saindo da Zona. O sofrimento era tanto que assistia os jogos de joelho rezando o tempo todo. Acabava com meu joelho, doía muito. Mas tudo isso para ver meu Vasco ganhar: 1 a 0 no Flu e 1 a 0 no Santos. Achava que isso solucionaria o problema. Não importa o que eu sofresse, queria ver meu Vasco ganhar! Assisti novamente de joelhos contra o Atlético MG e dessa vez não deu certo: tomamos 4 a 1. Mas então achei que isso não ia dar certo com jogos fora de casa. Então voltei a ficar com alto-estima ate o jogo contra o São Paulo. Contra o São Paulo eu assisti novamente ajoelhado e não deu o que eu esperava: perdemos de 2 a 1. Cai no choro novamente depois do jogo e sofri mais uma vez na semana. Aquilo foi o estupim do rebaixamento. Chorava, sofria, não acreditava. Achava que era um sonho. Mas não era. Não conversava com as pessoas. Tava muito deprimido. Mas ainda não tinha caído na real. Acreditava ainda, principalmente depois de vencer o Coritiba em Curitiba por 2 a 0. As esperanças voltaram! Podiamos sair daquela angústia!

Mas aí veio o Pesadelo Final: O jogo contra o Vitória. Acreditei nesse jogo. Achava que ia saímos dessa! Cantei com a torcida. Gritei, pulei, sofri. Os resultados não contribuiam e o time não respondia em campo. Era um desespero. A cada minuto que passava parecia o último da minha vida. O segundo tempo foi ainda pior que o primeiro. Mesmo assim tava acreditando. Fez 2 a 0. Acreditava na virada! Acabo os jogos dos outros times, já estava rebaixado. Ainda acreditava! Mas quando veio o final do jogo veio o desespero. Não sabia o que fazer. Chorava muito. Estava trancado no quarto. Tirava a roupa, mas o que isso ia adiantar?. Pensava em suicidar, mas queria ver meu Vascão campeão mundial, realizar meu sonho. Escondia debaixo da coberta. Xingava muito. Era uma depressão. O que faria? Não tinha saída. Via os torcedores e alguns jogadores chorando. Aumentavam meu desespero, se é que era possível... Foi o pior dia da minha vida. Não acreditava. Durmi pelado. Fui a escola se entender nada. Não queria sair de casa. Eu queria ficar sozinho, sem ninguém. Era um sofrimento que não acabava. Caia no choro do nada. Não queria conversa com meus pais nem meus amigos.

Mas aí numa tarde eu fiquei pensando 5 horas seguidas sobre o rebaixamento. Descobri que não valeria a pena o que estava fazendo. O que valeria a pena era o sentimento que tinha pelo Vasco. Meu amor pelo Vasco aumentou. Eu fiquei mais vascaíno do que nunca! O Vasco é minha vida! Meu grande amor! Não tem alegria maior que ver o meu Vasco jogar! Não importa a divisão! Sou um orgulhoso vascaíno fanático! E disso, o rebaixamento não me tira! "

Obrigado.
José Guilherme.

Um comentário:

  1. boa noite Carlos
    por favor corrija o link do meu blog,esta saindo assim
    vascaominhapaixao.blogspot.com/vascodagama.blogspot.com]
    deixe apenas o vascodagama.blogspot.com]
    para que o link funcione ok
    abcs
    abdo

    ResponderExcluir