Fortaleza, Natal, São Caetano e Caxias do Sul são apenas algumas das muitas cidades que o Vascão terá que visitar durante a disputa da Série B.
Tentando manter o torcedor vascaíno muito mais informado, nós do Blog o Sentimento não Para preparamos para vocês informações e fotos dos estádios onde o Vascão atuará na Série B.
Confira abaixo os estádios, sua capacidade e algumas outras informações.
Nome Estádio Maria Lamas Farache
Local Natal, RN
Construção 2006
Inauguração 22 de janeiro de 2006
Gramado Natural (105 x 68 m)
O Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, está localizado na Rota do Sol em Natal, capital do Rio Grande do Norte, Brasil. É o estádio oficial do ABC Futebol Clube sendo inaugurado em 22 de janeiro de 2006, no jogo ABC 1 x 1 Alecrim. O estádio ocupa 25.000 m2 de um total de 110.000 m2 da Vila Olímpica Vicente Farache.
O projeto setoriza a Vila Olímpica em quatro: o estádio com 25.000 m2, o estacionamento com 25.000 m2, uma área comercial com 14.500 m2 e o clube com 45.500 m2.
Nome Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado
Local Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
Inauguração 4 de Julho de 1972
Proprietário Prefeitura Municipal de Natal
O Estádio João Machado, mais conhecido como Machadão, é o principal e maior estádio de futebol da cidade do Natal e do estado do Rio Grande do Norte, ficando localizado na Avenida Prudente de Morais, 5121, bairro Lagoa Nova. É o estádio oficial do América de Natal e também do Alecrim Futebol Clube.
Além de receber partidas de futebol do Campeonato Potiguar, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, o Machadão recebe em seus arredores o Carnatal, o Kartódromo e, periodicamente, shows, circos e parques de diversão.
O estádio foi projetado pelo arquiteto Moacyr Gomes da Costa e é considerado um dos mais belos do Brasil, tanto que foi chamado pelo então governador Cortez Pereira de "um poema de concreto".
Foi batizado inicialmente com o nome de Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco e conhecido simplesmente como Castelão. Somente em 1989 teve seu nome alterado para Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, em homenagem ao ex-presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol.
Caso Natal seja escolhida uma das sedes da Copa de 2014, o estádio Machadão será demolido em setembro de 2010 para dar lugar ao Estádio das Dunas.
Local Goiânia, GO
Inauguração 9 de março de 1975
Proprietário Governo do Estado de Goiás
Gramado Grama natural (118 x 80m)
O Estádio do Governo do Estado de Goiás, popularmente conhecido como Estádio Serra Dourada, é um estádio desportivo localizado em Goiânia, Goiás, Brasil.
No estádio realizam-se as partidas dos principais times de futebol da cidade – Atlético Goianiense, Goiás, Vila Nova e Goiânia –, além de outros eventos em geral, tais como shows musicais.
Foi projetado por Paulo Mendes da Rocha, arquiteto vencedor do Prémio Pritzker de 2006. A sua inauguração ocorreu em 9 de março de 1975. É o terceiro maior e o sétimo melhor estádio do país [1] e candidato a sediar alguns jogos da Copa do Mundo de 2014.
Nome Estádio Governador Roberto Santos
Local Salvador, BA
Construção 1979
Inauguração 25 de Janeiro de 2009
Remodelado 2008
Expandido 2008
Proprietário Governo do Estado da Bahia
Segundo a Assessoria de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom), em 21 de janeiro de 2008, o estádio começou a passar por obras de requalificação, sendo que o jogo de reinauguração foi uma partida entre Bahia e Ipitanga, pelo Campeonato Baiano de 2009, tendo como placar 4 x 0 para o Esporte Clube Bahia.
A reforma estava estimada em R$ 55 milhões, onde muros, vestiários, sala de juízes, instalações elétricas, sistema de irrigação e reservatórios serão trocados por outros novos. A Conder é o órgão responsável pela reforma, que também incluirá a a construção de um sistema de esgotamento sanitário, arquibancada revestida, tribunas de honra e de imprensa, cabines de rádio e TV, alambrados, pilares e cercamentos, além de placar eletrônico e um novo gramado.
A antiga capacidade de 16.000 pessoas sentadas foi aumentada para 32.400 torcedores. O governo Wagner disse que, em 2011, o estádio será arrendado (uma possível oportunidade para o Esporte Clube Bahia ter mando de campo em Salvador).
Foi confirmada também a realização de uma partida da Seleção Brasileira válida pelas Eliminatórias para a Copa de 2010. Esta partida será contra a Venezuela no dia 14 de outubro de 2009.
Nome Estádio Nabi Abi Chedid
Local Bragança Paulista, SP, Brasil
Construção 1949
Inauguração 1949
O Estádio Nabi Abi Chedid é um estádio de futebol localizado na cidade de Bragança Paulista, São Paulo, Brasil. Sua capacidade atual é de 21.209 pessoas.Foi construído em 1949, mas a inauguração oficial deu-se apenas em janeiro de 1965. O estádio é de propriedade do Bragantino.
Até 6 de janeiro de 2009 seu nome era Estádio Marcelo Stéfani (1914—1985), ex-jogador e ex-presidente do clube. No entanto, em janeiro de 2009 a direção do Bragantino decidiu mudá-lo para Estádio Nabi Abi Chedid. Nabi Abi Chedid era o pai do presidente do clube, Marquinho Chedid. A área esportiva que abriga o estádio, então, passou a chamar-se Marcelo Stéfani. A troca de nome foi reprovada por boa parte da população da cidade.O Estádio Elmo Serejo Farias, também conhecido por Serejão ou Boca do Jacaré, é um estádio de futebol localizado na cidade de Taguatinga, no Distrito Federal brasileiro.
Com capacidade para 32.000 pessoas o estádio abriga os jogos do Brasiliense Futebol Clube.
Nome Estádio Governador Plácido Castelo
Local Fortaleza, CE
Inauguração 11 de novembro de 1973
Proprietário Governo do Estado
Gramado 110m x 66m
O Estádio Governador Plácido Castelo, mais conhecido como Castelão, é um estádio de futebol brasileiro localizado à Avenida Alberto Craveiro s/n - Pássare, Fortaleza. É o maior e mais moderno estádio do estado do Ceará. Atualmente tem capacidade para mais de 58 mil pessoas e já foi palco de grandes eventos esportivos e culturais como jogos da Seleção Brasileira de Futebol e da recepção ao Papa João Paulo II em 1980 em sua passagem por Fortaleza
Nome Estádio Governador Ernani Sátyro
Apelido O Amigão
Local Campina Grande, PB, Brasil
Construção 1974 a 1975
Inauguração 8 de março de 1975
Proprietário Governo do Estado da Paraíba
Gramado Grama natural (110m x 75m)
Estádio Governador Ernani Sátyro, usualmente conhecido por O Amigão (algumas vezes chamado de Amigão), é um estádio multiuso em Campina Grande. É utilizado na maioria das partidas dos clubes da cidade, inclusive o famoso Clássico dos Maiorais, entre Treze e Campinense. O estádio, antigamente, podia receber até 50.000 pessoas. Hoje, por medida de segurança, pode receber no máximo 38.000. Teve sua construção concluída em 1975, no final do mandato do governador Ernani Ayres Sátyro e Sousa.
Nome Estádio de Los Larios
Apelido Toca do Tigres
Local Duque de Caxias, Brasil
Construção 2008
Inauguração 18 de janeiro de 2009
O Estádio de Los Larios, de propriedade do Esporte Clube Tigres do Brasil, é uma arena esportiva brasileira situada em Xerém, distrito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Voltada para a prática do futebol, tem capacidade para receber 11 mil espectadores. Utilizado em 2008 como centro de treinamentos da equipe e nos jogos pelo Campeonato Carioca da 2ª divisão, o estádio foi inaugurado e "batizado", oficialmente, em janeiro de 2009, com a partida amistosa entre Tigres e o campeão uruguaio do ano anterior, Danubio, que terminou empatada em 4 a 4.
Seu público recorde em jogos oficiais foi de 3.608 pagantes, na vitória do Duque de Caxias sobre o Fluminense por 3 a 2, em partida válida pela 4ª rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Entretanto, pouco mais de 6 mil pessoas acompanharam a partida entre Tigres do Brasil x Danubio, amistoso de inauguração do estádio.
Local Florianópolis, Santa Catarina
Inauguração 12 de junho de 1960
Gramado Grama natural (100 x 65m)
O Estádio Orlando Scarpelli pertence ao Figueirense Futebol Clube e está localizado no bairro Estreito, na parte continental de Florianópolis.
Está localizado a 1 km do Corpo de Bombeiros, do Batalhão da Polícia Militar e do Hospital de Florianópolis. Desde 1999, o estádio vem sendo constantemente reformado e com novas instalações sendo agregadas ao patrimônio do vlube. Novos vestiários para as divisões de base, alambrados novos, implantação de catracas eletrônicas e cartões indutivos de acesso, pintura das arquibancadas, novos banheiros, reforma dos bares, dos acessos internos e do sistema de iluminação, novas casamatas, são algumas das obras efetuadas.
Em 2005, foram executadas mais obras de melhorias. No início do ano houve a colocação de cadeiras em todo o estádio, e no mês de dezembro foi iniciada a substituição do gramado, assim como modernização dos sistemas de irrigação computadorizada e drenagem.
O estádio leva o nome do empresário e desportista Orlando Scarpelli, que presidiu o Figueirense Futebol Clube nos anos 1940 e doou o terreno onde o estádio está localizado.
Em 2002, a Revista Placar atribuiu o título de “Caldeirão do Brasil” ao Estádio Orlando Scarpelli devido ao maior percentual de ocupação entre todos os estádios das equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série ‘A’, com 49%.
É o menor estádio em dimensões de área de jogo do futebol brasileiro.
Nome Estádio Brinco de Ouro da Princesa
Local Campinas, SP, Brasil
Construção 1951 a 1953
Inauguração 31 de maio de 1953
Remodelado 2002 e 2006
Expandido 1980
Gramado Grama natural (110 x 75 m)
O Estádio Brinco de Ouro da Princesa, ou apenas Brinco de Ouro, é o estádio do Guarani Futebol Clube, de Campinas, no interior do estado de São Paulo, Brasil. É o maior estádio da cidade, inaugurado em 31 de maio de 1953. A denominação do estádio ocorreu quando um determinado jornalista presente à apresentação de sua maquete, surpreendeu a todos comparando seu formato a um brinco e associou ao " apelido carinhoso " da cidade de Campinas ( Princesa D'oeste ).
Sua capacidade varia de acordo com a instituição. Pelos parâmetros da FIFA, a capacidade é de 35.000 pessoas sentadas. Há também números como 40.086 pessoas (pela CBF) e 30.800 (pela FPF). O recorde de público do estádio é de 52.002 pessoas, no jogo Guarani x Flamengo em 1982 (a capacidade divulgada naquela época era de 53 mil pessoas, diminuida para efeito de proporcionar maior conforto e segurança para os espectadores)), sendo que até 1978, não possuía o Tobogã (a arquibancada superior), possuindo capacidade para 32 mil pessoas segundo os padrões de medição daquela época.
As dimensões do gramado de jogo foram aumentadas de 105 x 70 m para 110 m de comprimento, por 75 m de largura, na última reforma do gramado em 2002.
Nome Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito
Apelido Ipatingão, Gigante do parque Ipanema
Local Ipatinga, MG, Brasil
Construção 1982
Inauguração 23 de Novembro
Remodelado 2007-2008
Proprietário Prefeitura Municipal de Ipatinga
Gramado Grama natural (110x75)
O Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito, o Ipatingão, é o quinto maior estádio do estado, com capacidade para 30.000 espectadores. O estádio é utilizado pelo Ipatinga Futebol Clube, pelo Ideal Futebol Clube e, eventualmente, pelo Social Futebol Clube de Coronel Fabriciano, quando dos jogos destas equipes no Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.
Pela sua infra-estrutura, o estádio atrai a atenção dos principais clubes mineiros, que têm transferido para o Ipatingão alguns de seus jogos por competições nacionais e internacionais. O estádio já sediou clássicos do Campeonato Mineiro, Copa Sul Minas, Campeonato Brasileiro e Copa Mercosul, e até jogos da Copa Libertadores da América com transmissão ao vivo por redes de televisão.
O estádio possui 25 cabines para imprensa (rádio, TV, jornais), 20 lugares na Tribuna de Honra, 200 lugares nos camarotes, 4 vestiários para clubes, 1 vestiário para árbitro, 2 placares eletrônicos, departamento médico, salas para polícia militar e para a Federação Mineira de Futebol. O gramado oficial máximo está capacitado para jogos internacionais (110 X 75) e conta com moderno sistema de irrigação subterrânea.
Para atendimento ao público são disponibilizados 8 bares, 30 guichês de bilheterias, 8 banheiros públicos, 80 vagas para estacionamento no Hall, 600 vagas de estacionamento para o público. Conta ainda com sub-estação de energia própria de 600KWA, iluminação do gramado de 240.000W/450 LUX e carrinho maca elétrico.
Local Caxias do Sul, RS
Inauguração 23 de Março de 1975
O Estádio Alfredo Jaconi é um estádio de futebol da cidade de Caxias do Sul, Brasil. Pertence ao Esporte Clube Juventude. O novo estádio foi inaugurado em 23 de março de 1975. O nome é uma homenagem ao senhor Alfredo Jaconi que foi jogador, treinador e dirigente do clube durante as décadas de 30 e 40.
Após reformas no início do ano, o estádio voltou a sediar um jogo do Juventude no dia 16 de abril de 2008 contra o Inter-SM com o resultado de 1x0 para o time visitante. O público total foi de 13.608 torcedores com renda total de R$ 100.320,00.
Nome Estádio Dorival Britto e Silva
Apelido Vila Capanema
Local Curitiba-PR, Brasil
Inauguração 23 Janeiro 1947
O Estádio Durival Britto e Silva, também conhecido como Vila Capanema é um estádio de futebol brasileiro localizado em Curitiba e pertencente ao Paraná Clube.
Inaugurado em 23 de janeiro de 1947, o estádio tem capacidade para 20.083 torcedores e mede 110 m por 70 m. O maior público já registrado foi na partida CA Paranaense 3, Santos FC 2, em 8 de setembro de 1968.
É o único estádio paranaense a ter abrigado partidas de Copa do Mundo, em 1950.
Nome Estádio Moisés Lucarelli
Apelido Majestoso
Local Campinas, SP, Brasil
Construção 1947
Inauguração 12 de setembro de 1948
Remodelado 2005
Gramado Grama natural (107 x 70 m)
O Estádio Moisés Lucarelli é o estádio pertencente à Associação Atlética Ponte Preta. Localiza-se na cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 12 de setembro de 1948 com capacidade para 35 mil espectadores, tendo sido construído com doações de material feitas por aficionados do clube. A construção levou seis anos.
Atualmente, teve a capacidade diminuida para 20 mil pessoas, a fim de proporcionar maior conforto e obedecer às novas determinações legais. Seu recorde de público foi no jogo entre Ponte Preta e Santos, em 16 de agosto de 1970, quando 33.500 espectadores pagaram ingressos para ver a vitória dos visitantes por 1 a 0. Porém, segundo historiadores, havia cerca de 40 mil torcedores dentro do estádio e mais quatro mil pessoas do lado de fora, sem conseguir entrar. No final desse campeonato paulista, a Ponte Preta conquistou o vice-campeonato.
Oficialmente, o maior público é da derrota por 3 a 1 da Ponte Preta para o São Paulo, em 1.º de fevereiro de 1978: 34.985 pagantes.
Existe um projeto para construir um anel superior, dobrando a capacidade do estádio para 40 mil pessoas.
É conhecido pelos torcedores do clube como Majestoso, porque sua capacidade quando da inauguração era, na época a terceira maior do Brasil, perdendo apenas para o Pacaembu, em São Paulo, e São Januário, no Rio de Janeiro.
O Moisés Lucarelli é um dos poucos estádios do mundo construídos por seus próprios torcedores e homenageia Moysés Lucarelli, presidente do clube por muitos anos e idealizador do estádio, que angariou fundos entre associados e pessoas da comunidade. Lucarelli não queria ser o patrono do estádio, mas a diretoria aproveitou-se de uma viagem dele à Argentina para colocar seu nome e teve de acatar a homenagem — apesar de o nome do ex-presidente ser grafado com Y, o nome oficial do estádio é grafado com I.
Está localizado à Praça Dr. Francisco Ursaia, 1900 (número escolhido por ser o ano de fundação do clube), em Campinas.
Nome Estádio Doutor Osvaldo Texeira Duarte
Local São Paulo, SP, Brasil
Construção 1953
Inauguração 11 de novembro de 1956
Remodelado 1972 e 1973
Gramado Natural (103,40 x 70,50 m)
É um estádio de futebol localizado às margens do Rio Tietê, na cidade de São Paulo e cuja propriedade é da Associação Portuguesa de Desportos, clube social-poliesportivo ligado à colônia portuguesa da capital paulista.
Nome Estádio Anacleto Campanella
Local São Caetano do Sul, SP, Brasil
Inauguração 2 de janeiro de 1955
Remodelado 1989, 2007, 2008
Proprietário Prefeitura de São Caetano do Sul
Gramado Grama natural (100m x 70m)
O Estádio Municipal Anacleto Campanella é o estádio utilizado pelo AD São Caetano em seus jogos e pertence à prefeitura de São Caetano do Sul. Tem capacidade para 22.738 espectadores.
De Novembro de 2007 a Maio de 2008, passou por reformas estruturais, com isso ficou 6 meses sem jogo. Na reinauguração no dia 30 de maio de 2008 o São Caetano venceu o Vila Nova por 1 a 0 jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileiro.
POST FEITO PELOS COLUNISTAS CARLOS JUNIOR E JESSICA CORAISFONTE DE PESQUISA: WIKIPEDIA
Na minha opiniao o vasco ñ vai jogar no serra dourada.Pq eu morro aki em anapolis vizinho de goiania e vila nova costuma joga na serrinha e atletico e outro campo deles que eu ñ sei o nome.
ResponderExcluirDiogo, talvez visando à renda do jogo o Vasco jogue no Serra Dourada mesmo.
ResponderExcluirAbraço
Saudações Vascaínas
Tá loko Diogão?! Os dois jogos do vasco em gyn serão no serra... na serrinha e no estádio do atlético não cabe 10% da torcida do vasco que vai ao jogo... tbm moro em anapolis e to só esperando o dia pra ver os jogos do vascão!
ResponderExcluirque cu esses estadios sao uma buseta
ResponderExcluirvc errou no Boca do Jacaré,ali n é o boca do jacaré,é o estádio da minha cidade Teresina o Albertão com capacidade pra 60 mil.
ResponderExcluirBrinco de Ouro Tambén ta errado,vc colocou foi Moisés Lucarelli
ResponderExcluir