03 março 2009

Mazaropi




Geraldo de Matos Filho, o Mazaropi, nasceu no dia 27 de janeiro de 1953, em Além Paraíba (MG). Ele foi campeão por todos os times que defendeu. Só isto já seria suficiente para falar que Mazarópi é um grande vencedor na carreira. Mas, além disso, ele tem no currículo passagens por grandes equipes do futebol brasileira e chegou a atuar uma vez pela seleção nacional. Ao encerrar a carreira, trabalhou durante dez anos como treinador de goleiros no Japão. Atualmente é técnico.

Mazaropi começou a carreira de jogador nas categorias de base do Vasco da Gama. Como reserva do time cruz-maltino, Mazaropi foi campeão brasileiro de 1974.

Três anos depois, em 1977, voltaria a comemorar um título pelo time de São Januário: o Campeonato Carioca. Mesmo assim, tinha dificuldades para se firmar como titular e com a chegada do badalado Emerson Leão, em 1979, acabou sendo emprestado para o Coritiba.
Um ano no time paranaense foi suficiente para Mazaropi comprovar a fama de vencedor. O goleiro ajudou o Coxa a conquistar o estadual de 1979 e retornou ao Vasco da Gama, onde ficou de 80 a 83, sendo campeão carioca em 1982.

Em 1983, ele foi emprestado para o Grêmio. O ano foi do Tricolor gaúcho, que conquistou a Taça Libertadores da América e também o Mundial Interclubes. Aliás, na final do Mundial, entre Grêmio e Hamburgo (Alemanha), Mazarópi significou segurança para o time gaúcho.

Como o passe pertencia ao Vasco da Gama, Mazarópi deixou o Grêmio e voltou ao time de São Januário. Em 1984, o goleiro foi defender, também por empréstimo, o Náutico. A passagem pelo futebol pernambucano foi curta e vitoriosa. Mazaropi foi campeão pernambucano pelo Timbu, que tinha como um dos destaques o meia Baiano.

Voltou ao Grêmio em 1985 e cativou definitivamente a torcida tricolor com as conquistas dos gaúchos de 1985, 1986, 1987, 1988, 1989 e 1990 e da primeira edição da Copa do Brasil, em 1989, de maneira invicta. Encerrou a carreira de jogador e virou treinador de goleiros.

O recorde

Seundo a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), Mazaropi é o goleiro que por mais tempo ficou sem tomar gol em campeonatos de primeira divisão.

Segundo a entidade alemã – que avalia mensalmente o rendimento de todas as equipes do mundo e divulga diversos dados estatísticos sobre futebol –, o C.R. Vasco da Gama continua tendo o goleiro que ficou mais tempo invicto em todos os tempos: Geraldo Pereira de Mattos Filho, o "Mazaroppi".

De acordo com a IFFHS, que é reconhecida pela Fifa, o arqueiro do Club de Regatas Vasco da Gama nas décadas de 70 e 80 ficou sem levar gols durante 1816 minutos, entre os dias 18/05/1977 e 07/09/1978, obtendo, assim, a maior invencibilidade da história do futebol mundial.
A classificação levou em conta todos os goleiros que atuaram de 1888 (primeiro ano de disputa da 1ª divisão da Inglaterra) até os dias atuais, em partidas consecutivas de primeiras divisões nacionais.
No caso específico do Brasil, os campeonatos carioca e paulista foram considerados como nacionais devido ao fato da primeira divisão do país só ter sido oficialmente iniciada em 1971.

Ao somar o tempo de invencibilidade, a entidade não considerou o tempo adicional que os árbitros deram nas partidas, ou seja, apenas os 90 minutos de jogo.

Nome: Geraldo de Matos Filho
Posição: Goleiro
Nascimento: 27/01/1953
Local: Além-Paraíba (MG)

Clubes:
1974 a 1978 - Vasco da Gama
1979 a 1979 - Coritiba-PR
1980 a 1983 - Vasco da Gama
1983 a 1983 - Grêmio-RS
1984 a 1984 - Náutico-PE
1985 a 1990 - Grêmio-RS

Títulos:
1974 - Campeonato Brasileiro - Vasco da Gama
1977 - Campeonato Carioca - Vasco da Gama
1979 - Campeonato Paranaense - Coritiba
1982 - Campeonato Carioca - Vasco da Gama
1983 - Taça Libertadores da América - Grêmio
1983 - Mundial Interclubes - Grêmio
1984 - Campeonato Pernambucano - Náutico (PE)
1985 - Campeonato Gaúcho - Grêmio
1986 - Campeonato Gaúcho - Grêmio
1987 - Campeonato Gaúcho - Grêmio
1988 - Campeonato Gaúcho - Grêmio
1989 - Campeonato Gaúcho - Grêmio
1990 - Campeonato Gaúcho - Grêmio

Jogos pelo Vasco da Gama: 477

4 comentários:

  1. Olá galera.. sou irmão de Mazza é uma honra postar algo sobre meu mano.. porem, Mazza é uma pessoa maravilhosa e foi um grande arqueiro. Não podemos esquecer...

    Abçs

    Sergio Kato www.sergiokato.com

    ResponderExcluir
  2. Olá e boa tarde!!
    Sou ator e apresentador de tv.. Irmão do ex-goleiro Mazzaropi... Gostaria de fazer comentarios sobre minha carreira de ator e a do meu irmão. Será um prazer e com grande honra informar aos nossos fãns que sucedeu ao Mazzaropi durante esses anos e a minha quando termino contrato na rede globo de Tv em VIVA O GORDO, ao lado de Jô Soares...

    Agradeço e sucessos !!

    www.sergiokato.com

    www.sergiocinema.com

    11 7271 7292

    ResponderExcluir
  3. Hello and greetings to all friends & fans!
    I am yr friends, Sergio Kato, my friends.. Now, I bring a different news and inviting you’all to join my brother on this blog.. Mazzaropi is an “well-know ex-goalkeeper from Brazil”, is the former goalkeeper of big teams. My desire is to share with you my comments on my artistic career as my brothers, a true warrior goalkeeper!
    We are delighted to inform our fans that happened to my brother Mazzaropi during those years.

    I thank you all and wish you success!

    www.sergiokato.com

    www.sergiocinema.com

    Olá e boa tarde meus amigos(as)!

    Sou o ator, Sergio Kato, meus amigos.. Agora, trago-lhes uma noticia diferente e convidar a todos a fazer parte de meu irmão neste blog.. Mazzaropi, é o ex-goleiro de grandes clubes. Meu desejo é compartlhar com voces meus comentarios sobre minha carreira artistica como a do meu irmão, um verdadeiro guerreiro goleiro!!
    É com muita honra informar a nossos fãns que sucedeu com meu irmão Mazzaropi durante esses anos..

    Agradeço a todos e desejo lhes muito sucessos !!

    www.sergiokato.com

    www.sergiocinema.com

    ResponderExcluir
  4. ola, realmente o mazza, e 10, tive a oportunidade de treinar com ele, pois eu estava nas categorias de base do vasco no ano de 1980 a 1982, mau nome é joao luiz, sou paranaense.O que eu gostaria é se alguem tem alguma foto ou recorte de jornal daquela epoca, pois eu nao consegui guardar muita coisa. peço e agradeço desde ja. Caso tenham mande para o meu imail corpostilo@gmail.com. valeu!!!! 10 de maio 2011.

    ResponderExcluir