29 abril 2009

MORAIS: EU ACEITARIA ELE DE VOLTA E VOCÊ?



Ano de 2008 e sai do Vasco o último remanescente da famosa geração de 84 (lembre), o garoto e querido por parte da torcida Morais.

Uns dizem que ele saiu por dinheiro, outros porque não aguentava a pressão da torcida vascaína, outros por causa de discussões internas e outros afirmam ainda que ele não tinha mais vontade de vestir a camisa vascaína.

Pois bem, vamos ao que Morais falou quando chegou ao Corinthians, o que acaba com algumas dessas especulações.


“Todo mundo fala do Corinthians e todos querem jogar aqui. Será um prazer imenso estar dentro de campo e participar dessa festa. Se não quisesse pressão, como falaram no Vasco, não teria vindo para cá, onde tem cobrança diariamente. Cheguei a um ponto que não dava mais para jogar. Quando o time ganhava, todos ganhavam. Quando perdia, era tudo em cima de mim. Já não tinha felicidade”

Será que é mentira o que ele está falando? Será que nunca colocamos a culpa no Morais na maioria das nossas derrotas? Sinceramente, eu concordo em partes com essa declaração.

Voltemos ao ano de 2005, quando estávamos ameaçados e com chances reais de cair para a segunda divisão. O time vascaíno vivia sendo humilhado dentro e fora de casa, eis que chega Renato Gaúcho e com ele volta um garoto que havia saído do clube em 2004 rumo ao Atlético Paranaense e não era bem visto pela torcida. O tempo foi passando e o garoto foi amadurecendo e acabou ajudando a livrar o Vasco do rebaixamento no ano de 2005.

Chega 2006 e com ele a melhor fase de Morais no Vasco. Superando críticas da torcida e de alguns membros da imprensa, Morais guiou o Vasco para a final da Copa do Brasil, coisa que alguns ídolos vascaínos não conseguiram. Infelizmente, a final foi perdida para o Flamengo.

Passada a perda da Copa do Brasil, o Vasco volta as atenções para o Brasileiro e faz sua melhor campanha na competição desde do último título em 2000. Morais, um dos destaques da equipe, é tirado do Vasco num momento crucial da competição para servir a seleção brasileira, sonho de qualquer jogador. De volta ao Vasco, Morais ajudou o time a terminar em 6º no Brasileiro à um ponto da vaga na Libertadores de 2007.

Sem a vaga na libertadores e com um bom tempo sem ganhar títulos, o Vasco começa o ano de 2007 apostando na dupla Conca e Morais, que não dá certo no primeiro semestre. Primeiro semestre esse em que o Vasco passa em branco, sendo eliminado do estadual e da Copa do Brasil.

Afastado do time no restante de 2007, por uma lesão no Púbis, Morais volta ao time apenas nas últimas três rodadas, para ajudar, mais uma vez, a equipe vascaína, que corria remotas chances de rebaixamento, a se classificar para a Sulamericana.

Chega o ano de 2008 e com ele o pior ano da passagem de Morais no Vascão. Ano esse que começou promissor, graças a belas partidas que o meia fez no Torneio de Dubai. Tais exibições fizeram com que ele sofresse assédio europeu.


Além de ser destaque no torneio de Dubai, Morais ajudou a levar outra vez o Vasco a uma semifinal de Copa do Brasil, onde o time foi eliminado pelo Sport, campeão da competição, nos pênaltis em pleno estádio de São Januário. A partir dái, a pressão só aumentou. A torcida perdeu a paciência com Morais e com todo o grupo. Chegando inclusive a invadir a concentração para cobrar melhores autações dos jogadores.

Com a mudança de direção e com a pressão da torcida só aumentando para o lado de Morais, o garoto resolveu guiar novos rumos e se transferiu para o Corinthians, onde está emprestado até junho desse ano de 2009.

Hoje, existem muitos torcedores vascaínos, assim como eu, que querem a volta de Morais, mas existem também muitos que não o querem de volta, pois alegam que ele abandonou o clube no momento mais difícil da história do clube.



Agora me digam uma coisa com sinceridade, será que você ficaria em um clube, mesmo sendo o do seu coração, se recebesse críticas excessivas, que poderiam ultrapassar os limites e atingir a sua família?

Acho que não! por isso eu defendo a volta de Morais, mesmo achando que seja improvável. Sinceramente, acho que a torcida pegava muito no pé do Morais e ele não rendia, pois ele é daquele tipo de jogador que precisa do apoio da torcida para jogar e ele não vinha recebendo isso no Vasco. Talvez o momento difícil, o desespero e a confiança que tinham sobre ele, fizeram com que a torcida ultrapassasse os limites e passasse a cobrar excessivamente. Mas não podemos nos esquecer nunca que o jogador também é um ser humano, tem um vida fora do futebol e não pode ser tratado com um objeto qualquer, tem que ser tratado com carinho.

Ninguém sabe o que o Morais estava passando na sua vida pessoal naquele momento, ninguém sabe o quanto ele sofreu com o rebaixamento, o quanto ele tem vontade de voltar a vestir a camisa e, por fim, ninguém sabe o amor que ele tem pelo Club de Regatas Vasco da Gama.

Por isso torcida vascaína peço que caso ele volte, vocês possam no mínimo o tratar com respeito, pois de uma coisa tenho certeza e posso afirmar, se tem alguém que quer bem ao Vasco esse alguém é o Morais! Sabe por quê?

Porque em nele, assim como nós, o Sentimento não Para!

Abraços e Saudações Vascaínas a todos os leitores!

Carlos Junior

12 comentários:

  1. Eu não, se acha craque, assim como o Léo Lima e quer sempre dar um toque a mais na bola. Se for vendido por 3,5 milhões de dólares então, pode ir pra ontem!

    ResponderExcluir
  2. Morais o que morais tem que ficar longe do sao januario.uanto o vasco estava precisando dele eu saiu. Morais vai vender pipoca seu pipoqueiro.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o Morais 3 anos atras e acho ele uma pessoa seria, falei bastante com ele e tb posso afirmar que ele sempre se orgulhou de vestir a camisa com a Cruz de Malta.Eu acho que estamos passando uma fase "work in progress" rumo ao resgate e quanto mais chegarem...melhor serà pelo nosso Vasco.
    Saudaçoes Vascainas!

    ResponderExcluir
  4. De jeito nenhum. O vasco não precisa desse jogador. Se ele preferiu o corinthians, fique por lá. Como vascaino não desejo o morais de volta. Prefiro o jeferson e o carlos alberto.

    ResponderExcluir
  5. Sem esquecer que aceitaram o Leandro Amaral...

    ResponderExcluir
  6. eu concordo com a vinda do morais sim, alem de ser um bom jogador tem experiencia e sabe oq é vestir a camisa do vasco. Que me perdoe a nossa torcida mais ano passado, fiquei do lado do Morais ele foi sim, perceguido, precisava sair naquele momento indepedentemente pelo momento q atravessava o VASCO. Agente precisa ter maior concideração por ele afinal é um jogador totalmente formado pelo Vascão não vai ser por um deslise que vamos renegar esse atleta, e tbm é triste dizer mais temos que reconhecer que ele desde de muitu muitu tempo foi o unico jogador atuando pelo vasco que serviu a seleção brasileira, por favor vamos reconciderar.
    Um abraço a todos. A CADA DIA T QUERO MAIS VASCÃO!!!

    ResponderExcluir
  7. olha só, o morais poderia voltar sim, é um bom jogador e precisamos de bons jogadores, agora se tivermos que abrir mão do nilton então melhor seria que o morais fosse negociado, pois esta verba será util na renovaçaõ do elenco e o nilton, no momento, é mais util e necessário do que o morais

    ResponderExcluir
  8. Bom sou vascaína de coração...e quero sim que o Morais volte a vestir a camisa do nosso time...pois ele é muito bom...temos que entender uma coisa todos nós queremos o melhor para o Vasco e temos q ficar mais fortes como nunca...e a torcida precisa da apoio aos nossos jogadores inclusive se o Morais voltar...passado é passado...temos q viver o presente e pensar no futuro do nosso Clube de Regatas. Vasco da Gama...

    ResponderExcluir
  9. morais é um idolo edeve vouta ao vasco, e jogará muita bola e conquistara a confiança dos toscedores desconfiados.

    ResponderExcluir
  10. morais volta nego véi.agente depende di vc..

    ResponderExcluir
  11. tonny de pindorama.porto seguro.vascaíno de s2
    morais,madson,conca por que venderam eles?
    cadê o coutinho,por que nao poe o marlone no time pricipal? te amo meu vascao.de +++++++++++++=

    ResponderExcluir