"O jogador chega ao profissional sem saber alguns fundamentos básicos"
Bom amigos blogueiros, essa é mais das boa declarações de Dorival Junior nesse pouco tempo em que ele trabalha no Vasco. Declaração essa que relata o que vem acontecendo com muita frequência no futebol brasileiro e até mesmo mundial.
Nos dias de hoje, os jogadores estão estreando muito precocemente no time profissional. Estreia essa que ocorre, graças a deficiência técnica da maioria dos times brasileiros.
Para termos um ideia melhor do que Dorival está se referindo vamos voltar as décadas de 1980 e 1990. Romário e Edmundo se tivessem nos dias atuais, poderiam ter subido para os profissionais aos 16 anos, pois a habilidade que os dois tinham era indescritível. Por outro lado, poderiam não ter sido o que foram, por terem subido para os profissionais aos 16 anos sem aprender todos os fundamentos básicos do futebol.
Dois casos mais recentes de jogadores jovens que subiram e ainda estão se adaptando, são os de Philippe Coutinho (Vasco) e Neymar (Santos). Desde de cedo Coutinho e Neymar são vistos pela mídia como o futuro do futebol brasileiro e, graças a isso, carregam uma enorme pressão que vem das torcida, da comissão técnica e da diretoria. Pressões essas que podem afetar o desempenho deles dentro de campo.
Tanto Neymar quanto Coutinho estão prestes a estrear no time profissional de suas respectivas equipes. Coutinho já está negociado com a Inter de Milão, onde irá em 2010. Já Neymar não.
Um dos fatores que leva o clube a utilizar promessas ainda tão cedo é a saída constante de atletas brasileiros para a Europa. Saída essa que acarreta a falta de jogadores de qualidade dentro do país, obrigando aos grandes clubes a investirem na base para obterem resultados melhores.
O Pior de tudo é que quando os resultados não vem, quem mais sofre são as até então chamadas promessas, por não terem rendido o esperado no time de cima.
Sendo assim, ao meu ver, Dorival tocou em um ponto que é chave para qualquer clube brasileiro e até mesmo mundial: o lançamento precoce das promessas da base. Penso que o jogador só pode subir para os profissionais quando estiver realmente executando bem os principais fundamentos, tais como: chute, passe, drible, etc.
Não estou dizendo aqui que Coutinho e Neymar não irão dá certo, muito pelo contrário, algumas dessas promessas se tornam realidade, idem o Alexandre Pato.
Santistas e Vascaínos, tenham paciência com essas duas promessas, pois eles apesar de terem muito talento, precisarão de um tempo para se adaptar.
Não se esqueçam nunca: A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO!
Abraços, Saudações Vascaínas a todos e fiquem abaixo com alguns vídeos de Neymar e Philippe Coutinho e suas fichas completas.
NEYMAR
Nome: Neymar da Silva Santos Júnior
Nascimento: 05/02/1992, Mogi das Cruzes- SP
Altura: 1,74 m
Peso: 54 kg
Clube atual: Santos
PHILIPPE COUTINHO
Nome: Philippe Coutinho Correia
Nascimento: 12/06/1992, Rio de Janeiro-RJ
Altura: 1,71 m
Peso: 52 kg
Clube Atual: Vasco da Gama
Nome: Neymar da Silva Santos Júnior
Nascimento: 05/02/1992, Mogi das Cruzes- SP
Altura: 1,74 m
Peso: 54 kg
Clube atual: Santos
PHILIPPE COUTINHO
Nome: Philippe Coutinho Correia
Nascimento: 12/06/1992, Rio de Janeiro-RJ
Altura: 1,71 m
Peso: 52 kg
Clube Atual: Vasco da Gama
VIDEOS
cara, se der divulgue ae!O Coelho garantiu presença na próxima segunda as 21 hs no nosso programa ao vivo na rádio fluminense540 am, fluminense, o maldita futebol clube. Falamos por tel e email e ele estará das 21 as 21:45 pór lá! abs, leandro carvalho
ResponderExcluir