18 março 2009

SEGUNDO DIRIGENTE, EURICO USAVA VASCO PARA BENEFÍCIO PRÓPRIO!

José Henrique Coelho afirma que ex-presidente pagou biografia ainda não lançada, carro zero e honorários advocatícios com verba do clube da Colina

A imagem “http://video.globo.com/GMC/foto/0,,19381544,00.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Após oito meses no poder e muitas frases do tipo “recebemos uma herança maldita” e “é tudo culpa da antiga administração”, membros da atual diretoria, que preferiram não ser identificados, e ex-cartolas do Vasco decidiram mostrar a caixa-preta que os aguardava quando o então presidente Eurico Miranda deixou o poder em junho do ano passado. Com a chegada de Roberto Dinamite e a promessa de uma auditoria, as contas e parte do rombo alegado pela atual cúpula cruzmaltina foram divulgados.

Coube ao ex-vice de marketing José Henrique Coelho dar a cara a tapa e divulgar várias denúncias contra o ex-mandatário vascaíno, entre elas o pagamento de contas pessoais com verba do clube de São Januário e até mesmo o consórcio de um Audi A3.

As acusações do ex-vice de marketing foram motivadas pela convocação de uma reunião extraordinária por parte de membros da oposição, nesta quinta-feira, em São Januário. Em pauta, os dirigentes querem explicações sobre a execução de duas ações na Justiça de José Henrique Coelho contra o Vasco e do pagamento de honorários advocatícios ao ex-vice jurídico Luiz Américo de Paula Chaves, atual assessor jurídico do clube.

- Eles querem usar da própria torpeza para usar em próprio benefício. O caso que é sinônimo da hipocrisia é que o ex-presidente utilizou as contas do clube para pagar contas pessoais. Todas as despesas da chapa azul (que tinha Eurico Miranda como candidato à presidência), em 2006 (clique aqui e veja a nota fiscal), foram pagas pelo Club de Regatas Vasco da Gama. Firmas de pesquisa foram pagas com o dinheiro do clube. O ex-presidente usou dinheiro do clube para escrever um livro se promovendo. O livro sequer foi lançado e o dinheiro foi mal empregado duas vezes. É um livro que não fala de ninguém e que ninguém vai ler. E essa pessoa ousa cobrar alguma situação - acusou Coelho (veja a íntegra da entrevista no vídeo acima).

Em entrevista em seu escritório, no Centro do Rio, José Henrique Coelho divulgou várias notas fiscais que teriam sido pagas pela tesouraria do Vasco. O dirigente citou o advogado Nélio Braga Chambarelli, o ex-assessor da presidência Ricardo Vasconcellos e o ex-presidente do conselho deliberativo João Carlos Gomes Ferreira, afirmando que todos faziam parte dos conselhos do clube e eram remunerados. Tal situação é proibida de acordo com o artigo 136 do estatuto cruzmaltino (não pode integrar nenhum dos poderes do clube o sócio que este preste, sob qualquer forma, serviço remunerado). O ex-dirigente também se mostrou indignado com o pagamento de honorários advocatícios em uma ação contra Eurico Miranda ao ex-conselheiro Marlan Marinho Júnior (clique aqui e veja a nota fiscal).

CONTAS PESSOAIS DA ANTIGA DIRETORIA

A primeira denúncia feita por Coelho é referente à utilização de receitas do Vasco para o pagamento de contas pessoais. O ex-dirigente cruzmaltino mostrou notas emitidas pela empresa “Janine Produções Artísticas” referentes à elaboração do livro sobre a vida do ex-presidente Eurico Miranda, intitulado “A Lenda e a Fúria”. Em três documentos divulgados pelo ex-vice de marketing, o clube desembolsou R$ 35 mil na obra que ainda não foi publicada (clique aqui e confira uma das notas fiscais).

Coelho acusou o então presidente de pagar contas de uma empresa de rádio e telefonia para membros de sua família. O ex-vice de marketing acusa toda a família do dirigente de ter os seus gastos pagos pela tesouraria cruzmaltina (veja a lista de telefones e o comprovante aqui).

Para finalizar as denúncias, Coelho divulgou uma nota em nome do Vasco referente à parcela número 27 do consórcio de um Audi A3. O carro, cuja mensalidade custava R$ 1.797,16 aos cofres do clube, tem o seu paradeiro indeterminado de acordo com o ex-vice de marketing cruzmaltino (clique aqui e veja a nota fiscal).

- Ninguém sabe onde esse carro foi parar. No Vasco, eu garanto que ele não está - afirmou Coelho.

PROCESSOS PAGOS PELO VASCO

Coelho questionou ainda os valores pagos pela antiga diretoria ao advogado Marlan Marinho Júnior, no valor de R$ 100 mil. O profissional foi contatado pelo GLOBOESPORTE.COM e afirmou ter trabalhado em ações para o Vasco e para o então presidente Eurico Miranda. O profissional revelou ainda que desconhece a origem da verba utilizada pelo clube para pagar os honorários advocatícios.

- Recebi do Vasco porque fui advogado do Vasco. Os processos do Vasco foram pagos pelo Vasco. Os outros eu não sei. Não sou eu quem fiscaliza isso. Existiam processos contra o Vasco, contra o Eurico e contra os dois. Recebi tudo de forma integral, e o Vasco não me deve nada - afirmou o advogado.

PASSAGENS AÉREAS PAGAS PELO VASCO

Além disso, o ex-vice de marketing denunciou a compra de passagens aéreas para o ex-conselheiro Nélio Chambarelli e para a sua esposa com destino a Las Vegas e Nova York, no valor de R$ 6.131,34. Chambarelli, por telefone, confirmou a viagem e deu a sua versão dos fatos (veja a nota fiscal).

- O Vasco até hoje me deve dinheiro. O Vasco me deve quase R$ 500 mil. Se não tem dinheiro, pedi para pagarem as passagens que eu abateria depois. Fizemos um acordo e até hoje só me pagaram 37 prestações de um total de 90, se não me engano - revelou o ex-conselheiro (confira o áudio da entrevista com o ex-conselheiro e advogado Nélio Braga Chambarelli).

HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS

O ex-presidente do conselho deliberativo João Carlos Gomes Ferreira também conversou com o GLOBOESPORTE.COM para explicar as denúncias de Coelho, que acusou o advogado de prestar serviços ao clube, o que é proibido pelo estatuto (veja a nota fiscal). Segundo o ex-dirigente, as denúncias foram feitas por conta da reunião da próxima quinta-feira, em São Januário.

- Eu não recebia por serviços prestados ao clube. Eu recebia pelo departamento jurídico para fazer pagamentos do departamento jurídico. Ele me detesta, ele tem raiva de mim e eu ganhei um ação contra ele na Justiça por calúnia e difamação - explicou o advogado e ex-dirigente João Carlos Gomes Ferreira.

AJUDA DE CUSTO


Em outra nota divulgada, Coelho acusa a antiga diretoria de pagar uma ajuda de custo mensal ao ex-assessor da presidência Ricardo Vasconcellos, que variava entre R$ 2 mil e R$ 4,5 mil (confira a nota fiscal). O braço-direito do ex-presidente Eurico Miranda conversou com o GLOBOESPORTE.COM e deu a sua versão dos fatos. Ele lembrou que está processando Coelho por causa de tais acusações.

- Eu colocava dinheiro do meu bolso em alguns deslocamentos que fazia para o clube e eu era ressarcido por isso. A ajuda de custo que eu recebia era para pagar o combustível que eu colocava no meu carro e outros gastos. Eu costumava fazer o borderô dos jogos do Vasco fora do Rio de Janeiro e ia para Cabo Frio, Volta Redonda, com o meu carro. Tudo passava pelo presidente e pelos conselhos do clube. Eu me coloquei à disposição da atual diretoria para qualquer explicação, mas não me chamaram até o momento - explicou o ex-dirigente, que é empresário.


Os documentos divulgados por Coelho foram obtidos pelo Movimento Unido Vascaíno (MUV), em 2008. Na época, o grupo era oposição ao então presidente Eurico Miranda. As caixas com os recibos foram entregues após uma decisão da juíza Márcia Capanema, da 7ª Vara Cível do Rio de Janeiro.

A imagem “http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,15738907-DP,00.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

EURICO MIRANDA RESPONDE ACUSAÇÕES

Procurado pelo GLOBOESPORTE.COM, o ex-presidente Eurico Miranda não quis responder nenhuma questão de forma direta.

- Pode publicar o que você quiser. Estou mandando publicar. Todo e qualquer documento passa pelo conselho fiscal, ele aprova e ponto final. Não tem que dar satisfação para ninguém. O conselho fiscal funciona como um tribunal de contas. Você está se metendo em uma área que você não conhece e só pode se dar mal. Estou te explicando, mas não estou te respondendo - afirmou Eurico Miranda, em contato telefônico (confira o áudio da conversa com o ex-dirigente cruzmaltino).

Eurico Miranda afirmou em sua entrevista que as contas aprovadas no passado não podem ser discutidas posteriormente. Porém, o atual presidente do conselho fiscal do Vasco, Hércules Figueiredo, explicou a postura que é adotada pelo colegiado na atual administração do clube.

- O conselho fiscal é um órgão fiscalizador da vida administrativa e fiscal do clube. No fim do ano, ele recomenda a aprovação ou não das contas do clube naquele ano. No meu entendimento, tudo aquilo que estiver em desacordo com o estatuto e com a lei deve ser revisto - afirmou o dirigente, que assumiu o cargo em julho de 2008.


COELHO SUGERE PUNIÇÃO À ANTIGA DIRETORIA

Fora do Vasco desde fevereiro, José Henrique Coelho afirmou que o clube pode tomar providências em relação às acusações que revelou ao GLOBOESPORTE.COM.

- Esse tipo de situação, não como perseguição política, mas como exemplo, tudo isso deve ser cobrado desses dirigentes. As pessoas usurparam dos seus cargos em benefício próprio. E o clube, na situação de penúria em que se encontra, não deveria abrir mão desse tipo de iniciativa jurídica e legal - explicou Coelho.

http://www.rogeriopa.com/blog/wp-content/uploads/2008/05/logo_globoesporte.jpg
FONTE: SITE GLOBOESPORTE.COM

2 comentários:

  1. isso é uma sacanagem

    se for verdade todos devem ser punidos

    nao só eurico, garanto q ele nao fez isso sozinho!

    ResponderExcluir
  2. se for verdade todos devem ser punidos

    nao só eurico, garanto q ele nao fez isso sozinho!

    ResponderExcluir