07 março 2009

TOV completa 65 anos


A Torcida Organizada do Vasco (TOV) completa 65 anos neste dia 7 de março de 2009.

A TOV foi criada em 1942 mas oficialmente fundada em 7 de março de 1944. É a mais antiga torcida organizada do Vasco e a segunda mais antiga do Brasil (algumas fontes afirmam que é a mais antiga de todas), tendo o status de "torcida organizada oficial" do Clube. Começou nas sociais de São Januário e só depois da construção do Maracanã, em 1950, passou a torcer nas arquibancadas. A história da TOV está intimamente ligada a uma famosa personagem vascaína: Dulce Rosalina (07/03/1934-19/01/2004), torcedora-símbolo do Vasco e primeira mulher a comandar uma torcida organizada no Brasil. Ela ficou à frente da TOV por 20 anos, de 1956 a 1976.

Confira um resumo da história da TOV e curiosidades sobre a torcida:

- Algumas pessoas consideram que a TOV é a primeira, e não a segunda torcida mais antiga do Brasil. A alegação é de que a TOV teria nascido a partir da iniciativa de torcedores, enquanto a Charanga Rubro-Negra, fundada em 1942, consistiria apenas num grupo de músicos contratados pela diretoria do Flamengo para animar os jogos do clube da Gávea.

- Entre os fundadores da TOV estão Aida de Almeida, Madame Bartês (estilista de moda), Toni, os irmãos Mario e Margarida, as três irmãs Norma, Neide e Vilma, Idalina e suas filhas e Tião. A idéia de criar uma torcida surgiu dos encontros que esses vascaínos mantinham nos domingos em que não havia jogos. O primeiro nome sugerido, mas logo descartado, foi "Torcida Uniformizada do Vasco". O pimeiro presidente da torcida foi João de Lucca.

- A TOV costumava acompanhar os jogos das sociais de São Januário. Apenas com a construção do Maracanã, em 1950, é que a torcida passou a ocupar as arquibancadas.

- Aida de Almeida, uma das fundadoras da TOV, narrou assim o episódio que resultou na definição de que a torcida do Vasco ocuparia as arquibancadas do Maracanã situadas do lado direito das tribunas: "Foi no primeiro clássico contra o Flamengo. Quando nosso grupo chegou ao final da rampa de acesso às arquibancadas e nos deslocamos para o lado direito, ouvimos a charanga do Flamengo tocando do lado oposto. Mas, como os torcedores não sabiam para que lado se dirigir, as torcidas começaram a se misturar. Então combinamos, eu, Margarida, Idalina e Norma, de irmos até a subida da rampa e nos reunirmos com o Jaime de Carvalho, responsável pela charanga, pedindo que ele assumisse o lado esquerdo e levasse sua torcida, e nós ficaríamos com nossos torcedores do lado direito, como ocorre até hoje". Esse primeiro jogo contra o Flamengo no Maracanã foi realizado em 24/09/1950 e terminou com a vitória do Vasco por 2 a 1.

- Quando João de Lucca teve que se afastar da direção da TOV devido a problemas de saúde, em 1956, indicou para substituí-lo uma moça de então 22 anos, Dulce Rosalina, que se tornou a primeira mulher a chefiar uma torcida organizada no Brasil.

- Dulce Rosalina não se intimidou por estar num meio quase que exclusivamente masculino (os outros chefes da época eram Tarzan do Botafogo, Jayme de Carvalho do Flamengo, Paulista do Fluminense, Elias do América e Juarez do Bangu) e implantou idéias pioneiras, como o papel picado, a bateria e o concurso de torcidas.

- O prestígio de Dulce Rosalina era tamanho que, em 1960, numa eleição promovida pela Revista do Esporte, ela derrotou Jayme de Carvalho do Flamengo e Eliza do Corinthians ficando com o título de torcedora nº1 do Brasil.

- Partiu de um membro da TOV, o torcedor Tião, o apelido de "Urubu" para o Flamengo. Foi num clássico entre os dois rivais, disputado à noite, no Maracanã. Até então a torcida do arqui-rival constumava ser chamada de "cachorrada". Alguns clássicos depois, um torcedor flamenguista soltou um urubu na geral do Maracanã e a partir daí o clube da Gávea assumiu o apelido.

- Em 1968, a caminho de São Paulo para um jogo do Vasco contra o Corinthians, no Pacaembu, o ônibus em que Dulce Rosalina viajava foi fechado por uma carreta e caiu num rio. No acidente, a torcedora-símbolo fraturou o braço e a clavícula e teve afundamento da cabeça. O Vasco cobriu as despesas médicas de todos os torcedores envolvidos. Dulce foi atendida pelo dr. Lídio Toledo, então iniciando sua carreira, e tão logo se recuperou voltou a freqüentar os estádios.

- Em 1976 Dulce Rosalina decidiu apoiar a chapa de oposição à presidência do Vasco, chamada Renovação e encabeçada por Medrado Dias. Por isso, abandonou a TOV e fundou a torcida Renovascão Vasco Campeão. A eleições, entretanto, foram vencidas pela chapa de situação, chamada Vila Olímpica Vascaína e liderada pelo então presidente Agathyrno Silva Gomes.

- Com a saída de Dulce Rosalina em 1976, Amâncio César assumiu a presidência da TOV, cargo em que permanceu até 1988, quando o presidente passou a ser David de Oliveira Santos. Atualmente, Amâncio é o presidente de honra da torcida.

- A TOV se notabiliza por jamais abandonar os atletas do Vasco. No jogo que deu ao clube o título estadual de 1998, contra o Bangu, em Moça Bonita (14/05/1998), nem um apagão aos 44 minutos do 2º tempo foi suficiente para afugentar a torcida. "Depois que a luz voltou ao estádio a nossa faixa era a única estendida, ficamos até o fim", conta o presidente de honra Amâncio César. O gol do título saiu nos acréscimos, marcado por Mauro Galvão.

- Embora a sede da TOV seja em São Januário, a torcida tem filiais em Manaus (AM), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Florianópolis (SC).

Fonte: NETVASCO

/+/ THE FEELING NOT STOP /+/
José Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário