28 abril 2009

Confira como os gigantes brasileiros passaram pela Série B

Por: Almirante
Visite o Blog o Almirante

Recentemente, cinco gigantes do futebol brasileiro provaram do gosto amargo de disputar a Série B. Foram eles: Palmeiras e Botafogo( 2003), O Grêmio(2005), o Atlético Mineiro(2006) e o Corinthians( 2008). Chegou, infelizmente, nossa vez de tentar a sorte na segundona. Chegou nossa vez de encarar o Futebol Brasileiro de frente, o verdadeiro, o maciço, dos baixos salários e dos campos de pelada. O futebol subsistente. Analisemos a campanha dos gigantes que caíram antes de nós e saibamos de que modo eles voltaram a elite de onde nunca deveríam ter saído.




Assim como nós, o Verdão teve por muitos anos em sua presidência um tirano, Mustafá Contursi. Anos de má administração culminaram no rebaixamento da equipe no campeonato Brasileiro de 2002. Em 2003, era a vez do porco conhecer a segundona. Como não podia ser diferente, o Alvi-Verde afirmou sua condição de time grande e passeou pela série B. A competição obedecia outro regulamento do que o vigente hoje. Eram 24 equipes jogando em turno único, onde as 8 primeiras avançavam para fase final. Os 8 eram divididos em 2 grupos de 4 , de onde os dois primeiros colacados de cada se juntavam para o quadrangular, onde aí sim, os dois primeiros garantiam o acesso. Na fase regular, show de bola do Verdão: 13 Vitórias, 8 empates e 2 derrotas. E na fase final, Show ainda maior. No grupo A, o Palmeiras venceu 5 e perdeu somente 1. No quadrangular, mais fácil ainda: 5 vitórias e um empate.O Porco, desse modo, garantia sua volta a elite.No entanto, penou até o ano passado para conquistar seu primeiro título de primeira divisão pós queda, o Paulistão.



Também sofrendo com más administrações, o Botafogo, ano a ano, flertava com o rebaixamento. O Botafogo há muito era desprestigiado, até mesmo no cenário estadual, onde não raro, o Americano lhe surrupiava a vaga nas finais. Em 2002, o Glorioso era rebaixado, tendo ficado na última colocação da série A. Junto com o Palmeiras, em 2003, o Alvi-Negro desbravaria a série b. Tendo Ficado em segundo lugar na primeira fase, totalizando 13 vitóras, 6 empates e 4 derrotas; e em segundo na fase de grupos com 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas; O Fogão chegava ao quadrangular final. Há uma rodada do fim, corações alvi-negros batiam aliviados. Ao vencer o Marília na penúltima rodada, o Fogão reascendia à elite. Seu primeiro título pós-queda seria o Carioca de 2006.



Atolado em dívidas, o Grêmio era rebaixado, em 2004, à série B pela segunda vez em sua história. Com a impressionante marca de 9 vitórias em 46 jogos, terminava a série A na desonrosa última colocação. E não com tanta facilidade, mas sem muita preocupação, o Grêmio chegaria a segunda fase da série b, tendo conquistado 9 vitórias, 8 empates e 4 derrotas, desse modo ficando em quarto colocado. Classificavam-se 8. O funcionamento da competição era semelhante ao da de 2003, já explicada acima. Classificou-se em segundo no seu grupo, o que lhe permitia disputar o quadrangular final. Nesse, terminou em primeiro. o Jogo marcante e decisivo foi contra o Náutico, conhecido como "a Batalha dos aflitos". Com 6 jogadores em campo, o Grêmio conseguiu a vitória e assegurou seu retorno a elite, de maneira dramática. Passado o susto, o Grêmio se reergueu rapidamente, conquistando, já em 2006, o campeonato gáucho. Fez boa campanha no Brasileiro de 2006 e chegou a libertadores 2007, onde perderia a final para o Boca Jrs. Isso que é se reerguer!




O Atlético Mineiro, dos gigantes que caíram, talvez tenha sido o que menos se reergueu. Após a pífia campanha no brasileiro de 2005, o Galo conheceria pela primeira vez a segundona. Disputou em 2006, uma série b já nos moldes de hoje: 20 equipes que duelam em turno e returno. Com 20 vitórias, 11 empates e 7 derrotas, o Alético voltou sem grandes problemas à série A do brasileiro. No ano seguinte, bateu seu maior rival Cruzeiro nas finais do Mineiro, com direito a goleada por 4 a 0. Aliás, esta é a última vitória Atleticana sobre o Cruzeiro de lá pra cá.





Dos que caíram, certamente foi o que mais festejei. Pago agora o preço. O timão é um retrato fiel da nossa realidade. Anos e anos de incompetência administrativa, anos e anos de um dirigente que queria se eternizar no poder. Ao finalmente expurgar Dualib do Clube, o Corinthians revela todas suas mazelas e cai, em 2007, para a segunda divisão. Tal qual nós, que caímos justamente quando Eurico saiu de cena. Passeio é pouco para descrever o que fez o Corinthians na série b. Digamos assim então: O timão cumpriu 38 rodadas de tabela na Série B.Mais de 15 pontos de diferença para o segundo colocado Santo André. Ao todo foram 25 vitórias, 10 empates e 3 derrotas. Marca realmente impressionante. O corinthians hoje é o Virtual Campeão paulista, e conta, entre outros, como o Fenômeno Ronaldo no plantel.



4 comentários:

  1. Otimo post Almirante!

    é uma vergonha o time do Atletico Mineiro, parece que nao reaprendeu a ser grande como os outros....

    Vergonha

    ResponderExcluir
  2. o fluminense nao disputou nao a serie b?

    so lembrando q eles foram para a serie c... disputou e caiu para a serie c parece:

    http://www.google.com.br/url?sa=U&start=1&q=http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_-_S%25C3%25A9rie_B&ei=S_72Sdq1MN6MtgfPocWfDw&sig2=8g5I5PXIkVAuGHwwh2vyiQ&usg=AFQjCNFRNiPc7evV-dJA2VgiH6ji-odCDA

    ResponderExcluir
  3. Foi sim, mas apenas coloquei os times que caíram recentemente. Se assim não fosse, teria de falar do primeiro rebaixamento do Grêmio, do bahia...

    ResponderExcluir
  4. Pois é, mas por muito pouco o Gremio não amargou um repeteco na segundona neste ano que voce narrou, ou esqueceu o que aconteceu nos aflitos? em condições normais o Grêmio com dois ou tres jogadores a menos e um penalti contra si, teria sucumbido e não teria nem a segunda vaga.
    mas sorte é necessário par todas as empreitadas nesta vida, até pra atravessar a rua

    ResponderExcluir