17 abril 2009

ENTENDA COMO JOGA O VASCO 2009

É amigos blogueiros, como já disse aqui fui acompanhar o último jogo fo Vascão em Caruaru e pude observar mais de perto o esquema do técnico Dorival Junior. Esquema esse que achei muito inteligente, pois varia sempre entre o 4-4-2 e o 3-5-2.

Como vocês poderão ver no esboço abaixo, o Vasco inicia toda a partida no 3-5-2, mas ao decorrer da partida esse 4-4-2 é trocado diversas oportunidades para o 3-5-2.



Para entederem melhor o esboço acima, vou colocar para vocês a função de cada um nesse esquema tático:

FERNANDO E TITI


Quando os laterais vão ao ataque ambos tem a função de cobrí-los. Fernando cobre a subida de Paulo Sérgio e Titi a subida de Ramón. Já quando o Vascão é atacado, ambos tem a função de marcarem os atacantes adversários e fazerem a cobertura dos laterais em caso de uma falha dos mesmos.

AMARAL

É ele o maior responsável para que essa variação aconteça. Quando o Vasco vai ao ataque, ele fica centralizado entre os dois zagueiros fazendo a cobertura de ambos, que vão fazer a cobertura dos laterais. Quando o Vasco é atacado, Amaral se torna um volante de marcação pelo lado esquedo, auxiliando Ramón e Titi, que defendem por aquele lado.

RAMÓN E PAULO SÉRGIO

São dois dos pontos altos da equipe. É por eles que a bola sai da defesa para o ataque. Quando o Vascão vai ao ataque eles se trasformam em alas e passam a ter a função de auxiliar os meias. Carlos Alberto é auxiliado por Paulo Sérgio na direita e Jéfferson por Ramón na esquerda. Já parte defensiva eles tem a função de não deixar os laterais adversários chegarem a linha de fundo.

NÍLTON

Também é um jogador importante no esquema, pois é ele que carrega a bola da defesa para o ataque quando os laterais estão marcados. Quando o Vascão vai ao ataque, Nílton se posiciona como um volante mais centralizado, que tem a função de cobrir a subida dos meias e de ser o elemento surpresa sempre que encontrar espaço. Na parte defensiva, Nílton se posiciona como um volante pelo lado direito, auxiliando Paulo Sérgio e Fernando, que defendem por aquele lado.

JÉFFERSON

É importante para o esquema também embora às vezes não pareça. É com Jéfferson que se inicia as jogadas de ataque do Vascão. Após a bola sair dos pés dos laterais ou de Nílton é para ele que a bola vai. Com a bola nos pés, Jéfferson tem a função de municiar os atacantes e iniciar as jogadas do Vascão, além de conter a subida dos volantes adversários quando o Vasco é atacado.

CARLOS ALBERTO

Além de ser o craque do time, Carlos Alberto tem uma função importantíssima no esquema tático do técnico Dorival Junior, pois é ele que abre os espaços necessários para a chegada dos laterais e do volante Nílton, que serve como um homem-surpresa nesse esquema. Além de abrir espaços, Carlos ajuda na marcação pelo lado direito e municia os atacantes Rodrigo Pimpão e Élton.

RODRIGO PIMPÃO

Tem a função de se movimentar entre os dois lados do campo, tanto no direito quanto no esquerdo. Sempre que o Vasco perde a bola no ataque, Pimpão tem a função de conter o avanço do lateral do lado em que ele se encontra, ou seja, se ele estiver no lado direito acompanha o lateral direito e assim sucessivamente.

OBS: Tiago e Élton não foram citados porque a participação deles no esquema é normal se comparada a dos outros

http://www.crvascodagama.com/fotos/albums/futebol/20090327treino/normal_MSD_0760.jpg
Eles compreenderam o que pediu o técnico Dorival Junior!

Espero que após esse simples esboço de como o Vasco joga taticamente, vocês possam ter compreendido a função de cada jogador e a importância que cada um tem dentro do esquema do técnico Dorival Junior. É graças a essa importância e ao entrosamente já adquirido, que o treinador não pode sair trocando o time toda a hora.

Com a contusão de Nílton, fiquei pensando quem poderia substituí-lo à altura. No início tinha pensado em Mateus ou Léo Lima, mas ambos não possuem a mesma característica de Nílton. Mateus tem dificuldade para sair jogando e Léo Lima não marca tão bem quanto o mesmo. Para mim existem dois jogadores no grupo que pode substituir Nílton a altura: Paulinho e Souza. Cito esses dois pois eles tem características parecidas com a de Nílton. Ambos marcam forte e sabem sair jogando.

Mas nem me preocupo quanto ao substituto, pois Dorival certamente não errará nessa escolha e o que for escolhido para substitui-lo tenho a certeza que fará o máximo para ajudar o Vascão.

Por fim queria parabenizar ao técnico Dorival Junior pela montagem desse belissimo esquema, que além de dar liberdade aos laterais, fez com que a defesa vascaína ficasse mais confiável.

O que você pensa a respeito desse esquema amigo blogueiro?

Abraços e Saudações Vascaínas


Carlos Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário