04 abril 2009

Saulzinho


Em pé: Humberto, Paulinho, Brito, Nivaldo, Barbosinha e Dario;
Agachados:Sabará, vevé, Saulzinho, Lorico e da Silva
Crédito: http://saulzinho70.blogspot.com/

Saul Santos Silva, nasceu em Bagé-RS no dia 31 de outubro de 1937. De família humilde, começou a jogar futebol muito cedo e logo defendeu as cores do Guarany de Bagé. Disputou sua primeira partida profissional em 1954, contra o Nacional, de Porto Alegre, fazendo um gol de bicicleta. Artilheiro nato, acabou se destacando no campeonato gaúcho.

Em 1961, foi para o Rio de Janeiro, para atuar no Vasco da Gama, tendo a difícil missão de substituir o consagrado craque cruzmaltino Vavá.
E acabou dando certo. Em 1962, o craque sulista foi artilheiro do campeonato carioca, com 18 gols. Nessa época, formou ataque com Lorico e Da Silva. Diversas contusões acabaram prejudicando sua carreira no futebol carioca, mas Saulzinho, sob conviver com os problemas e sempre dar a volta por cima.

Ele lembra que na década de 60, o Vasco fazia diversas excursões pelo mundo, o que o levou a conhecer quase toda Europa, a África e América. Deixou o Vasco em 1965, voltando para Bagé e encerrando sua carreira no Guarany.
Hoje Saulzinho é advogado em sua cidade natal. Continua gostando bastante de futebol, mas não se envolve diretamente com os clubes de Bagé. Viúvo tem duas filhas: Cláudia, diplomata, atualmente radicada em Brasília, e Adriane, jornalista e gerente de planejamento e marketing do jornal Diário Catarinense.

Segundo Saulzinho, jogar futebol naquela época era muito complicado. “Os zagueiros eram mais violentos, a chuteira e a bola não eram tão boas quanto às de hoje e os campos eram muito esburacados”. Mesmo assim, o ex-artilheiro lembra da galeria de craques de seu time e dos adversários. “Tínhamos que enfrentar o Botafogo de Garrincha, o Flamengo de Jordan, o Fluminense de Castilho e Pinheiro ou o Santos de Pelé”.
Carreira:
1954-1960: Guarany-RS;
1961-1965: Vasco da Gama-RJ;
1966-1970: Guarany-RS

Títulos
Copa O'Higgins: 1966

Títulos pessoais:
Artilheiro do campeonato carioca: 1962

Seleção Brasileira
Dois Jogos: 17.04.1966 Chile e 20.04.1966 Chile

Fontes

2 comentários:

  1. Sair do interior do RS para o Rio de Janeiro na década de 1960, não deve ter sido fácil.

    Pena que não conquistou nenhum título pelo Vasco!

    Abraço,

    Rafael Igor
    www.passesdeletra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Um grande atacante que marcou época no Vasco e formou uma boa dupla com Célio.
    Os anos 60 foi muito ruim para o clube em títulos tanto que depois de 58 só fomos ser campeões carioca em 1970.

    ResponderExcluir