18 maio 2009

Jaguaré


Antes de se projetar no cenário futebolístico como goleiro, Jaguaré foi lateral, ponta, meia e centroavante. Nas peladas do Cais do Porto, lugar que trabalhava, foi descoberto pelos jogadores Espanhol e Peixoto que o levaram para jogar pelo extinto Pereira Passos, mais tarde ambos foram para o Vasco e Espanhol novamente levou Jaguaré com ele em 1928.

Na Colina Histórica começava o reinado de Harry Welfare, inglês tradicional que gostava de ver seus jogadores bem vestidos, Jaguaré, nesse quesito, deixava a desejar na opinião de Welfare: usava boné de marinheiro, camisa fora do calção e meias arriadas.

Estreou no segundo quadro, onde jogou apenas uma partida, logo passando para o time principal e sendo colocado na reserva do goleiro Waldemar. Tinha apenas 10 dias de Vasco quando agarrou a chance de ser titular na partida contra o Fluminense. O jogo terminou empatado em 0x0 e sua atuação foi tão espetacular que Jaguaré se tornou a sensação da cidade. Passou a ser chamado “Jaguaré, sua majestade o Babilônia”, um dos muitos apelidos que ganharia ao longo da carreira, como “Dengoso” e “Le Jaguar”, esse da época dos gramados franceses.

Esse foi apenas um dos muitos feitos espetaculares de sua carreira. Outro exemplo foi o jogo entre as seleções carioca e paulista, quando defendeu um pênalti cobrado por Grané, que se vangloriava de ter o chute mais potente do Brasil, chamado de ‘Grané Canhão 420’, em alusão ao canhão mais potente da época. Esse chute foi tão forte que o fez cair dentro do gol e a defesa o tornou ainda mais querido pelos torcedores. Tornou-se famoso também pela irreverência. a cada jogo inventava uma jogada diferente, como em uma partida contra o Bangu em que, dando um tapa na bola, driblou o atacante Ladislau do Bangu por duas vezes para delírio da torcida vascaína. Em outras oportunidades, após fazer a defesa, atirava a bola na cabeça dos adversários para depois pegá-la novamente.

Assim era Jaguaré, e os estádios enchiam para ver suas defesa e deliciarem-se com o modo moleque como atuava. Ficou na lembrança de todos o seu modo de defender a bola, a “bichinha” em suas palavras, a girava com a mão e depois a equilibrava na ponta do dedo. Jaguaré também era bom com os pés, seu chute era mais certeiro e mais potente do que muitos atacantes e ele, claro, se vangloriava disso.

Essa arma era utilizada quando algum goleiro ia fazer teste no Vasco, Jaguaré dizia que iria testá-lo e mandava a bomba. Repetidamente. No dia seguinte tal goleiro não era mais visto em São Januário. Em uma época diferente da atual, onde os atletas dependiam do bicho para sobreviver, jogar uma partida era questão de vida ou morte para Jaguaré, como descobriu um dia Harry Welfare ao tentar barrá-lo. O Dengoso garantiu sua titularidade apontando uma faca ao velho inglês.

Também faz parte do folclore em torno de Jaguaré seu hábito de dormir até 10 minutos antes das partidas, fossem elas amistosos ou decisões. Depois de ser delicadamente acordado por Welfare, molhava a cabeça na torneira do vestiário e entrava em campo tranqüilamente.

Quando o Vasco excursionou à Europa, o primeiro clube em atividade no futebol profissional a fazê-lo, Jaguaré por lá ficou. Só retornou em 1934 e trazia consigo algo inédito no Brasil: luvas para goleiro. Mas a magia de Jaguaré parecia ter acabado e o Vasco não o quis. O resto de sua carreira nos gramados foi marcado pela irregularidade. Morreu na cidade de Santo Anastácio em 1940, segundo alguns por seqüelas de uma briga, mas seu nome ficará na história como uma das maiores lendas do futebol brasileiro e um dos maiores goleiros do país.

Jaguaré

Nome: Jaguaré Bezerra de Vasconcelos
Apelido: Babilônia, Dengoso e Le Jaguar
Nascimento: 14/07/1905 - Rio de Janeiro/RJ
Falecimento: 27/10/1940-Santo Anastácio-SP
Posição: Goleiro
Características: Agilidade, Segurança e Tranqüilidade.
Período: 1928 a 1931 e 1934

Títulos
Campeonato Carioca: 1929

4 comentários:

  1. Linda história do Jaguaré. A conhecia um pouco e gostei muito de vê-la mais detalhada.
    Mais um grande jogador que enriqueceu a história do Gigante da Colina.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Diego
    Jaguaré foi um dos maiores goleiros da história do clube. Ele passou alguns anos atuando na França e depois no Corinthians.

    ResponderExcluir
  3. Jaguaré realmente tem uma história belissima

    poucos jogadores a tem!

    tinha q ter jogado no vasco msm

    ResponderExcluir
  4. Jogou na Europa no F.C. de Barcelona, no Olympique de Marselha, onde foi campeão francês por duas vezes consecutivas. Com o advento da II Grande Guerra Mundial, foi para Portugal onde jogou, na época 1939/40 no Académico Futebol Clube (mais conhecido por Académico do Porto). Regressou ao Brasil em Agosto de 1940.

    Cump.s
    Eduardo Rego - Porto, Portugal

    ResponderExcluir