Em 1957, Vasco e Santos formaram um combinado para disputar de um torneio chamado Taça Morumbi. O time principal do Vasco estava em excursão na Europa, por isso contou com os reforços do Peixe. Um deles foi um jovem de 16 anos ainda reserva. Era comum, naquela época, ver o nome de Pelé escrito de forma errada: Pelê. Mas logo todos passariam a conhecer aquele craque.
Pelé disputou quatro partidas pelo combinado, três com a camisa do Vasco e uma com a do Santos. Ele fez gols em todas, totalizando seis. Logo na estreia, o combinado Vasco-Santos aplicou 6 a 1 no Belenenses, de Portugal.
O GLOBO noticiou da seguinte maneira: "Pelê, a grande figura, fêz três goals e foi o autor de dois passes para os outros tentos". Pelé mostrou humildade ao ser cercado pelos repórteres que perguntavam se ele já sonhava com a seleção brasileira. "Não, moço. Eu só estava torcendo para ganhar o jogo", disse, um ano antes da Copa do Mundo de 1958, na Suécia.Depois dos três gols contra o Belenenses, Pelé partiu para o segundo compromisso, também no Maracanã. O adversário era o Dínamo Zagreb, da Iugoslávia. O jogo terminou 1 a 1 e Pelé deixou a sua marca, mas a crítica do GLOBO exigiu mais do jovem. "Por tudo o que Pelé havia feito contra o Belenenses, parece que os comandantes esperavam muito do novato". Mas Pelé saiu com pontos, já que fez mais um gol.
No dia 26 de junho de 1957, Pelé, com a camisa do Vasco, teria o Flamengo pela frente. E o postulante a rei, mais uma vez, não decepcionou, marcando um gol no arqui-rival vascaíno. Dida, ídolo de Zico, fez o gol rubro-negro. O GLOBO fez severas críticas ao árbitro da partida. "O juiz Anver Bilate botou tudo a perder, fazendo uma das piores arbitragens a que temos assistido no Maracanã. Inverteu faltas, não teve serenidade, anulou tentos legítimos e deixou de assinalar penalties claros".
O gol de Dida saiu aos 10 minutos, mas aos 27 a estrela de Pelé . "Pelé passou por Pavão e fulminou Ari com um violento chute". A reportagem relata um lance importante um minuto antes. "Houve um penalty de Pavão em Pelé aos 26 minutos. O zagueiro empurrou o atacante, que acabara de driblá-lo". O Flamengo também teria um pênalti não marcado logo depois, um gol anulado e a expulsão injusta, segundo a reportagem, de Jair, que reclamou com o árbitro e foi "empurrado com o peito". Na crônica do jornal, Pelé ganhou elogios, sendo eleito o destaque do lado vascaíno. "Pelé foi o elemento mais destacado do ataque, fazendo um tento (gol) sensacional".
O quarto jogo do combinado aconteceu na capital paulista, contra o São Paulo. Mais uma vez Vasco-Santos, desta vez usando a camisa do Peixe, empatou em 1 a 1 e, novamente, com gol de Pelé. Segundo reportagem do GLOBO da época, Pelé teve um gol mal anulado. "Pelé foi a figura mais saliente e mais destacada. Foi um jogador que desenvolveu uma atividade assombrosa. Deu trabalho insano aos seus marcadores. Foi insinuante e perigoso", diz o texto. Em função da bilheteria abaixo do esperado, o torneio não chegou ao fim.
As belas atuações de Pelé foram determinantes, como o próprio Rei confirma atualmente, para que ele fosse convocado para a seleção brasileira pela primeira vez. O técnico da seleção, Sílvio Pirillo, o chamou para o jogo contra a Argentina, no Maracanã, no dia 7 de julho de 1957. O Brasil perdeu por 2 a 1, mas sabe quem fez o gol? Isso mesmo, Pelé. Na partida seguinte, no Pacaembu, a seleção venceu a Argentina por 2 a 0. Ele, Pelé, marcou um dos gols. Aos 16 anos, ele já contabilizava 'tentos' em Vasco x Flamengo e Brasil x Argentina. Coisas de rei.
- A minha carreira praticamente começou no Vasco com o combinado Santos e Vasco. Foi o que me abriu as portas para a seleção brasileira e para o mundo - lembrou o Rei em recente entrevista à TV Lance.
O Vasco também faria parte, em 1969, da história do Rei quando o camisa 10 marcou o milésimo gol. Pelé já disse algumas vezes que era vascaíno quando criança. Também foi como adolescente antes de se tornar patrimônio mundial. Confira abaixo alguns gols de Pelé pelo Vasco!
Nome: Edson Arantes do Nascimento
Data de nascimento: 23/10/1940 / Tres Coracões (MG)
Posição: Atacante
Fonte: www.netvasco.com.br
Sem o Vasco ele nao seria nada!!
ResponderExcluirIsso é fato!!