Agachados: Donizete, Luizão, Nélson, Vágner, Felipe e Juninho Pernambucano
Crédito: www.crvasco da gama.com
Crédito: www.crvasco da gama.com
Osmar Donizete Cândido nasceu na cidade de Prados em Minas Gerais no dia 24 de outubro de 1968 . Atacante,seu ponto forte era a velocidade e a finalização. Durante toda a sua carreira, recebeu o apelido de Pantera, por imitar os passos do animal ao comemorar os seus gols.
Revelado pelo Volta Redonda, ficou famoso jogando pelo Botafogo, onde chegou à Seleção Brasileira e foi campeão brasileiro, em 1995. Formou ao lado de Túlio Maravilha, no alvinegro carioca, uma das mais efetivas duplas de ataque do futebol brasileiro.
Donizete foi,sem dúvida, um dos atacantes mais importantes da história do Vasco da Gama, apesar de não receber o devido valor da torcida. O "Pantera" chegou à São Januário em 1998,logo após o clube conquistar o título nacional do ano anterior. Com a saída do craque Edmundo para a Fiorentina-ITA e de Evair para o Atlético-MG, Donizete e Luisão foram contratados para formar a dupla de ataque vascaína na Libertadores. E deu certo. Os dois, que nunca haviam jogado juntos, pareciam criados no mesmo bairro. O oportunismo de Luisão e a raça de Donizete conquistaram a torcida e a Libertadores, pela primeira vez vencida pelo time. O nosso ídolo ainda foi o autor do gol que iniciou a vitória na primeira partida da final do torneio sul-americano, contra o Barcelona-EQU. Após falha bisonha do ex-zagueiro vascaíno Quiñonez, o atacante acertou um chute certeiro de fora da área,no ângulo do goleiro da equipe equatoriana. O jogador deixou o Vasco logo após o Mundial FIFA de 2000 e voltou ao Botafogo,onde havia vencido o brasileiro de 95.
Em 2002 o jogador teve rápida passagem pelo Gigante da Colina, tendo jogado apenas 4 jogos. Sua terceira e ultima passagem pela equipe foi em 2003 onde ficou até inicio de 2004.
Ficha do Ídolo
Nome: Osmar Donizete Candido
Nascimento: 24/10/1968 /Prados (MG)
Pelo Vasco da Gama
1998 - 45 jogos - 14 gols
1999 - 61 jogos - 18 gols
2000 - 4 jogos - 2 gols
2002 - 4 jogos - 0 gols
2003 - 17 jogos - 3 gols
2004 - 5 jogos - 0 gols
Títulos pelo Vasco da Gama
Campeonato Carioca: 1998
Copa Libertadores: 1998
Torneio Rio - São Paulo: 1999
Copa Rio de Janeiro: 1999, 2004
Créditos
Lembro sempre com muito carinho o Pantera.A primeira vez que fui ao Maraca,no agosto 1999,era dia do classico contra o Botafogo. Ganhamos 2-1 e Donizete marcou depois 3 minutos de jogo. Foi meu batismo ao Maraca,graças ao Pantera. Coisa de predestinado.
ResponderExcluirSaudaçoes Vascainas.
Realmente é um jogador que nos deixa uma grata lembrança; Quem não se lembra dos gols dele na final da libertadores?! Quem não se lembra das suas comemorações no estilo pantera?! É Donizete, serás sempre ídolo do Vascão!
ResponderExcluir