17 outubro 2009

Dessa vez não deu para ser Campeão!


Estádio lotado, um jogador a mais desde os 37 minutos da primeira etapa e um time repleto de jogadores com enorme potencial; Tudo parecia bem encaminhado para que o Brasil conquistasse o pentacampeonato do Mundial Sub-20, eis que o destino prega uma peça e a equipe brasileira acaba derrotada nos pênaltis por Gana após seu melhor jogador em toda a competição desperdiçar uma simples cobrança de Penalti.

Parece até um roteiro de um livro de William Shakespare, mas o que aconteceu ontem no Egito é a prova de que até mesmo o tão vitorioso futebol brasileiro está sujeito à dramas como o de Romeu e Julieta, sem comparações ao pé da letra por favor.

Em um jogo em que dominou completamente a Seleção de Gana, o Brasil não soube aproveitar as chances criadas e acabou derrotado no pênaltis. O detalhe é que por duas vezes o Brasil teve a chance de sair com o título, mas por ironia do destino Souza e Maicon desperdiçaram as cobranças.

Como grande otimista que sou, gostaria de destacar a boa campanha feita pela seleção brasileira ao longo da competição. Sei que muitos acham que uma campanha só pode ser boa com a conquista do título, mas não podemos esquecer que o Mundial sub-20, assim como os outros da base, visam a formação ou o aparecimento de atletas que no futuro possam vestir a camisa de uma determinada seleção.

Claro que nem todos os jogadores que se apresentaram nesse mundial irão ter uma carreira de sucesso na seleção, mas a meu ver bons talentos surgiram para o futebol brasileiro. O lateral esquerdo Diogo, o goleiro Rafael, os volantes Renan e Souza e o lateral direito Douglas são exemplos de jogadores que podem, se bem trabalhados, se tornarem num futuro próximo fundamentais para seus respectivos clubes. Isso sem nos esquecermos dos já "consagrados" meias Giuliano, Alex Teixeira, Douglas Costa e Paulo Henrique Ganso, do zagueiro Rafael Tóloi e do atacante Allan Kardec, que mesmo sendo muito criticado provou que pode dar certo se for bem utilizado.


Por fim, gostaria de dizer que o título é sim importante, mas como disse o que mais vale nesse mundial sub-20 é o aparecimento de novos valores para o futebol brasileiro e isso, a meu ver, o Brasil conseguiu. Dessa vez não deu para ser campeão, mas quem sabe esse título não vem com a garotada do Sub-17? Resta então torcermos e acompanharmos aonde vão parar os talentos surgidos nesse mundial sub-20!

Abraços e Saudações Vascaínas

Carlos Junior

4 comentários:

  1. O Brasil jogou melhor o jogo todo, faltou um pouco de objetividade na finalização, mas na minha opinião a garotada fez bonito e tem que voltar ao Brasil de cabeça erguida.
    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Quem se lembra de Atenas 2004: O grande mico com a seleção de vôlei feminino, que vencia a Rússia na semifinal por 2 sets a , chegou a estar vencendo o quarto set por 24 a 19 e conseguiu perder o jogo no tie-break que chegou a colocar 12 a 9.
    Hoje esta equipe é respeitada no mundo inteiro. Ouro Olímpico e título mundial. A diferença, é que se na seleção feminina de volei nós temos o Zé Roberto, com o Rogério não dá pra esperar muita coisa não

    ResponderExcluir
  3. Fala Jefferson, concerteza brother. Não tenha dúvida de que a garotada tem que voltar de cabeça erguida, principalmente os vascaínos, pois eles jogaram demais!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Fala Julio, Valeu pela visita parcero!

    Olha, entendo tuas criticas ao Rogério e até concordo. Na minha opinião a seleção sub-20 deveria ter um técnico mais gabaritado e mais experiente. Mas não creio que a derrota tenha sido por causa dele, foi uma falta de sorte e só.

    Abração

    ResponderExcluir