23 janeiro 2010

Dodô x Loco Abreu

http://nathanolabarria.files.wordpress.com/2009/01/7023136_7_21.jpghttp://farm5.static.flickr.com/4026/4272934442_f3027b50e4.jpg

Quem for ao Engenhão amanhã para acompanhar o jogo entre Vasco e Botafogo terá um motivo a mais para ficar atento a cada lance, a cada jogada, pois em campo estarão presentes dois dos melhores atacantes do país na atualidade, tratam-se de Ricardo Lucas, o Dodô, e Sebástian Abreu, o El Loco Uruguaio. Para facilitar a vida de você torcedor que não conhece a carreira desses dois jogadores, o Blog o Sentimento não Para preparou essa postagem para falar um pouco das características e da trajetória de ambos.

Como estamos tratando de um clássico de grande expressão e de um duelo de grande jogadores, nada mais justo que começar essa análise pelo jogador que atua no clube que conquistou mais Campeonatos Brasileiros entre os dois. Não querendo provocar ninguém, mas tínhamos que escolher um critério e esse a nosso ver era o mais justo. Explicado o critério, vamos começar então com um pouco sobre a carreira de Dodô.

DODÔ

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,34992529-DP,00.jpg

Apelidado pela imprensa como "artilheiro dos gols bonitos", Dodô é sem dúvida um jogador que deu azar de ter surgido em meio ao aparecimentos de lendas na sua posição. Ronaldo, Romário, Edmundo, Rivaldo e Bebeto são alguns dos "culpados" pela falta de oportunidades de Dodô na Seleção Brasileira.

Revelado pelo Nacional Atlético Clube e não pelo Fluminense como muitos noticiam, Ricardo Lucas brilhou no futebol paulista durante exatos seis anos. Tanto no São Paulo, onde formou uma dupla de ataque inesquecível com o Colombiano Aristizábal, quanto no Santos Dodô se tornou ídolo da torcida. Tal sucesso fez com que o artilheiro fosse lembrado pelo técnico Zagallo no ano de 1997. No total foram foram 5 partidas disputadas com a amarelinha e dois gols marcados.

Apesar de tanto sucesso no futebol paulista, foi no futebol carioca que Dodô viveu suas maiores emoções. É bom que se diga que essas emoções foram tanto do lado negativo, com a suspensão por Doping, como para o lado positivo, como o Vice Campeonato da Libertadores com a camisa do Fluminense e os títulos recheados com belos gols com a camisa do Botafogo.

Hoje, Dodô é a esperança da imensa torcida do Club de Regatas Vasco da Gama. Se ele vai corresponder com a camisa vascaína isso só o tempo vai dizer, mas independentemente de brilhar ou não, Dodô já deixou seu nome na história do futebol brasileiro. Afinal que não se lembrará do "artilheiro dos gols bonitos" !?



Como Joga: Apesar de ser um jogador de muito boa finalização, Dodô não fica parado dentro da área; Sai para buscar jogo e acaba abrindo espaços para os companheiros. Dificilmente perde as oportunidades. Grande driblador e dotado de uma técnica impressionante.

"EL LOCO" ABREU

http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A3/25EF/5A59/0125/F453/3F19/7E64/loco-abreu-mi-20100103.jpg

Superticioso, o atacante uruguaio começou no Defensor Sporting, do Uruguai na temporada 1994/95, onde conquistou a Liguilla Pré-Libertadores da América, competição disputada no Uruguai ao fim de cada temporada, visando determinar os classificados para os torneios sul-americanos, especialmente a Libertadores. Na temporada seguinte, Abreu transferiu-se para o San Lorenzo, da Argentina, onde obteve grandes atuações, que chamaram a atenção do La Coruña, da Espanha, que o contratou.

No clube espanhol, Sebástian não conseguiu os mesmos resultados prévios e foi emprestado para diversos clubes ao longo do seu contrato na Espanha. Em 1998, Abreu teve sua primeira passagem pelo Brasil, atuando pelo Grêmio, por onde teve passagem discreta. Na temporada 1999/2000, o goleador foi para o México defender o Tecos. Após grandes atuações repletas de gols, o artilheiro voltou para a Argentina para mais uma vez defender o San Lorenzo em 2000. Após o fim do empréstimo de um ano, El Loco Abreu foi repassado para o Nacional do Uruguai e, mais uma vez, balançou as redes por diversas vezes. Para a temporada 2002/2003, o clube espanhol (ainda detentor de seu passe) o emprestou para o Cruz Azul também do México, onde o atacante iria atingir uma de suas melhores médias de gol de toda sua carreira. No inicio de 2003, foi a vez do experiente goleador defender o América do México sem grande êxito.

Com o contrato finalizado e não-renovado com o La Coruña, Sebástian voltou para o Nacional em 2004. A volta para o México não demorou muito e o atacante acertou com o Dorados. Atuando no México, o artilheiro ainda iria defender o Monterrey em 2006 e o San Luis e o UANL Tigres em 2007. Em 2008, voltou para a Argentina, dessa vez para defender o River Plate por empréstimo. Ainda em 2008, defendeu o modesto Beitar Jerusalem, aonde disputou as eliminatórias para a UEFA Champions League, no entanto sem muito sucesso. De volta ao River Plate, El Loco não conseguiu muitas oportunidades para atuar, o que o levou a ser emprestado para o Real Sociedad em 2009 para ajudar o clube à voltar à elite do futebol espanhol. Apesar das boas atuações, o clube não conseguiu a classificação e, logo, o jogador foi atuar pelo desconhecido Aris, da Grécia.

Pensando em voltar a um grande centro, Abreu resolveu aceitar a proposta do Botafogo e voltou ao futebol Brasileiro. Assinou contrato de dois anos e estreará amanhã no clássico contra o Vasco.



Como joga: É aquele atacante mais de área; Gosta de enfrentar os zagueiros dentro da área e na maioria das vezes leva vantagem. Se a bola não estiver chegando, gosta de voltar para buscá-la. Muito provocados.

Tira- Teima

Criatividade- Dodô

Sabe como ninguém criar soluções em jogadas quase perdidas.

Cabeceio- Loco Abreu

Muito bom no jogo aéreo; Se vacilarem, ele guarda!

Força- Loco Abreu

Muito forte tecnicamente; Dificilmente perde um gol no mano a mano

Finalização-
Empate

Ambos são ótimos finalizadores

Drible-
Dodô

Muito habilidoso; Muito mais habilidoso que o Uruguaio

Velocidade- Dodô

Por ter sua característica ligada as arrancadas, leva vantagem nesse quesito

Ritmo de Jogo- Empate

Apesar de estar jogando, Dodô ficou quase 2 anos sem jogar e isso o deixa em condições de igualdade com El Loco


Fontes: Wikipedia, Globoesporte.com, Abril, Lancenet

7 comentários:

  1. Sinceramente acho que quem decidirá o classico não é nenhum nem outro destes dois e sim o time como um todo, defesa, maia cancha e levamos a melhor no papel, resta-nos saber na pratica.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. o vasco é o time da virada e todos nos sabemos quem vai ser o grande campeao tem alguma duvida??

    vasco

    ResponderExcluir
  3. é sem duvida todos nós acreditamos no elenco que temos,e sem querer se gabar vasco tu é o time da virada e um eterno vencedor...

    ResponderExcluir
  4. o vasco é o time da torcida maravilhosa,do time maravilhoso,e por isso é sem duvida um grande vencedor

    ResponderExcluir
  5. dodo vc é o cara mas o vasco não é o time de um crake só tem varios e eu nem preciso citar até os inimigos admiran mesmo que sem demonstrar

    ResponderExcluir
  6. o loco abreu provou que se abriu, e que ele só esta a passeio, vasco vc é de mais..

    ResponderExcluir
  7. o vasco nasceu para ser o grande campeao,e acreditem ele é.

    ResponderExcluir