25 janeiro 2010

Vasco 6 x 0 Botafogo: Show Vascaíno no Engenhão!

http://farm5.static.flickr.com/4036/4301709979_6c4e535576.jpg

Sensacional e irrepreensível; É dessa forma que podemos resumir a atuação do Vascão ontem no Engenhão frente ao Botafogo. Com um goleada de 6 a 0 para cima do rival, o Vascão assumiu a liderança do Grupo B da Taça Guanabara e deu um passo importante para garantir a classificação para a próxima fase da competição.

O JOGO

1º tempo: “O Show de Dodô”

http://www.lancenet.com.br/galerias/vasco-humilha-botafogo/fotos/04%20ric.jpg

A torcida do Botafogo que foi ao Engenhão para ver “El Loco” acabou ficando “Loca” após a atuação de gala de Dodô e de toda a equipe vascaína. Equipe essa que dominou a partida desde os primeiros minutos de jogo. Com toques rápidos e com uma movimentação “a La Barcelona”, o Vascão envolveu a equipe Alvinegra, que nervosa apelava para as faltas e errava muitos passes.

E foi justamente em um dos passes errados da equipe alvinegra que Souza recuperou a bola e deu para Dodô começar sua trajetória de gols bonitos com a camisa do Vascão. Após receber a bola do jovem volante vascaíno, o camisa 10 driblou três jogadores alvinegros e mandou uma bomba no cantinho do goleiro Jéfferson, que nada podia fazer a não ser lamentar o início ruim da equipe alvinegra. Mal sabia Jéfferson que o início ruim ia se transformar em tragédia.

Melhor em campo após gol, o Vascão tocava a bola com consciência; as movimentações de Philippe Coutinho e Souza envolviam a defesa botafoguense, que atordoada continuava a fazer faltas violentas. E como diz o velho ditado, “aqui se faz, aqui se paga”, o Botafogo pagou pela violência excessiva na partida; após entrada criminosa em Souza, o volante alvinegro Eduardo recebe cartão vermelho e complicou ainda mais as coisas para o Botafogo.

Com a vantagem e um jogador a mais, o Vascão se tornou soberano na partida. Nílton e Léo Gago não davam espaços no meio-campo, roubavam a bola e saíam rapidamente para o ataque. É bem verdade que o Botafogo ainda teve um chance com Herrera na primeira etapa após belo passe de Loco Abreu, mas fora isso só se viu o domínio vascaíno na partida.

Domínio que ficou evidente após uma bela triangulação entre Phillipe Coutinho, Dodô e Carlos Alberto, que com toques rápidos e de efeitos envolveram facilmente a fraca defesa alvinegra. Infelizmente para os amantes de futebol, a bela jogada não terminou em gol. Mas fica aí o registro.

Se nessa jogada acima citada, o segundo gol não saiu minutos depois ele sairia outra vez com o artilheiro dos gols bonitos, Dodô; após belo passe de Léo Gago para Carlos Alberto, o camisa 19 vascaíno passou pelo marcador alvinegro e cruzou na medida para o novo artilheiro vascaíno, que com enorme categoria deu um biquinho na bola empurrando-a para o fundo da redes e conseqüentemente marcando o segundo gol vascaíno na partida.

http://farm5.static.flickr.com/4061/4302024616_9b054012e5.jpg

O gol corou de vez a atuação de uma equipe consistente e obediente taticamente. Obediência essa que ficou mais evidente após o lance que originou o terceiro gol vascaíno na partida; após péssima cobrança de falta de Lúcio Flávio, muito bem cortado pelo capitão vascaíno Carlos Alberto, Márcio Careca roubou a bola de Marcelo Cordeiro e passou para Souza, que com apenas 5 toques na bola deixou Dodô na cara do gol e como é do conhecimento de todos nós, Dodô na cara do gol só resulta em uma coisa, gol, e foi justamente isso que aconteceu; após receber passe de Souza, acima citado, praticamente na entrada da grande área, o artilheiro dos gols bonitos juntou mais um belo a sua galeria, pois com muita categoria deu um toque por cima do goleiro Jéfferson e fechou o primeiro tempo glorioso do Vascão no Engenhão.

2º Tempo: “Show de Phillipe Coutinho

http://www.lancenet.com.br/galerias/vasco-humilha-botafogo/fotos/11%20gis.jpg

Se na primeira etapa o dono da partida se chamou Dodô, no segundo tempo esse dono teve outro nome, mais precisamente o nome de uma jóia, de uma promessa, que infelizmente terá que deixar nosso clube na metade do ano por culpa de forças ocultas do passado vascaíno, estou falando de Phillipe Coutinho.

E quem pensava que o Vascão ia por o pé no freio logo soube que estava errado. Assim como no primeiro tempo inteiro a equipe vascaína, que já não contava com o capitão Carlos Alberto substituído por Magno ainda no primeiro tempo após se contundir sozinho, continuou a jogar seriamente e ofensivamente.

Tanta aplicação demonstrada pela equipe vascaína valeu à pena, pois logo aos 12 minutos da segunda etapa Léo Gago fez o quarto gol e mandou o restante da torcida alvinegra para casa. O gol saiu após falta sofrida por Dodô na entrada da área. Falta essa que foi muito bem cobrada por Léo Gago e muito mal defendida por Jéfferson. Mas quem liga para isso, o que importa é a bola na rede.

A partir foi que começou o show de Phillipe Coutinho na partida. Primeiro o jovem jogador vascaíno recebeu um belo passe de Dodô, ganhou do marcador e tocou na saída do goleiro Jéfferson, que mais uma vez teve que buscar a bola no fundo das redes. O gol marcado por Coutinho o deixou visivelmente emocionado, pois esse foi o primeiro e como todo nós sabemos a primeira vez nós nunca esquecemos. E certamente o segundo gol também não saíra da cabeça da realidade vascaína, pois coube a ele completar uma bela jogada elaborada pelo ataque vascaíno; após passe de Coutinho, Thiago Martinelli (entrou no lugar de Fágner contundido) tocou de primeira para Rafael Coelho (entrou no lugar de Souza) que de primeira devolveu a bola para Phillipe Coutinho fechar o placar e a festa vascaína no Engenhão. GOLAÇO!

http://www.lancenet.com.br/galerias/vasco-humilha-botafogo/fotos/09%20ric.jpg

A chuva de gols pararia por aí, mas o Show vascaíno continuaria a acontecer de várias maneiras; seja com os dribles desconcertantes de Magno, com as roubadas de bola precisas de Titi ou com as tabelas lindas entre Dodô e Phillipe Coutinho. O Fato é que o Vascão jogou muito e deixou seus torcedores todos esperançosos de um bom ano que esta por vir.

Apesar da goleada que em si já deve ser bastante comemorada, outro fator que não deve ser esquecido foi à vontade e obediência tática desse time vascaíno. Claro que muitos da imprensa vão dizer que o Vascão ganhou por conta da expulsão do jogador Botafoguense, mas nós sabemos que com 11, 10 ou até mesmo com 13 jogadores o Botafogo perderia da mesma forma, pois o Vascão jogou demais, muito mesmo. A meu ver essa facilidade vascaína se deu pela fragilidade do Botafogo sim, mas em sua grande maioria pela entrada de um jogador mais criativo no meio-campo, o jovem Souza. Como jogou esse garoto, como jogou. Tava até comentando ontem assistindo ao jogo, o Dodô fez os gols e o Coutinho deu Show, mas o Souza também foi fundamental na vitória de ontem.

Para encerrar, gostaria de parabenizar a todos esses jogadores e de dizer a toda a torcida vascaína que devemos comemorar e muito, pois resultado como esse não acontecesse todos os dias!

E ah... BOTAFOGO LOUCO tem 13 LETRAS!

MELHOR EM CAMPO

http://farm5.static.flickr.com/4049/4302457556_8482cd7153.jpg

Dodô- Não poderia ser outro jogador. Jogou demais o artilheiros dos gols bonitos; fez três gols, deu passe para um e sofreu a falta do outro. Jogou demais, demais! Apesar disso não custa lembrar que toda a equipe atuou muito bem, mas como tive que escolher o craque do jogo, tinha quer ser ele!

GOLS E MELHORES MOMENTOS

Fotos: Marcelo Sadio/ Vasco e Lancenet
Vídeo: Globoesporte.com

4 comentários:

  1. rsrsrsrs .. não tem explicação...
    Fui pro estádio esperando uma vitória sai rindo atoa por causa da humilhação ...
    ganhar é muito bom ... ganhar de seis é melhor ainda... ganhar do botafogo dentro do engenhão é muito muito bom....

    A todos os vascaínos " é o poder .... Dodô é o poder..."

    Tamirez Giffoni ..
    Uma vascaína mais que apaixonada

    ResponderExcluir
  2. Fala Tamirez, pela primeira vez te vejo aqui no Blog. Grande honra ter a tua presença aqui!

    Sobre o teu comentário, eu não fui pro estádio, mas senti a mesma coisa! Como é bom ser vascaíno, como é bom torcer, como é bom!

    Assino em baixo com tudo que você disse!

    Beijao e volta sempre!

    ResponderExcluir
  3. Fiz aniversário no dia 22 Jan 2010 e comemorei no dia 24, justamente no dia do jogo. O melhor ainda, a festa foi na casa de um Botafoguense, imaginem como ele se sentiu sendo humilhado, com o show do Vascão. Valeu Dodô e companhia.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS AO CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA POR ANTECIPAÇÃO,SERÁ QUE VAI SER MAIS 6 x0,HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    ResponderExcluir