04 março 2010

Carioca 2010: Vascão bate Bangu no Engenhão

http://farm3.static.flickr.com/2734/4404716963_76b5a30ab7.jpg
Fernando marca: Seria um sinal?

Não foi a exibição que a torcida gostaria, mas ontem no Engenhão o Vascão conseguiu mais uma vitória pelo Campeonato Carioca. Na partida que marcou o reencontro de Dodô com as redes coisas estranhas aconteceram, o gol de Fernando foi uma delas. Com a vitória, o Vascão assumiu parcialmente a liderança do grupo B. Por falar em grupo B, que campanha horrível fazem os times desse grupo hein, até agora só nós e os alvinegros vencemos. Vergonha!

Perdoem- me, mas não vou me alongar nesse assunto. Vou falar do que realmente interessa, a atuação do Vascão na partida de ontem. Inicialmente gostaria de dizer que não achei nossa equipe bem ontem, tenho certeza que não fui o único. Nosso time entrou em campo no chamado 4-2-2-2, com Nilton e Souza plantados como volantes e com Coutinho e Fumagalli como meias. De início, nossa equipe até que se comportou bem, pois tocava bem a bola e se movimentava muito.

Com o decorrer do tempo, essa movimentação foi diminuindo graças a forte marcação imposta pela equipe do Bangu e pela falta de jogadas pelos lados do campo. Nossos laterais parecem ter desaprendido a jogar pelas pontas. Foi impressionante no primeiro tempo o número de vezes que o Márcio Careca e o Fágner carregaram a bola para o meio. Tal atitude de ambos prejudicou consideravelmente a atuação dos nossos homes de meio-campo, que por conta disso não tinham para quem tocar a bola. Se fosse definir em poucas palavras o maior erro do Vascão na partida, diria que afunilamos muito o jogo, ou seja, insistimos de mais em jogadas pelo meio.

http://farm5.static.flickr.com/4067/4404494723_0cd59e9c04.jpg

Para não ser injusto, gostaria de citar que a entrada de Élder Granja na equipe resolveu um pouco desse problema. Logo em seu primeiro lance, Granja fez mais que Fágner em uma partida inteira. Por falar em Fágner, dizem que ficou muito bravo por ter saído de campo ainda na primeira etapa. Ora, será que ele pensou que estava jogando bem? Se ele tiver um pouco de auto-crítica deveria saber que não estava bem na partida. Antes que digam que peguei pesado com o Fágner, gostaria de lembrar que há muito tempo defendo a titularidade dele, mas não tinha como elogiá-lo hoje, pois ontem ele forçou de mais as jogadas pelo meio e errou muitos passes, resumindo, ele foi muito mal.

Só para não deixar passar na avaliação, o Vascão finalizou uma bola com Dodô no primeiro tempo. Nosso camisa 10 recebeu a bola na entrada da grande área, driblou o marcador adversário e finalizou muito bem, para o seu azar a bola bateu na trave. Confesso que naquele momento imaginei o que poderia estar pensando o Dodô: " Será que essa bola não vai entrar mais?!". Adivinhações à parte, o fato é que o primeiro tempo terminou mesmo com o placar de 0 a 0.

Diferentemente da primeira etapa, o Vascão passou a jogar mais pelos lados do campo na segunda etapa. Tanto Granja quanto Careca passaram a tentar mais jogadas pelas laterais. Não eram brilhantes, mas jogaram infinitamente melhor do que na primeira etapa. Vamos ser justos, a entrada de Robinho ajudou e muito nesse crescimento, assim como a melhora do garoto Phillipe Coutinho, que mais uma vez não tão bem. A prova de que a falta de jogadas de linha de fundo fez falta a equipe na primeira etapa, foi o belo gol marcado por Dodô. A jogada iniciou-se com Robinho, que tocou para Márcio Careca, que inteligentemente tocou para Dodô; o camisa 10 vascaíno tabelou com Élton e marcou um gol muito parecido com o do Robinho na última terça-feira pela seleção brasileira.

http://farm3.static.flickr.com/2683/4404715135_5a5fc51773.jpg

A partir daí pensei que o Vascão iria embalar, mas não foi muito bem o que aconteceu. Sabendo que a derrota praticamente garantia sua eliminação, o Bangu partiu para cima e não deixou mais o Vascão sair jogando com facilidade. Tal marcação imposta pela equipe banguense fez com que os jogadores vascaínos ficassem nervosos e passassem a cometer faltas perto da entrada da grande área. Faltas que foram batidas muito bem pelo camisa 10 Tiano, mas que pararam na nossa muralha, Fernando Prass. Se podemos tirar algo do jogo de ontem é que Fernando Prass está em uma ótima fase, ontem foi uma defesa mais bonita que a outra.

Voltando para o jogo, não poderia deixar de citar a expulsão do nosso camisa 15 Márcio Careca. Expulsão que deixou concerteza todos os vascaínos em casa ou no estádio (foi alguém?) apreensivos, pois como disse acima o Bangu já encurralava o Vascão mesmo com 11 contra 11. Para a nossa sorte e felicidade, a equipe banguense não conseguiu aproveitar as oportunidades que criou.

E como quem não faz leva, em um contra-ataque Coutinho deixou Fernando na cara do gol e o zagueirão vascaíno matou o jogo e "salvou" sua atuação. Não sei para vocês, mas o Fernando ontem demonstrou defensivamente que não pode ser titular do Vasco. Perdi as contas de quantas vezes o Titi teve que cubrir as "aventuras" do nosso camisa 4.

"Aventuras " à parte, o fato é que vencemos mais uma vez sem jogar tudo que podemos. A meu ver nosso maior problema não está nos nomes, mas sim na falta de jogadas pelas laterais. Se isso não bastasse, ainda tem os nossos laterais que agora resolveram levar todas as bolas recebidas para o meio de campo. Muitos falam da queda de rendimento do Coutinho e do Dodô, mas não param para analisar que a queda deles se dá exatamente por esse fator que citei acima. Ao insistir em jogadas pelo meio, nossa equipe fica mais vulnerável a marcação adversária e consequetemente os espaços que seriam deixados para Dodô e Phillipe Coutinho serão cada vez mais raros. Por isso insisto na tese que o problema não são os nomes e sim a forma de jogo que está sendo errada.

http://farm5.static.flickr.com/4064/4405257396_d7cafaee99.jpg

Por fim, gostaria de pedir desculpas pela demora na criação dessa postagem. Mais uma vez tive que me sair de casa cedo para resolver alguns problemas e não deu tempo para postar ontem, mas de todo caso está aí!

Abraços e Saudações Vascaínas


Carlos Junior

2 comentários:

  1. O Vasco fez o seu papel, assim como os grandes vem fazendo.

    O que podemos destacar é o fato de que o time não vem jogando bem. Está mostrando as limitações que o seu elenco tem e sempre teve.

    Apesar de tudo isso,considero um pouco radical o comportamento da torcida vascaína, cada vez mais ausente dos estádios e sendo até mesmo injusta nas cobranças exageradas pra cima dos jogadores. Afinal, nada está perdido aidna.

    Visite também o Rio Futebol, se puder!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Fala Leonardo, concordo com vc amigo. Acho até um pouco radical a atitude da torcida vascaína, mas acho a da imprensa maior ainda, pois nao é so a do Vasco que não ta comparecendo. Ontem tivemos no Engenhão uma rodada dupla com um publico horrivel...

    É questa de ponto de vista...

    ResponderExcluir