01 abril 2010

Gaúcho: Salvação ou Problema?

http://farm3.static.flickr.com/2704/4480970324_d80e19782a.jpg

Quando, ainda no início da temporada, a diretoria do Vasco anunciou Vagner Mancine, confesso que não imaginei que poderia ser um cilada. Mancine parecia uma excelente opção, e nos primeiros jogos fortaleci a minha convicção. Era um técnico jovem, mas que se mostrava competente. O que mais me agradava era o fato de sobrar nele, o que faltava em Dorival. Ofensividade. Como era prazeroso ver o time sempre jogando para frente. Se o Vasco ganhava de cinco, ele tirava um volante e colocava um atacante. Cinco era pouco. Então vamos em busca de seis, sete, oito, dez. Que beleza.

Mas, bastou uma derrota, tudo bem que em uma final de campeonato, para o time desandar. Quem estava apresentando um futebol primoroso, caiu consideravelmente de produção. Nada mais dava certo. Começava ali o fim de um ciclo. Mancine não suportou quatro jogos sem vitória. Caiu.

A torcida comemorou, a decisão foi tomada rapidamente, sem protelar uma situação que parecia insustentável. Mas, logo venho a dúvida. O vasco enfrentaria o Fluminense no final de semana, sem técnico. Um clássico que poderia arrumar a casa, ou afundar de vez o time da colina na crise. O jogo começou. No banco, um tal de Gaúcho, vindo das divisões de base, comandava o time. Para os vascaínos mais fanáticos, um nome conhecido, para os mais desligados, um completo estranho.

O Vasco venceu, e Gaúcho permaneceu, ainda de forma interina. Ontem, mais uma vez a beira do campo, comandou o time contra o Asa, pela Copa do Brasil. Venceu mais uma vez. Só não ME convenceu.

Há quem apoie a permanência dele no cargo. A história que construiu no clube pode ser determinante para a efetivação. Mas até aonde vai a admiração que nós, vascaínos, sentimos por Gaúcho? Talvez até a segunda, ou terceira derrota.

O Vasco precisa de um técnico experiente, chega de apostas, quase sempre, frustrantes. A permanência de Gaúcho pode parecer, ao contrário de Mancine, uma cilada. E pode, talvez, ter um final diferente, e feliz. Mas não quero esperar para ver. Prefiro o Gaúcho nas divisões de base, entrando e saindo pela porta da frente, do que comandando o time principal e sofrendo agressões de vândalos torcedores , que não vão se importar com o status de ídolo.

Sei que muitos podem não concordar comigo, mas chega de reincidir no erro.

Por Raissa Póvoa

7 comentários:

  1. Boa Noite Ray. Acho válida o seu questionamento. Garanto que você não é única que se faz esse questionamento, eu mesmo me faço essa pergunta algumas vezes. Até quando vai durar esse carinho da torcida pelo Gaúcho? Até uma derrota? duas? Três?

    Isso é uma das coisas que me deixa encabulado, pois no início do ano o Mancini era um Deus, agora não passa de um mal treinador e que prejudicou o Vascão nas ultimas partidas. Será que a culpa era somente dele?

    Foi como eu relatei aqui semanas atrás, não adianta mudar treinador se o time não mudar a postura. Em poucos dias, para a nossa alegria, essa postura mudou consideravelmente e hoje voltamos a sonhar com titulos e com bons resultados. Até quando isso vai durar? Até os jogadores se cansarem do Gaúcho e resolverem por outro no seu lugar?

    Voltando ao motivo do post, eu também não estou 100% em relação ao Gaucho, mas os resultados estão vindo e isso nao podemos negar. Penso que o Gaucho não é nenhum treinador veterano e com titulos no currículo, mas se for para trazer TITI, PC GUSMÃo e ESTEVAM SOARES, por exemplo, eu prefiro ficar com o Gaúcho!

    Beijão RAY e FELIZ PASCOA para você!!

    ResponderExcluir
  2. Nao da pra saber ainda.. nao da pro cara mudar muita coisa em menos de uma semana
    mas que o time ta jogando com muito mais raça, é inegavel
    e o cara era zagueiro, ele vai ajeitar essa zaga.. pq assim ta foda, sempre sai um livre

    ResponderExcluir
  3. O que se viu no ultimo jogo é que o time do Vasco não consegue desenvolver com facilidade os lances ofensivos sem o Carlos Alberto, o que me chateia, pois como um time pode depender de uma única pessoa?

    ResponderExcluir
  4. Bela visão.
    Não da mesmo para saber ate onde vai essa admiração.
    Mas qé fato que o time mudou de postura, isso não tenho duvidas.. resta saber até qnd?!!
    Um treinador experiente me parece tb uma melhor opção,mas um que tenha a cara do Vasco,pq se for arrircar por experiencia..prefiro o gaucho.
    Bjinssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Opa,
    Eu sou a favor de trabalhos longos como os times da Inglaterra fazem...mas no Brasil cultivamos essa cultura de trocar de treinador por um mal resultado. Mancini para mim chegou como o Dorival precisando fazer um grande trabalho em uma grande equipe para se firmar, achou que trabalhou muito pouco para se ter uma avaliacao(sem camuflar os erros notorios). Acho tambem que o profissional do futebol tem que renovar seu contrato semana a semana, quanto ao Gaucho acho que so os resultados o garantem. Tambem concordo com os amigos que se for para contratar qualquer um, sou a favor do Gaucho e caso contrario, sou afavor do Abelao ou O. de Oliveira que facam trabalhos longos. Tambem acho que precisamos de um zagueiro bom e rapido!
    Abracos!
    Saudacoes Vascainas!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu já começo a ver o Gaucho como uma solução mais viavel do que contratar um tecnico renomado por uma fortuna e muitas vezes o trabalho tambem não da certo, acho que se deu certo no rival Flamengo com o Andrade( espero que me perdoem por citar isso aqui, rsrs) pode dar certo tambem no Vasco e começou muito bem já com duas vitorias bem consistentes, abraços.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  7. Só o tempo dira se esta opção se tornara a mais certa(resultados)Quem mais no mercado poderia treinar o time, visto que as opções estão restritas com treinadores que ao nosso juizo ( torcida) não há unanimidade, as possiveis opções estão comprometidas ou custam um salário fora da realidade do futebol, brasileiro.

    ResponderExcluir