08 maio 2010

Vai Começar o Brasileirão!

Fala galera, como é do conhecimento de todos, hoje terá início o Brasileirão 2010. Com 20 clubes, o Campeonato tem tudo para ser um dos mais disputados nos últimos anos. Se nos anos anteriores o Campeonato era nivelado pelo pouco nível técnico das equipes, esse ano as coisas parecem e irão ser diferentes. Afirmo isso por conta dos craques que aqui estão; Adriano, Robinho, Ronaldo, Fred, Neymar, Paulo Henrique Ganso, Roberto Carlos, Phillippe Coutinho, Cleiton Xavier, Fernandão, D´alessandro e Conca são alguns dos nomes que certamente darão um emoção ainda maior para essa longa e emocionante competição.

Por falar na competição, vale lembrar que ela será dividida em duas partes: pré e pós Copa do Mundo. Na fase pré, serão disputadas oito partidas e na fase pós, o restante. Justamente por esse motivo a emoção aumentará. Vamos supor que uma equipe está arrebentando no início da competição, com a parada para a Copa ela terá mais tempo para se arrumar e se preparar da melhor forma possível para superar a pressão e os outros adversários, que por sua vez terão um tempo considerável para fazer as correções mais importantes nas suas equipes.

OS FAVORITOS

Como acontece na maioria das competições, muitos gostam de apontar os favoritos antes mesmo da bola rolar. Eu, particularmente também gosto de fazer isso, mas é como o disse o lateral-esquerdo vascaíno Ramón ao ser perguntado sobre o que ele imaginava que iria acontecer na competição: “Eu ainda não sei o que vai acontecer. Não sei se iremos brigar contra rebaixamento, pelo título, pela Libertadores ou pela Sul-americana. A única coisa que sei é que será um campeonato emocionante e muito disputado. Se vocês sabem o que vai acontecer, me digam quem será rebaixado e quem será o Campeão”.

Apesar de concorda com o Ramón, acho que tem equipes que estão um pouco a frente das demais. Antes de citar as duas que considero as favoritas para serem campeãs, gostaria de dizer que essa minha opinião é por conta do momento que essas equipes vivem e pelo elenco que ambas possuem no momento. Como disse, o campeonato é divido em duas partes e uma mudança radical pode acontecer após a Copa do Mundo, tanto no elenco como no ambiente dessas equipes.

http://pequenosvascainos.com/site/wp-content/uploads/2010/05/zero_kleber2.jpg

A primeira delas é o Cruzeiro, que é um time que me enche os olhos cada vez que entra em campo. Apesar de não possuir tantos craques como o Corinthians e o São Paulo, por exemplo, é um time muito bem treinado e com um leque muito grande de variações táticas. O bom goleiro Fábio, os ótimos laterais Diego Renan e Jonathan, o bom volante Henrique, o ótimo camisa 10 Gilberto e a excelente dupla de ataque formada por Kléber e Thiago Ribeiro formam a base de uma das equipes mais fortes da América do Sul. Pra mim é uma das favoritas.

http://pequenosvascainos.com/site/wp-content/uploads/2010/05/meninos-da-vila-550x397.png

A segunda delas é o badalado Santos. Muito bem treinado pelo comandante Dorival Junior, os garotos da vila vem enchendo os olhos de todos os amantes do futebol no Brasil e, porquê não, no mundo. Com um time repleto de jovens, a equipe da baixada é um time que joga pra frente independente da situação. Se conseguir segurar suas jóias Ganso e Neymar, concerteza irá brigar pelo título da competição.

Apesar de apontar essas duas equipes como as grandes favoritas, não descartaria as outras, pois é como também lembrou o jogador vascaíno Ramón em sua entrevista: “Se existe alguém no Vasco que não pense em título, pode pegar suas coisas e ir embora.O Vasco é um time grande e que nunca vai entrar numa competição para ser figurante”. É por isso que o Brasileirão é tão emocionante. Por pior que seja a fase de algumas equipes, nunca poderemos descartá-las, pois são clubes grandes e que dificilmente entram na competição com um pensamento pequeno.

O VASCO

http://pequenosvascainos.com/site/wp-content/uploads/2010/05/voltamosparaficar_325971.jpg

Bom, pegando gancho na declaração do Ramón que pus acima, gostaria de dizer que ele está coberto de razão. Apesar de ainda não ter encontrado o time titular e de ainda não ter peças de reposição à altura em algumas posições, acredito como torcedor que o Vascão fará um bom brasileiro.Muitos podem rir de mim, mas continuo afirmando que temos um bom time, nada brilhante, mas um time que pode dar trabalho na competição.

O que falta a meu ver é uma pessoa que chegue e saiba montar um esquema de acordo com as características dos jogadores que o Vascão possui no elenco. Claro que reforços são necessários, mas qual clube do Brasil não precisa de reforços? Qual clube do Brasil está 100 % pronto? São coisas que devem ser analisadas por todos antes de descartarem o Vascão na briga pelo título.

Hoje, não estamos preparados para brigar pelo título, até porque como disse falta um treinador que chegue e arrume a equipe, mas quem garante que daqui a dois meses não estaremos preparados? Até porque temos uma base pronta. Fernando Prass, Thiago Martinelli, Ramon, Souza, Léo Gago, Rafael Carioca, Nílton, Carlos Alberto, Phillippe Coutinho, Magno, Élton e até mesmo o Fágner e o Dodô se voltarem a jogar bem podem contribuir e muito, além dos jovens Allan, Lipe e Genílson, com passagem pelo Arsenal-ING, que vão muito bem nos juniores.

E o que falta?

http://pequenosvascainos.com/site/wp-content/uploads/2010/05/THUMB_FOT20090926182945.jpg

Levando em conta que o nosso time titular é Fernando Prass, Fágner, Thiago Martinelli, Titi e Ramón; Souza, Nílton, Magno e Phillippe Coutinho; Carlos Alberto e Élton, acredito que precisamos de quatro reforços, digo reforços.

De nada vai adiantar trazer apostas, pois no nosso elenco já possuímos jogadores capazes de carregarem esse rótulo. Temos que trazer jogadores que cheguem para ser titulares. Um zagueiro para jogar ao lado do Thiago Martinelli, Um Lateral-Direito para jogar no lugar do Élder Granja ou do Fágner quando esse estiver contundido, Um meia para jogar ao lado do Phillippe Coutinho e um atacante que jogue pelas pontas, estilo o Maicon que jogava no Fluminense. Com esses reforços, que só deverão chegar ao término da “primeira fase” do Brasileirão, acredito que o Vascão se torna candidato ao título, sem cubismo. Caso esses reforços não apareçam, a diretoria deve correr no mínimo atrás de um treinador gabaritado e que saiba tirar de cada jogador o máximo.

Acredito num bom brasileiro da equipe vascaína, mas hoje não vejo nossa equipe capaz de brigar pelo título ao lado de Santos e Cruzeiro, por exemplo. Sem dúvida daqui a um mês verei, assim espero viu diretoria?!

Abraços e Saudações Vascaínas

Carlos Junior

3 comentários:

  1. Há os Favoritos e os "Favoritos", se é que o amigo me entende, os primeiros, tem time e estrutura, os outros tem as forças ocultas lhe ajudando.

    Já esta participando do Bolão?

    Abraço
    Jeferson
    Blog do Vascão

    ResponderExcluir
  2. Faaaaaaala Junior, blz ?

    Do jeito que a coisa tá indo em São Janu, não tenho qualquer esperança. Acho que vamos lutar pra não cair com esse treinador.
    Agora.... se mudar o cara, quem sabe.

    Abraços e Saudações Vascaínas !!!

    ResponderExcluir
  3. Oiii, gostei muito do seu blog,
    dá uma olhadinha no meu: C-r-vascodagama.blogspot.com


    :) Abraço!

    ResponderExcluir