04 julho 2010

A Coisa não é tão feia Assim!

http://pequenosvascainos.com/site/wp-content/uploads/2010/07/OgAAAK5DKhJmgm2-7b9-HxwPPao5-V5d0v5HoLgjqGlxuIXQupOn8nxRnazUyYSuQIKqO7VirKuoQxCEiL5xSuEyFOsAm1T1UFNtbCtKTRvS_y01O56t7JLjapVi-550x412.jpg

Eu posso fazer parte dessa geração orkut e até ser um péssimo entendor de futebol, mas na minha humilde opinião esse é o melhor elenco que temos desde o ano de 2001. Não falo por conta das contratações recentes, pois antes delas várias vezes vim aqui defendi a qualidade desse elenco. Não temos um Thiago Silva, um Kleber, Um Hernanes e tantos outros craques, mas temos bons jogadores e que podem formar um time competitivo.

Concordo com os que afirmam que a nossa zaga praticamente não existe, mas essa herança vem desde dos tempos inglorios do Dr. Eurico. Não é exclusividade da gestão do Dinamite, que diga-se de passagem está fazendo um ótimo trabalho na base. Nesses dois anos que o Dinamite tá no clube já foram 3 titulos importantes na base (COPA DO BRASIL SUB-17, TORNEIO OPG E AGORA A TAÇA RIO DE JUNIORES). Titulos que há muito tempo não conquistavámos, pois não tinhamos um planejamento para revelação de atletas. Hoje pode até ser que não seja o melhor, mas um trabalho de pesquisa está sendo feito em grande parte do país para trazer jogadores com talento para vestir a camisa do Vascão. Um exemplo recente é o Romulo, que foi contratado junto ao Porto-PE e que aparenta ter uma certa qualidade. Outros são os zagueiros dos juniores Genílson e Mateus Avelar, que conquistaram o titulo carioca de juniores no Tigres no ano passado e desembarcaram esse ano em São Januário.

Muitos podem perguntar o motivo pelo qual eles nao são titulares do profissional já que são tão bons, mas nós sabemos que não é bem assim. Não se pode por um jogador que nunca jogou no profissional para ser titular de um time da grandeza do Vasco, é preciso que o garoto passe por um período de adaptação . O Rômulo, por exemplo, treina com os profissionais desde o ano passado, mas so esse ano com a venda do Souza fez sua estreia com a camisa do Vascão.

Voltando ao assunto do elenco, acho sim que temos um elenco qualificado. Não é o melhor do Brasil, mas é melhor do que muitos e o melhor que tivemos nos últimos anos. A meu ver nosso maior problema é a zaga, ai sim podemos dizer que temos deficiências graves, agora nas outras posições não acho sinceramente que temos carências.

No gol temos a muralha Fernando Prass e otimos reservas como o Tiago (apesar de muito criticado é um bom goleiro) e o jovem Cestaro (muito elogiado pelo Germano desde o ano passado). Nas Laterais temos o Ramon e o Fágner, que bem fisicamente e clinicamente é muito bom jogador. Na posição de volantes temos boas opções, Rafael Carioca, Nílton, Léo Gago, Romullo e agora o Felipe Bastos (vi algumas partidas dele na seleção sub-17 e ele sempre mostrou muita qualidade). No meio com as chegadas do Felipe e do Zé Roberto nossas carências acabaram, pois além deles temos o Jefferson, o Carlos Alberto, o Allan e até mesmo o Magno se por a cabeça no lugar e jogar bola. E por fim no ataque temos três matadores como o Nunes, o Elton e Rafael Coelho (que apesar de nao ter apresentado tudo que sabe, é muito bom jogador) e jogadores de habilidade que vão incomodar muito as defesas adversárias como o Eder Luis, o Bruno Paulo (muito bom jogador tb, se parar de ir pra balada e se concentrar em jogar apenas futebol vai ter um historia muito feliz no vasco), o garoto Jonathan e até mesmo o Phillippe Coutinho, além do Lipe que faz muitos gols na base e do Pimpão, que eu sinceramente não entendo por que não joga. E na Zaga? Na zaga não temos ninguém que ponha medo nos adversários, como o Mauro Galvao. Temos bons coadjuvantes, mais um líder não temos. Tenho esperança que ele será contratado logo mais.

Dentro dessa análise será que alguém duvida que temos um bom elenco? Nosso elenco é tão inferior assim? Na minha opinião não é!!! Agora tem aquela história; tem que ser armado um esquema que consiga fazer com que cada jogador atue no seu melhor nível, um esquema que deixe o time seguro tanto defensivamente quanto ofensivamente. Quando falo seguro defensivamente não me refiro apenas aos zagueiros e sim a todos que fazem parte do time, pois uma boa marcação começa no campo adversário com os homens de frente.

Muitos gostam apenas de criticar as contratações, mas não param para analisar que todos esses jogadores foram destaques nas suas respectivas equipes no ano passado ou em anos anteriores. Ah.. são jogadores de times pequenos! Times pequenos? E daí? No Futebol há muito tempo o vencedor deixou de ter aquele que tem mais nome, mais espaço na imprensa. De onde veio o Juninho mesmo? Aonde estava mesmo o Leandro Amaral antes de fazer sucesso com a nossa camisa? E o Wagner Diniz, jogava em algum clube de ponta?

Posso quebrar a cara, como quebrei muitas vezes aqui com minhas colocações, mas esse time com a contratação de mais um zagueiro de qualidade vai brigar por algo grande nesse Campeonato Brasileiro. Quando falo “algo grande” me refiro as primeiras posições, me refiro a brigar por Libertadores!

Estou me iludindo? Até posso, mas se um time que contratou Val Baiano, Leandro Amaral (muito bem no Vasco, mas que agora é uma incógnita) e Jean pode acreditar porque eu que contratei Felipe, Zé Roberto, Éder Luis e tenho Carlos Alberto não posso acreditar? Vamos ser um pouco mais otimistas pessoal, se não gostam do Dinamite ou não vão com a cara de alguém dentro do clube esqueçam isso e acreditem, pois o Vasco é maior do que qualquer briguinha interna, é maior do que qualquer insatisfação, é maior do que qualquer atleta…

Não nos esqueçamos que em 2006 levamos um elenco pior do que esse para a final da Copa do Brasil e por pouco não garantimos vaga para a Libertadores!

VAMOS ACREDITAR E LOTAR SÃO JANUÁRIO A CADA PARTIDA, POIS NÃO É IMPOSSÍVEL!

PROPONHO UM PACTO ATÉ O FINAL DO BRASILEIRO: LOTAR SÃO JANUÁRIO EM TODAS AS PARTIDAS!

Alguém está comigo??

http://pequenosvascainos.com/site/wp-content/uploads/2010/07/OgAAAKQIcIFWvRm__twKK6gsrwn2XsvyimQTR0dBTunb-2L_X6JthEtltNB9bbvDMIZGdy7m39uGNzoqs9rGl9-1Xe0Am1T1UDuEU23dutaXOd2cFzNOrNVdtQVs-550x336.jpg

Abraços e Até a próxima!

Carlos Junior

3 comentários:

  1. Excelente post.
    Vascaino de verdade tem que adotar esse pacto.

    EU ESTOU CONTIGO.

    ResponderExcluir
  2. vc chegou a acompanhar o pimpao com a camisa do vasco ? o cara nao acertava nada tropeçava na bola perdia a bola sozinho toda hora e vc nao entende porque ele nao joga

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo nesse texto, desde juniores, até o elenco e sobre jogadores que são bons e aki ainda ñ mostraram seu futebol, e Pimpão é bom de bola no começo de 2009 ele tava 100% e jogava um bolão com CA19, Jéfferson e Élton.

    ResponderExcluir