25 agosto 2010

Conheça um pouco mais sobre a equipe de Futebol americano do Vascão!


Um dos esportes mais populares nos EUA, o futebol americano só agora começa a ganhar seu espaço no cenário esportivo brasileiro. Pioneiro como sempre, o Club de Regatas Vasco da Gama é uma das instituições que vem apoiando esse crescimento do esporte.


Nas últimas semanas tem muito divulgado alguns detalhes sobre o esporte e sobre a equipe que nos representa na competição. Única representante carioca no Torneio Touchdown de 2010, o Vasco da Gama Patriots foi fundado no dia 28 de Junho de 2008 com o nome de Realengo Blaze, mas só no dia 12 do corrente mês passou a fazer parte da história vascaína.


Para tentar entender um pouco mais sobre o esporte e sobre as dificuldades, entrei em contato com o amigo Felipe Neves de Almeida, um dos grandes responsáveis pelo surgimento dessa equipe. Nessa pequena conversa, Felipe nos revelou como surgiu a idéia de formá-la e prometeu conquistas a imensa torcida vascaína. Veja abaixo o que Felipe nos confidenciou:


Como surgiu essa idéia do montar um time de futebol americano? O que levou a você a apostar num esporte tão sem tradição no país? Fale-me um pouco da trajetória dessa equipe.

Bom dia Leitores do Blog. Há muito tempo que estou inserido neste contexto do Futebol Americano no País. Joguei em mais de dez equipes em Brasília, Minas, Rio e seleção da Paraíba. Conheço o que uma equipe pode ter de bom e o que pode estragá-la. Via muitas coisas nas equipes que eu não concordava. então decidi criar uma equipe de grama em Realengo, mas esta equipe já existia, o Blaze. Dei minha contribuição, somei experiências e a equipe cresceu. Quando resolvemos mudar para Patriotas, eu já tinha a experiência do FA Full Pads, por ter participado do Torneio Touchdown em 2009. Busquei tambem somar toda a experiência da parte administrativa. Assim surgiu o Patriotas, um projeto ousado, mas voltado pro Sucesso. Tanto que o Vasco aceitou o projeto e hoje temos condições de buscar vôos mais altos. Sobre o Futebol Americano não ter tradição, isso foi a muito tempo. Hoje o Brasil tem 21 equipes jogando full pads em 2 ligas de valor Nacional. Destas 3 tem parcerias com equipes de Futebol. O Futebol Americano está conquistando o seu espaço.

Onde entra o Vasco nessa história toda? O que ele tem representado hoje para vocês, tendo em vista que antes dessa parceria vocês nem possuíam um campo.

O Vasco entra com a marca Vasco da Gama que é muito forte. É o máximo de detalhes que eu posso te antecipar sobre a parceria. Nós não jogaremos em São Januário, nem usaremos o campo pra treino. Mas é importante ser Vasco, representar o Vasco em campo e contar com o apoio desta torcida maravilhosa. Com certeza sem o Vasco não estaríamos aqui!

Fale um pouco para a torcida vascaína sobre o Futebol Americano. Quais as regras? Quando ele surgiu? O que o torcedor precisa saber para torcer?

O Futebol Americano é um jogo de conquista de território. Cada time de ataque tem 4 tentativas para progredir 10 jardas em campo. se conseguir, ganha mais 4 tentativas, mas se a defesa adversária impedir o avanço, a bola passa para o ataque desta equipe que terá as mesmas 4 tentativas para progredir as 10 jardas. O torcedor vascaíno deve vibrar a cada passe completo. A cada finta do corredor. Todas as vezes em que a defesa deixar o ataque adversário no chão, sem obter avanço.

Hoje no país existem Campeonatos que mantenham as diversas equipe existentes em atividade? Se sim, quais são?

Hoje no Brasil, o primeiro semestre é destinado à disputa dos diversos campeonatos estaduais. No RJ o estadual acontece na Praia e o Vasco só tem representatividade com o time feminino. Mas grande parte dos atletas que disputam o Campeonato Carioca compõem o elenco Vascaíno nesta temporada. No segundo semestre temos as ligas nacionais. Aí sim disputadas com todos os equipamentos e na grama!

Por ser um esporte sem tradição no País, o Futebol Americano carece de apoio e por conta disso, inúmeras dificuldades surgem. Com base nisso gostaria que você me falasse quais as maiores dificuldades e como vocês fazem para superá-las.

Nossas maiores dificuldades estão relacionadas ao custeio de nossos gastos. A maioria dos atletas banca seu material de jogo, uniforme e viagem. São poucos os empresários que investem no esporte. Mas esperamos que este ano isso mude. Já mudou! Com o apoio do Vasco tivemos nossos custos reduzidos e esperamos reduzí-los ainda mais com patrocinadores. Se comparados aos gastos com o Futebol, o nosso FA é bem baratinho.

A torcida vascaína pode esperar conquistas?

Com certeza. Estamos trabalhando duro pra que isto aconteça. Vamos continuar treinando e nos esforçando para que cada um dê o seu melhor em campo. A torcida vascaína merece sorrir com vitórias maravilhosas.

O que você poderia dizer para encerrar essa pequena conversa? Algo a dizer ou alguém que queira agradecer?

Eu gostaria e muito de agradecer aos torcedores do Vasco que apoiam esta idéia. Vocês são o combustível que pode transformar o nosso time num supertime. Todos os adversários vão jogar 500% contra o Vasco. Todos querem derrotar o Vasco, e nós precisamos de vocês, jogando junto conosco para que sejamos invencíveis. Agradeço também ao sr José Pinto Monteiro, vice-presidente de esportes olímpicos e responsabilidade social do Vasco, o sr Rubens Alves, superintendente do mesmo setor e o sr Mauro, coordenador, que acreditaram nesta idéia e nos deram força para irmos além!! O SENIMENTO NÃO PODE PARAR!!!



Para saber um pouco mais sobre a equipe e sobre o esporte, acesse os links abaixo:

www.patriotasrj.com
www.twitter.com/vasco_fa
www.touchdown.net



Um comentário:

  1. Ótima matéria Junior. Essa é mais uma demonstração de que o Vasco é mais do que um time. É um clube, e como tal amplia os seus horizontes.

    Abraços e Saudações Vascaínas !!!

    ResponderExcluir