23 agosto 2010

Documentário Vasco da Gama

PARTE 3

ERA EXPRESSO DA VITÓRIA


No futebol profissional, as coisas começaram a melhorar também, a evoluir. Em 1942, o uruguaio Ondino Vieira assumiu o comando do time e montou o primeiro grande time brasileiro: o Expresso da Vitória. Ondino fez o Vasco ser um sinônimo de vitórias, de sucesso, e permaneceu no Vasco até o fim do campeonato de 1945.O ano de 1945 prometia muitas alegrias para os vascaínos, e antes do campeonato estadual, foi disputado o Torneio Municipal. No clássico Vasco x Flamengo, os cruzmaltinos golearam: 5 x 1. Foi ai que se iniciou para os rubro-negros a sequência de 6 anos sem ganhar do todo poderoso Expresso da Vitória.
O Expresso da Vitória se tornou cada vez mais forte, campeão invicto da cidade, que ficou sem saber o que era derrota por um longo tempo. Foi ai que surgiu a primeira estrela, como Campeão Invicto de Terra e Mar. Em 1948, a consagração do Expresso da Vitória foi total: foi primeiro campeão internacional em solo estrangeiro, - antes mesmo da própria Seleção Brasileira – conquistando o título do Campeonato Sul-Americano, a maior jóia do Expresso da Vitória. Em uma final emocionante contra o River Plate, o Vasco trouxe para o Brasil o belíssimo Troféu Condor. Em 1996, por iniciativa de Eurico Miranda, a Conmebol oficializou a conquista, dando a ela status de Libertadores e o Vasco pôde disputar no ano seguinte a Supercopa, torneio reservado para aqueles clubes que já tinham conquistado o continente sul-americano.
Nenhum clube sentiu mais a perda do mundial de 50 que o Vasco, afinal, mais do que a base, o clube era quase a seleção completa. O campeonato carioca começara e o time não se encontrava, padecia do luto que se abateu sobre o futebol brasileiro. O América se distanciava, chegou a dar de três no Vasco em São Januário no começo da competição e na fase final colocaria três pontos de vantagem, faltando apenas três jogos. Isso em uma época que a vitória valia dois pontos. Parecia tudo perdido. O primeiro campeão do Maracanã – 1950. Porém, em uma prova de recuperação, o Expresso da Vitória deixou claro que continuaria mandando no Rio de Janeiro. Que superaria aquele grande trauma e seria campeão no novo palco construído para a Copa e que dali em diante seria a arena das grandes decisões do futebol carioca, o Vasco se consagrou como o primeiro time a ser campeão no estádio. O jogo final – 2 x 1 contra o América entrou pra história.
Após o carioca, o Vasco foi a Montevidéu enfrentar o Penãrol, que não por acaso era a base da seleção uruguaia de 50. No Vasco, Barbosa, Augusto, Friaça, Ademir e Danilo estavam em campo naquele dia terrível de 16 de julho no Maracanã. Poucas vezes o Expresso jogou tanto como aquele dia. Maneca - que não estava em campo na final contra o Uruguai - no seu primeiro lance coloca a bola embaixo das pernas de Obdulio Varela, que havia sido o herói uruguaio de 1950. Barbosa e Augusto não deixaram passar nada, ainda mais Barbosa, que se sentia culpado pela derrota anterior. Já o grande zagueiro e capitão de 50, seria o primeiro a levantar uma taça de campeão do mundo. Danilo foi um dos únicos poupados, mas não se sentia bem por isso, e todos viram, quando ele chorou compulsivamente, mas nesse dia, o Príncipe Danilo fez valer seu apelido. Friaça tinha ido para a concentração de São Januário após o jogo contra o Uruguai e desaparecido logo depois, mas foi dele o primeiro gol do Vasco contra o Penãrol.
Em oito anos, o Vasco havia conquistado cinco Campeonatos Carioca, e depois de tantos títulos, falavam que o Expresso da Vitória já estava velho, acabado. O campeonato de 1952 serviu para provar exatamente o contrário, com apenas uma derrota, o Vasco conquistou o campeonato, que seria o ultimo da era Expresso da Vitória. O técnico não era mais Flávio Costa e sim Gentil Cardoso.

Treinador (em pé a esquerda) com a faixa de campeão, no canto oposto o presidente Cyro Aranha (de terno).

Por hoje é isso, amanhã posto mais.
Beijo, Saudações Vascaínas
Laís Eger

Nenhum comentário:

Postar um comentário