17 setembro 2010

Os Otimistas e os Pessimistas


Passei a noite refletindo e pensando no que escrever aqui hoje. Confesso que o resultado de ontem me pegou de surpresa, pois sinceramente não esperava que o Vasco fosse empatar mais uma vez no Campeonato Brasileiro contra o Avaí, digo isso com todo respeito a equipe avaiana.

O que aconteceu ontem em São Januário até agora eu não consigo explicar, penso que faltou ao time o poder de decisão. Jogamos bem, dominamos a partida e tivemos chances de matar o jogo antes do gol do Avaí. Avaí que, diga-se de passagem, também teve belas oportunidades de marcar e podia até mesmo de sair com a vitória.

De ontem para hoje vi muitas pessoas levantarem a hipótese de que o recorde pessoal do técnico PC Gusmão está prejudicando a equipe. Ora, que culpa tem o PC se o Rafael Coelho (atacante que acho muito bom jogador) perdeu um pênalti? Que culpa ele tem se o Rafael Carioca (pra mim até agora um dos melhores no Brasileiro) entregou a bola nos pés do atacante do Avaí e armou a jogada do gol da equipe catarinense? Que culpa tem o PC se o Zé Roberto perdeu um gol na cara? Se o Éder Luís esqueceu a bola? Se o Jonathan errou o voleio? Que culpa tem o PC?

Que fique bem claro que não estou criticando nenhum jogador acima, os citei apenas para defender a minha tese de que não é a invencibilidade que atrapalha o Vasco nesse momento e sim o nervosismo, a falta de competência e de poder de decisão. A fase que o Vasco passa hoje é sem dúvida a pior do clube sob comando do técnico PC Gusmão e deve ser analisada de dois modos: o dos otimistas (no qual eu me incluo) e dos pessimistas (ou seriam os realistas?).

Os otimistas (ou seria em quem o Sentimento não Para?) vão ver pelo lado bom e pensarão, assim como eu, que um empate é muito melhor do que uma derrota. Esses vão se lembrar que em anos anteriores quando a fase do Vasco não era boa nem um empate ele conseguia obter. Irão ver também que estamos tendo muita sorte nas últimas partidas, principalmente em jogos no Estádio de São Januário. Contra o Atlético Mineiro, Contra o Avaí e principalmente contra o Cruzeiro não perdemos por pouco, por pouco mesmo. A meu ver, e acho que da maioria dos otimistas, quando a fase é ruim é melhor empatar do que perder, isso é lógico quando não conseguimos vencer.

Para os pessimistas (ou seriam realistas?) se o Vasco tivesse vencido todos os jogos em casa estaria brigando pelo título ao lado de Cruzeiro, Fluminense e Corinthians. Esses defendem a tese de que o Vasco deve entrar em campo ou para vencer ou para perder, nunca para empatar. Defendem também a tese de que não temos elenco e que no mínimo brigaremos por sul-americana.

Como disse, faço parte do grupo dos otimistas (ou seria em quem o Sentimento não Para?) e como sou muito cabeça-dura e defendo minhas concepções até o fim, acredito que podemos sim brigar por uma vaga na Libertadores, diria até que temos boas chances. Todos os clubes passam por momentos de dificuldade numa competição tão longa como é o Campeonato Brasileiro e quando esse momento chega o importante a meu ver é não perder, não sair derrotado.

O Vasco não é o único que vem vivendo um momento desses, Fluminense, São Paulo e Atlético Mineiro, por exemplo, passam pelo mesmo problema. Citei os três porque são considerados times com bons elencos. Qual time do Brasil não sentiria a falta do seu líder, como bem colocou o Hélio Ricardo, da alma do time? Como se comportaria o São Paulo sem Rogério Ceni? O Fluminense sem Conca? Acredito que passariam pelas mesmas dificuldades que o Vasco vem passando sem o Carlos Alberto.

Longe de mim querer arrumar desculpa pela seqüência de empates do time. Assim como todos quero sempre ver o Vasco vencer, quero sempre ver o Vasco brigando lá encima. E é por esse motivo que fiquei a noite toda pensando no tropeço de ontem, que perdi o sono e mais uma vez amanheci o dia triste por conta do Vasco. A vitória ontem era sim obrigação, mas...

Ela não veio e hoje ocupamos a 10ª colocação do Campeonato Brasileiro. Décima colocação que poderia ser pior para os otimistas (ou seriam em quem o Sentimento não Para?) e melhor para os pessimistas (ou seriam realistas?). Concepções à parte, o fato é que estamos oito pontos atrás do primeiro clube da zona da Libertadores, que nesse momento é o Botafogo. Estamos com um jogo a menos? Sim, mas a meu ver não podemos analisar a classificação contando com o três pontos dessa partida e sim analisá-la da forma que ela está hoje. Partindo desse pressuposto, teremos que ir com tudo para vencer o Internacional lá no Beira Rio. Tenho certeza que faremos um bom jogo, mas será que nos faltará mais uma vez poder de decisão? Será que nos faltará mais uma vez um líder?

Saberemos no próximo domingo às 16:00 horas no Estádio Beira Rio!

Abraços e Saudações Vascaínas

Carlos Junior (@carlosgregjr)

3 comentários:

  1. pois é carlos
    eu concordo com voce, como eu disse no meu post o Vasco não venceu por suas deficiências ofensivas, porem tentou ganhar o jogo durante os 90 minutos, diferente do jogo contra o atletico quando abdicou do ataque.

    agora acho que o tecnico não pode permitir que um penalty seja cobrado por um jogador que não entra em campo a meses e quando entra joga alguns poucos minutos, obvio que está sem ritmo, de jogo e não deveria ser ele a cobrar.

    e quem disser que calberto e felipe não faz falta ou é cego ou quer ser do contra apenas para ser do contra.

    acho mesmo que o time ontem nâo mereceu as vaias, afinal buscou o resultado, mas que fiquei p da vida fiquei
    saudações vascainas
    O Sentimento Não Pode Parar.

    ResponderExcluir
  2. p\ mim será muito importante o jogo contra o botafogo, p\ ir a Libertadores, é mais do que necessário ganhar esse jogo

    ResponderExcluir
  3. Saaalve Gregório.

    O PC realmente não pode ser culpado pelos empates. Mas é responsável por não perdermos. O PC tem sido muito bom para o Vasco. Isso é fato.
    Os jogadores estão sentindo o peso da pressão de uma torcida que antigamente sequer aparecia na Colina. Isso é fruto da atual administração. Jogar no Vasco não é para qualquer um não. Ponto pacífico !!!
    Precisamos ter um armador bom e em condições de jogo para nos ajudar. Ao se abster de atacar por falta de armação de jogadas, o Vasco "convida" o adversário para seu campo, e.... dá no que dá.
    Que voltem logo o CA19 e o Felipe.

    Abraços e Saudações Vascaínas.

    ResponderExcluir