29 outubro 2010

Em busca de novas oportunidades!


Hoje bem cedo, vi na comunidade do Vasco da Gama uma crítica bem infundada ao Éder Luis. Lembrei-me então do texto que apresentei para a seleção de colunista deste Blog. Resolvi publica-lo pelo efeito reflexivo que deveria causar esta idéia. Segue na íntegra:

Vasco: um novo começo de novas conquistas
As esperanças e oportunidades para a nova geração

Carlos Germano, Mauro Galvão, Juninho Pernambucano, Felipe, Roberto Dinamite, Andrada... O que estes nomes tem em comum? A Glória! Jogadores inesquecíveis no percurso extenso e glorioso do Clube de Regatas Vasco da Gama. Exatamente o que nos falta na atualidade. O comprometimento com a armadura cruzmaltina não será o objeto da análise, porém, podemos e devemos ressaltar, com olhares positivos, o oportunismo que circunda as terras firmes da Colina. Fernando Prass, Dedé, Carlos Alberto, Rômulo, Éder Luis, Felipe Bastos...

Estes por sua vez permanecem em uma categoria semelhante, mas não gloriosa como a dos anteriormente citados. Estes jogadores possuem um sonho em comum: promover suas careiras e fazer história no futebol brasileiro. A fórmula proposta pela atual diretoria não é fácil, mas é convincente: títulos. Rodrigo Caetano deixou claro que na contratação dos reforços era apresentado um projeto, e que, este jogador poderia se enquadrar dentro da proposta.

Esta proposta, ao que tudo indica, é formar um time coeso, forte, competitivo, entrosado e funcionando como uma via de mão dupla: de um lado o clube ganhando títulos, de outro o jogador ganhando glória, isto tudo em um tempo prolongado, sem imediatismo, muito pragmático e sem comprometer as receitas do clube.
Os indícios claros do resultado desta proposta, é que há tempos não conhecíamos um Vasco da Gama que causasse orgulho, que trouxesse paixão ao seu torcedor, estávamos nos acostumando com a derrota e as sucessivas falhas. Ainda que não esteja na situação que o torcedor exige e merece, o clube tenta se reerguer.

O novo plantel, satisfatório, mas não admirável, pretende cumprir esta missão. Quando vejo jogadores como Fernando Prass, Dedé e Carlos Alberto vinculados mentalmente ao Gigante, consigo entender que um declínio do clube favoreceu a volta de jogadores que mesmo com muito talento, por causas diversas, não se firmaram no exterior. Éder Luis deixa claro que gostaria que seu passe fosse adquirido pelo Vasco. Zé Roberto volta da Alemanha por não ser aproveitado. Felipe retorna do mundo árabe para encerrar gloriosamente a tarefa que começou em São Januário. Dedé se compromete integralmente a sua carreira e a ascensão do clube cruzmaltino e muitos são os exemplos: Fagner, Rômulo, Irrazabal, Felipe Bastos, Nilton, Magno, Thiago, Cestaro...

O próprio PC Gusmão retornou para uma missão que atualmente só ele seria capaz de assumir, devido a sua história com o time. Este time "vai dar liga" e provavelmente para a próxima temporada. Não por sonhos, mas por pragmatismos, e no plural, pois, este sentimento é plural, não é uma meta retilínia da diretoria, é uma colaboração entre os jogadores e o clube. Os jogadores do elenco vascaíno precisam de vitórias tanto quanto a diretoria.
Neste sentido, o que muitas vezes pode ser a derrocada de um clube, o oportunismo, ao Vasco só tem a engrandecer. É um time honesto com suas propostas, conhece suas limitações, mas também suas vontades.

Os jogadores tem potencial e se aproveitados de maneira correta, poder-se-a extrair um futebol muito elevado. 10 anos sem títulos substanciais, ainda assim jogadores como Maluda e Henry falam que gostariam de encerrar suas carreiras na Colina. É este o espírito, propor um ressurgimento glorioso, se apoiando na tradição, não adianta simplesmente criticar o passado. É com objetivos claros como os atuais, estabelecendo metas que sairemos da situação incomoda que nos encontramos.

Um comentário:

  1. Estou passando por aqui para dizer que adorei seu blog, e aproveitando divulgar o meu blog: http://resenhafortemg.blogspot.com/

    Aceita parceria? Caso aceite deixe um recado lá no blog

    Abraço e Sucesso Leozin
    PS. Gostaria de tê-lo como seguidor do meu blog!

    ResponderExcluir