18 outubro 2010

O sonho acabou? Ou não?




Bom dia amigos Vascaínos.

Infelizmente escrevo para vocês pela primeira vez comentando sobre uma derrota do nosso querido Vasco e sobre as poucas chances que nos restam de sonhar pela vaga na Libertadores.

O jogo de ontem tinha tudo para ser o divisor de águas para o Vasco no campeonato e de festa para os Vascaínos. Além de jogarmos contra uma equipe tecnicamente inferior e sem seu principal jogador (Elias), jogamos em casa tendo em vista que nossa torcida era maioria no Serra Dourada. Ou seja, uma simples vitória nos deixaria à 2 pontos do G4 ( se a CBF conseguir recuperar a quarta vaga) ou a 6 pontos do G3, o que nos colocaria de vez em disputa por uma das vagas na Libertadores, mas não conseguimos. Uma expulsão pra lá de duvidosa no momento em que nosso maestro Felipe dava as cartas no meio de campo parecendo que a qualquer momento abririamos o placar, fez com que o sonho da vitória e consequentemente da Libertadores fosse por água abaixo pelo menos menos por enquanto. Porque enquanto? Porque matematicamente ainda temos chances.

O jogo começou com o Vasco tendo mais posse de bola e dominando o meio-campo, mas via suas ações serem dificultadas por uma forte marcação do Atlético-GO que não dava espaços para os contra-ataques quase sempre mortais de Éder Luis e Zé Roberto. Prova disso é que apesar do domínio, tivemos apenas uma chance clara de gol, em uma jogada de Felipe, que fez boa jogada individual e bateu para o gol, no rebote Zé Roberto e Éder Luis perderam chances incríveis. O Atético-GO até chegou mais vezes que o Vasco, contando com erros de passe de nossos jogadores, mas nada que causasse perigo a meta de Fernando Prass.

O segundo tempo começou e parecia que o Vasco iria resolver logo a partida, Felipe apareceu mais no jogo, e com isso Zé Roberto e Éder Luiz também cresceram de produção. Jogamos melhor até a metade da segunda etapa quando o lateral Carlinhos fez uma falta que ao meu ver foi inexistente, levou o segundo amarelo e foi expulso. Nesse momento aconteceu um fato curioso: porque o jovem Alan, que entrou e recebeu instruções para movimentar o time foi deslocado para a lateral, quando tinhamos Jumar em campo que foi muitas vezes improvisado no setor e muito mais marcador que o meia? Será que o Acácio não sabia disso? ou será que não teve contato com o PC? A partir daí o time foi pressionado pelo adversário e graças a esse experimento tático em hora indevida tomamos dois gols pela lado esquerdo, o primeiro em um rebote onde Anaílson apareceu pelo lado esquerdo livre para finalizar e o segundo num penalti feito pelo Alan onde o jogador rival entrou livre pelo mesmo setor e centrou até a marca do penalti, local da infração.

Perdemos o jogo, a possibilidade de entrar de vez na briga pelo G3 ou G4 e consequentemente o ano. Matematicamente ainda podemos sonhar, mas o mais importante no momento é rever alguns conceitos, analisar alguns jogadores e planejar um 2011 melhor com a boa base que está sendo montada. E o próximo jogo? Será contra o império do mal e como sempre será obrigação a vitória. Vitória essa que nos dará um final de ano tranquilo e quem sabe com o sonho da Libertadores ainda vivo. Afinal, o sonho acabou? Ou não?

Respondam vocês....

Saudações Vascaínas!


Rafael Matos

Contatos:
Twitter - @rafaelfmatos
E-mail -
rafaelmatos10@gmail.com

11 comentários:

  1. Eu acho que ainda dá, mas é muito dificil, muito mesmo. Acho que essa volta da quarta vaga é ilusória, pois creio que um time brasileiro irá vencer a Sul-americana. Temos que visar o Corinthians e é por isso que acho dificil. Como disse o Felipe, vamos pensar jogo a jogo. Se vencermos o que disputarmos, estamos dentro... Só depende de nós!

    Abraços e SV
    Parabens pela coluna

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante sua observação com relação a partida, e com relação ao sonho do vasco em conquistar a vaga pela libertadores, acho que temos que aguardar até o fim do campeonato, pq futebol é uma caixinha de surpresas, ano passado o flamengo ficou atras o tempo todo e no fim foi campeão, se o vasco fizer o dever de casa, e contar com a sorte um pouco tb, pq não pensar em libertadores, mas caso isso não aconteça já se pode pensar em um projeto melhor para 2011. Só que no país do futebol, infelizmente as nossas jóias se consagram aqui, e já são logo liberadas o que ocasiona uma mudança de planejamento, e no prórpio campeonato, fica uma coisa indefinida e vc não consegue realizar um trb concreto, acho que se o contrato deveria ser o campeonato todo, digo isto para o time todo incluindo o treinador. Abraços Pablo

    ResponderExcluir
  3. Concordo com nosso amigo Carlos Gregorio,o campeonato é difícil e está bastante embolado a vaga da libertadores ainda é um sonho para muitos times , até o menguinho acredita rs . Enfim vamos pensar jogo a jogo é a reta final , o sonho nao pode acabar.

    DA-LHE VASCAO

    ResponderExcluir
  4. Muito bem escrito. Você é bom em tudo que faz. Não entendo nada, mas gostei!
    Beijo Thalita

    ResponderExcluir
  5. Não entendo bulufas de futebol, mas com relação ao texto, está muito bem escrito, deu uma clareada no que anda acontecendo... Espero que o sonho não tenha acabado ;)Bjosss Amigo,
    Suellen

    ResponderExcluir
  6. Bem, como muitas pessoas (mulheres), não entendo muito de futebol, se o blog fosse do flamengo ainda poderia dar uns palpite pois ouço sempre as informações, convivo com um Flamenguista rs rs... Mais estarei indicando o seu blog para dois vascaino "duentos" que concerteza irão poder opinar e dar idéias... Li o texto, e não e pq não entendo de futebol que não sei apreciar um bom texto... Vai enfrente! Samara (Amiga de mamãe) Bjs Rafael S U C E S S O!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa Rafa e sua tia jussara, sou saopaulina doente por isso so sei que quem torce pro vasco nao vota, pois nao tem titulo rsrsrs desculpa sobrinho mais eu sou saopaulina bjuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente o Vasco esta nesse Brasileiro só de passagem, desde aquele ínicio de Brasileirão medonho. O que resta nesse fim de brasileiro para o Vasco da Gama é termina de uma forma digna e garantir a vaga na sulamericana e já preparar o time para o time do ano que vem. Ver quem tem condições de realmente vestir a camisa do Vasco, pois lá se encontra umas carangadas (titi,jumar,ernani,rafael coelho,irrazabal, etc...) que não podem ficar para o ano que vem.
    Sds, Pinho

    ResponderExcluir
  9. Apesar de ser FLAMENGUISTA gostei do blog.
    Ao que tudo me parece será um bom jornalista esportivo.
    abraços fraternos
    Márcio Panda

    ResponderExcluir
  10. Sou botafoguense e gostei muito do seu blog.
    Espero que vce tenha bastante sucesso.
    E ja que vces nao vao disputar mesmo, torça pra nois, rsrsr
    Boa sorte
    lada siqueira

    ResponderExcluir
  11. A dorei seu blog, porém quero discordar de vc ,vc acredita mesmo que o ACACIO mexeu sem falar com PC?O PC é um príncipe de muita sorte,mas quando ñ tiver mais ninguem para ele sacrificar (se isentando da culpa)ele vai virar ABOBORAAAAAAAA,pc É BURRO MAS COM SORTE.

    ResponderExcluir