24 outubro 2010

O técnico ideal para um time quase ideal


Antes de tudo gostaria de me apresentar, afinal essa é a minha primeira coluna aqui no blog. Pois bem leitores meu nome é Elisa e para mim é uma honra começar a escrever neste blog.

Mas vamos falar de coisa séria: Afinal nos dias de hoje qual seria o melhor técnico para o Vasco? Desde a saída do técnico Dorival Júnior, o Vasco parecia completamente perdido.

Primeiro veio o Vágner Mancini, que pode ter tido um excelente inicio de trabalho, mas após a perda no 1ª turno, do Carioca, perdeu completamente o comando do time. O Vasco era o franco favorito e vinha jogando até bem, até sofrer o primeiro gol e o volante Nilton ser pateticamente expulso , daí em diante os jogadores pareciam não querer respeitar-lo. Uma prova disso foi o jogo da Taça Rio, contra o Flamengo em que o Vasco acabou sendo derrotado por 1 a 0, gol do Adriano e Dodô pode ser considerado como maior responsável por essa derrota . Afinal ele perdeu, não um, mas dois pênaltis na mesma partida, sendo que ele nem era para ter cobrado o segundo pênalti , já que o “treinador” tinha mandando o menino prodígio, Philippe Coutinho, cobrar o pênalti. Mas Dodô nem deu ouvidos ao treinador.

Depois disso veio Gaucho ,que era treinador da base do Vasco, e graças a alguns bons resultados acabou sendo treinador do Vasco, por cerca de 2 ou 3 meses, acabou saindo após empatar em 0 a 0, dentro de São Januário, com o Palmeiras, em um jogo patético.

Logo depois, chegou quem poderia ser o salvador da pátria, mas não teve peito para comandar o time da Colina que ainda estava com um time horroroso e irrisório para a historia do Clube de Regatas Vasco da Gama. Celso Roth havia tido uma boa primeira passagem pelo Vasco, assumiu o time na 3ª rodada, dirigindo-o por poucas rodadas. Foram exatamente 5 rodadas ,nas quais ele obteve: 1 vitória, 1 empate e três derrotas. Ele venceu o Internacional em São Januário, empatou com o Botafogo no Engenhão e perdeu para Avaí e Santos fora e Guarani dentro de São Januário. Nesse momento quando Celso Roth “pediu para sair “ o Vasco estava começando a montar um time. Estava tentando a permanência de Carlos Alberto; Felipe, a jóia cruzmaltina, tinha acabado de retornar a São Januário e o Vasco também havia contratado o experiente atacante Zé Roberto. Após a saída de Celso Roth, o Vasco passou menos de 1 dia sem técnico.

Resolvemos contratar o técnico do time que era vice-líder do campeonato Brasileiro, no caso PC Gusmão .Ele já tinha tido uma passagem péssima pelo Vasco em 2001.Confesso que não acreditava que PC Gusmão poderia dar certo no Vasco, mas modifiquei minha opinião logo nos primeiros jogos : O Vasco tinha voltado a jogar com alegria, com raça, lutando até o fim e com a cara da torcida. Mesmo sem os medalhões que ainda estavam fora, no caso Carlos Alberto, Felipe, Zé Roberto e Éder Luis; o Vasco jogava extremamente bem. Todos os jogadores se esforçavam e marcavam até o ultimo minuto de jogo e por esse motivo o Vasco vinha obtendo grandes resultados.

Tá bom admito o Vasco não tem o time ideal. Faltam algumas peças de reposição, como por exemplo, o Vasco não tem um reserva a altura do lateral esquerdo Ramon, que por não ter feito pré-temporada, tem passado muito tempo no departamento médico. Além disso, acredito que falta um zagueiro para ser titular e dono da posição e que de preferência jogue pelo lado direito afinal, o Dedé pelo lado esquerdo é um monstro, já pelo lado direito é um desastre.

Tá, tudo bem, o Vasco poderia melhorar também se o Sr Carlos Alberto não ficasse muito tempo no departamento médico e nem levasse cartões bobos, como aconteceu contra o Vitória no dia 8 de agosto quando ele após levar amarelo, aplaudiu o juiz e foi expulso.

Acredito que a armação do Vasco ficaria perfeita se o Vasco conseguisse unir a inteligência e os belos passes do Felipe com a habilidade do Carlos Alberto. Penso também que o Vasco deveria tentar achar uma maneira de comprar dois jogadores que vem se destacando muito nesse Campeonato Brasileiro. O primeiro é o Éder Luis , e o segundo é o jovem volante Felipe Bastos que sabe marcar, armar e chutar com a mesma habilidade. Faltou falar alguma coisa, a, sim, daria para, por favor, pelo amor de deus, a Diretoria do Vasco contratar um Atacante para fazer companhia ao Éder Luis e ao Zé Roberto. Tem que ser um atacante com faro de gol e jeito de artilheiro. Numa boa, o Dodô poderia ser esse jogador. Afinal, com toda certeza, ele joga mais que o Rafael Coelho, também conhecido como poste.

Com isso chego a uma conclusão: Adiantou alguma coisa, o Vasco ter como treinadores, Mancini, Gaucho e Celso Roth? Não definitivamente não. Penso que logo depois da saída do Dorival Júnior o Vasco deveria ter trazido o PC para tentar ajeitar o time do Vasco. E espero que o PC fique por muito tempo como treinador do Vasco. Afinal podemos não ter o time ideal graças á falta de experiência de alguns jogadores, já que o Vasco tem uma das médias de idade mais baixa do campeonato, mas temos um técnico que sabe o que faz e, principalmente, fez o Vasco voltar a jogar futebol, coisa que a torcida ficou 6 meses sem ver .

Amanha é dia de mais uma batalha, para falar a verdade de mais uma parte do nosso campeonato a parte e a nossa vitoria é obrigatória .

Até o próximo domingo.

Elisa de Vicq de Souza Dantas

3 comentários:

  1. Ótima COluna Elisa!
    Seja bem-vinda a equipe!

    Creio que o PC Gusmão é um bom treinador, mas na minha humilde opinião ele está deixando a desejar muitas vezes. Sou grato por tudo que ele fez, mas para mim ele entregou várias vitórias nesse segundo turno...

    Mas é um bom treinador, volto a dizer!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. desisti até de escrever,não dá ,esse PC só pensa no seu bolso,ele acabou com o time profissional do vasco para botar os juniores,a garotada treme só de ver o cão raivoso á beira do campo, não fez nd, antes eramos a zaga menos vazada, hj a mais vazada,dezembro vem aí a festa pra ele vai ser ótima e nós continuamos um time pequeno.

    ResponderExcluir
  3. Ta tudo bem, existem técnicos melhores no Brasil ,mas em sua maioria custam caro.O Pc ainda está apredendo e acredito que se o time perdeu muitos jogos no segundo turno não foi somente por responsabilidade dele ,afinal ele não tem culpa se o Titi e Nilton vivem fazendo besteira

    ResponderExcluir