28 novembro 2010

Pensando no futuro


O ano de 2010 pode não ter sido muito bom para o Clube de Regatas Vasco da Gama: sonhamos ser campeões do carioca, mas não conseguimos devido a um treinador ainda sem currículo ( Wagner Mancini), a “estrelas” como Dodô, que estava interessado em só finalizar as jogadas e em autopromoção, ao invés de dar ajuda efetiva ao time. Não se pode esquecer também das limitações do Titi, que fazia qualquer torcedor do Vasco ter um “ataque do coração” a cada 5 minutos .

A Copa do Brasil não foi muito diferente: mais uma vez tivemos o Vitória pelo caminho e, graças à fraqueza da nossa zaga, que permitiu que o time Baiano abrisse 2 a 0 em Salvador, a vaga quase foi para o espaço, já no primeiro jogo.

No jogo de volta fizemos 1 a 0, mas aconteceu o lance do pênalti,cometido pelo NIlton: era melhor ter deixado o atacante do Vitória fazer o gol, e não cometer a penalidade máxima, pois assim evitaria a sua expulsão, ainda no primeiro tempo. Para piorar, no final do jogo, o juiz errou ao não expulsar o goleiro Viáfara, do Vitoria, aos 30 do 2ª tempo. Afinal, no momento em que foi cometida a penalidade máxima, o atacante do Vasco que a sofreu tinha “ clara e manifesta possibilidade de fazer o gol” . Depois de uma dessas, é de se perguntar ao leitor: Por quê o Juiz utilizou dois pesos e duas medidas ?

Começamos extremamente mal o Campeonato Brasileiro,: a zaga falhava,e Fernando Prass, nosso ótimo goleiro, vivia tendo que fazer milagre; o meio de campo parecia anulado e dependíamos do talento de um jogador de 17 anos - Philippe Coutinho - que tentava carregar o time nas costas. Não era tarefa fácil, ainda mais que o forte do “ astro” Dodô não é o “trabalho em equipe” , mas somente a finalização das jogadas.

Durante a pausa para a Copa do Mundo, bons ventos sopraram em São Januário: a vinda do PC Gusmão, que até então vinha treinando o Ceará, acabou sendo um divisor de águas nesse ano . Acabou descobrindo um grande zagueiro, Dedé: quando entrou no time titular, nunca mais saiu. Junto com o PC Gusmão, chegaram também, jogadores experientes como Zé Roberto, o “maestro” Felipe e Eder Luis que deram outra “cara” ao time do Vasco. Tanto assim que, rapidamente, saiu das últimas colocações para uma situação intermediária na Tabela que lhe valeu uma vaga para a SulAmericana em 2011.

Mas o mais importante nesse final de ano não ocorreu dentro do campo, mas sim fora dele: foi a vitória da estrutura profissional , graças à permanência do diretor de futebol, Rodrigo Caetano. Certamente, essa foi a melhor coisa que a atual Diretoria poderia fazer para começar bem o ano de 2011. Afinal todos sabem a importância que ele tem dentro do Vasco da Gama.

Foi preciso ter muita paciência nessa renovação, mas a torcida resolveu se mexer e ajudou na renovação tão esperada, desmentindo as versões que davam como “certa” sua transferência ora para o Grêmio, ora para o Fluminense. Obrigado aos torcedores que assinaram o documento pedindo a permanência dele no Clube: o Vasco vai começar muito mais forte em 2011!
Até o próximo domingo

Elisa De vicq de Souza Dantas

Um comentário:

  1. There is shocking news in the sports betting industry.

    It has been said that any bettor needs to see this,

    Watch this now or quit placing bets on sports...

    Sports Cash System - Robotic Sports Betting Software.

    ResponderExcluir