27 dezembro 2010

Conheça Waldir, capitão da equipe sub-17 do Vasco

Por: Carlos Gregório Júnior (@CarlosGregJr)


Ele foi um dos destaques do Vasco no Torneio Future Champions sub-17. No meio de tantos talentos ofensivos, como Guilherme Costa, Yago e Erick, coube a Waldir assumir a braçadeira de capitão na equipe do técnico Tornado.

Mesmo jovem, Waldir é um exemplo para muitos meninos que sonham em uma dia se tornar um jogador de sucesso. Poucos tem conhecimento, mas o garoto de Carmo-RJ era reserva na equipe mirim do Vasco. Apesar disso, ele nunca abaixou a cabeça, hoje é elogiado por todos os seus treinadores e se tornou uma das lideranças dentro da equipe juvenil do Gigante da Colina.

Com o intuito de obter mais informações sobre uma das grandes apostas do clube para o futuro, entramos em contato com o atleta e o resultado dessa pequena conversa você confere abaixo:

Para começar, fala um pouco sobre a tua carreira. De onde você é? Quantos anos você tem de Vasco? Até quando você tem contrato? Quais foram os seus treinadores no clube?

Eu sou do Carmo, interior do Rio de Janeiro , e tenho 5 anos de Vasco. Não joguei em nenhum outro clube, pois já vim da minha cidade direto para o Vasco. Tenho contrato até o Junho de 2013. Meu primeiro treinador no Campo foi o Lalito, que é da minha cidade, depois passei pelo Alvaro Miranda , quando conquistamos o titulo de Pré-Mirim, e logo após o Leandro Simpsons, com quem também fui campeão no Mirim. Logo após foi a vez do Marcos Alexandre, muito bom treinador, depois o Willian e hoje com o Tornado, também um bom treinador e o Galdino, com que trabalho nos juniores.

Estive observando as partidas do Sub-17 e notei que a liderança dentro de campo é uma de suas principais características Além disso, quais são seus outros pontos positivos?

Olha, eu me acho muito técnico. Utilizo bastante as duas pernas, tenho uma boa resistência fisica, jogo tanto como de 2° volante e tenho facilidade em me adaptar com a forma de jogar, com o esquema.

O Vasco recentemente revelou o volante Souza, que chegou inclusive a disputar o Mundial sub-20 com a Seleção Brasileira. Mas, ele não pode continuar no clube e acabou se transferindo para o futebol europeu. Você pensa em permanecer muito tempo no Vasco como profissional ou pretende ir logo para Europa em busca da independência financeira?

Olha, se eu disser que não jogo futebol visando uma vida melhor pra minha familia estaria sendo hipócrita. Hoje qualquer jogador sonha em jogar na Europa, mas enquanto eu for atleta do Clube de regatas Vasco da Gama , vou defender o clube com maior prazer, pois foi onde eu comecei a contruir meu sonho. Mas, também não abro mão do meu sonho de jogar na Europa .

Em quais fundamentos você acha que ainda pode evoluir como jogador?

Eu acho que ainda posso evoluir muito mais, pois ainda sou jovem, tenho apenas 16 anos. Acho que tenho que estar preparado a todo o momento, pois se precisarem de mim lá encima, no profissional, estarei sempre pronto. Sempre dá pra evoluir mais. Eu sou daqueles que nunca se contenta com o que sabe, sempre busco mais e mais no meu dia-a-dia; Acho que no momento tenho que começar a chutar mais, arriscar mais de fora da aréa.

Qual jogador do futebol brasileiro e do futebol mundial você gosta de ver jogar? Qual é o seu maior ídolo na vida e no futebol? Com quais jogadores te comparam?

Hoje os que eu mais gosto de ver jogar são sem dúvida o Xavi e o Iniesta. Meu maior ídolo é Jesus . Nunca chegaram a me comparar com ninguém não. E hoje no Vasco, quem eu gosto muito de ver o jogar é o Felipe, o Eder Luiz e o Dedé .

A que fatores você credita seu ótimo desempenho no seu primeiro ano como juvenil?

Eu acho que o meu maior fator é Deus, mas também não posso esquecer da confiança da comissão técnica, do apoio deles, de acreditarem em mim e do meu esforço, da minha dedicação no dia-a-dia.

O fato de você estudar dentro do clube facilita o seu desempenho como jogador? Existe cobrança? Qual a série que você cursa atualmente?

Facilita muito, até mesmo pelas competições que temos durante o ano por causa do nosso calendario anual. Eles fazem bastante cobrança em relacão à escola, tanto que estão sendo feitas punições. Eu agora em 2011 irei cursar o terceiro ano do Ensino Médio.

O que representa o Vasco para você? É verdade que jogador hoje não pode torcer para time algum?

O Vasco tem uma grande importância em minha vida. Como eu te disse foi o clube que abriu as portas para que eu começasse a realizar meu sonho e acreditar mais e mais neles. Sou muito grato ao clube, que também me dá a oportunidade de estar estudando e não só um jogador do clube. É um clube que também se preocupa em formar homens de dignidade. Eu acho que a partir de um certo ponto não podemos chegar e dizer que somos vascaínos , flamenguista ou tricolores, pois somos profissionais e um produto, que amanhã pode estar no Botafogo , no Inter ou em qualquer outro clube Então, não me apego muito em dizer que sou vascaíno por que do mesmo jeito que hoje defendo o Vasco amanhã posso está jogando contra ele, e sempre onde estiver terei que honrar minha camisa.

Como você avalia a participação do Vasco no Future Champions e na SC CUP? E como anda a preparação para a Copinha, confiante?

Fomos bem em ambas competições. Na Future Champions e na SC SCUP , fizemos uma ótima campanha; em 10 jogos vencemos 7 empatamos 2 e perdemos apenas 1 jogo. O grupo não vinha jogando junto, a equipe esta bem dividida durante todo o ano e o tempo de readaptação do grupo foi muito curto. Apesar disso fomos bem, claro que não ficamos contentes com a Eliminação, mas saímos de cabeça erguida e com a dignidade de que representaamos bem o Vasco em ambas. Sobre a Copinha, estou bastante confiante; o grupo de 92 do Vasco é muito bom e além de tudo é bem fechado, é verdadeiramente uma familia, além de ser um grupo com excelentes jogadores que tem tudo para representar bem o Vasco e até mesmo conseguir o objetivo de trazer o título para o clube .

O Guilherme Costa, teu companheiro de categoria, vem sendo apontado na mídia como uma das maiores promessas das categorias de base. O que você pensa a respeito dele? Realmente é diferenciado?

Muito diferenciado. É um jogador excepcional, de qualidade técnica indiscutível e além de tudo têm qualidades que não pode faltar em um jogador, que é a humildade e a simplicidade. Ele pra mim hoje é o melhor jogador 94 do Brasil . Não conheço no Brasil um jogador do vel dele.

Ano passado o Jonathan, meia-atacante, disputou a Copinha sem muitas pretensões na equipe principal. Mas se destacou e acabou recebendo uma oportunidade. Você pensa em usar essa competição como trampolim para os profissa?

Claro que sim. Só de ser o jogador mais novo do grupo a ter uma oportunidade de estar disputando a copinha ja é de grande importância para mim e também é um sinal de valorização dentro do Clube. Se ele precisar sempre estarei pronto quando necessario; vou me entregar ao máximo pra fazer uma grande competição e chamar atenção deles lá encima. Se ele precisar estarei pronto esperando a oportunidade , mas não tenho pressa tenha plena confiança em Deus e quando chegar o meu momento, que ele tem preparado para mim, não deixarei passar despercebido. As coisas vão acontecer naturalmente no tempo de Deus

Por fim, deixe uma mensagem para a torcida vascaína, que te conhece nesse momento.

O que eu tenho a dizer para torcida Vascaína é que se necessário estarei aqui e quando chegar o meu momento vou buscar ao máximo trazer bastante alegria a eles. Podem ter certeza que quando esse dia chegar, não vou decepcioná-los!


Nenhum comentário:

Postar um comentário