26 dezembro 2010

Projeto Juninho Pernambucano: De novo?


Hoje vou falar sobre um assunto que já esta começando a irritar uma boa parte dos torcedores do Vasco e que consegue ser mais chato do que as novelas mexicanas do SBT. Mais uma vez, dizem que o Vasco está tentando repatriar o eterno reizinho da Colina.

Pois bem, ele já disse inúmeras vezes que não queria ter saído e que sempre sonhou em voltar a jogar no Vasco, mas sempre lembrando que ele não voltou em 2009, porque não considerou que era o momento correto. O Vasco tinha um projeto de trazê-lo e estava quase tudo certo e ele dizendo, inúmeras vezes, que queria voltar mas, acabou indo jogar no Catar. Não porque não queria jogar no Vasco, mas sim por receio de perder a idolatria dos torcedores, que tanto pediram a sua volta. É duro dizer isso, mas certamente ele seria mais idolatrado se tivesse voltado para jogar a série B.

Muitos torcedores chegam a dizer que ele era um jogador normal, mas para estes eu tenho uma coisa a falar: Ele podia ser apenas um jogador normal, mas foi ídolo de uma geração de pequenos torcedores formada entre 1997 e 2000, na qual eu me incluo. Sempre se matava pelo time, mesmo enfrentado vários problemas. Ele podia não ser um jogador fantástico, já que não agüentava jogar os 90 minutos, entretanto sempre que o Vasco corria algum perigo, lá esta ele para salvar a pátria vascaína.

Há torcedores que pensam que o Juninho não foi fundamental para o título da Libertadores da América de 1998 e existem torcedores que pensam que ele foi o herói na conquista desse título.Nesse campeonato Juninho pode ter jogado poucos jogos, porém nos jogos que esteve em campo, foi de extrema competência. Nenhum jogador, em sã consciência, faria o que ele fez no jogo contra o River Plate, pela Libertadores de 1998 dentro do Monumental de Nunuez. Nenhum jogador teria sangue frio para cobrar a falta daquela maneira e nos colocar na final da Libertadores. Além disso, todos sabem quem foi o verdadeiro responsável pela boa atuação ofensiva no jogo contra o Real Madrid no Mundial de Clubes.

Todos nós sabemos que o Vasco nunca mais foi o mesmo depois de sua ida para o Lyon da França. No Vasco, Juninho foi amplamente campeão, bi campeão brasileiro e herói do título da Libertadores. Afinal, temos que admitir: sem ele, nós não teríamos passado pelo River Plate. Ele também fez parte do time que ganhou o Campeonato Carioca de 98 e em sua despedida também foi responsável pelo título da Mercosul, onde conseguiu trazer a torcida para perto do time.

A volta do Juninho para o Vasco é extremamente importante, para mostrar a todos, que nós temos um ídolo e para tentar aumentar o número de torcedores do Vasco, que vem caindo a cada ano.

Se depender da torcida do Vasco, somente a presença dele em campo e um pouco de futebol já está ótimo. Não precisa mostrar o seu futebol de antigamente.

O que todos nós, torcedores do Vasco, queremos é uma coisa simples: poder ter o prazer de ver novamente o reizinho da Colina, que já encantou tantas pessoas, com o seu futebol de extrema facilidade, brilhar mais uma vez pelos lados de São Januário .

Como torcedora do Vasco quero deixar registrada a minha opinião :“Volta Juninho. A torcida do Vasco te espera novamente para poder, finalmente retribuir tudo que você já fez pelo Vasco. Nunca se esqueça você sempre será ídolo da torcida e com a sua volta você será um ídolo maior ainda. Você é um daqueles jogadores que jamais deveriam ter saído do Vasco”.

Mas, nós torcedores sabemos que a decisão de voltar cabe ao Juninho e não à torcida. Nós sabemos o quanto é difícil essa decisão. Sabemos que por ser um jogador responsável, ele só quer se comprometer com a Diretoria e com a torcida do Vasco, na medida em que avaliar o quanto ainda possui um bom rendimento físico, necessário para jogar futebol profissionalmente.

ps: Em virtude do final de ano semana que vem não tem coluna .Até 2011

Elisa de Vicq de Souza Dantas

Um comentário:

  1. Concordo com vc Elisa! Tbm faço parte da geração que passou a amar ainda mais o Vasco após os títulos de 1997, 1998 e assim sucessivamente, Juninho e Edmundo são dois dos grandes nomes dessa época, além de outros. O projeto para trazer Juninho de volta ao Vasco deveria ser levado a diante sim. Abraço.

    ResponderExcluir