23 janeiro 2011

É hora de apoiar


O Vasco nos últimos anos tem vivido um verdadeiro caso de amor e ódio com a sua torcida. Em alguns momentos a torcida apóia bastante, mas basta uma única atuação ruim para todo esse apoio virar cobrança e, sobretudo, reclamação.
Estamos há alguns anos fazendo apenas figuração no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e no Carioca. A torcida não agüenta mais essa situação, ela cobra resultados e está no papel dela, mas por outro lado os jogadores, nesse momento, não têm culpa se só tiveram 10 dias de preparação física e por esse motivo, não estão conseguindo jogar bem. Nós, torcedores, temos que ter um pouco de paciência com o time e com a Diretoria que vêm se esforçando para fazer o que é melhor para o time, o que é melhor para o Vasco, independente dos problemas que isso possa trazer.
No jogo da última quarta feira, muitos torcedores estavam vaiando o time com 10 minutos de jogo. O torcedor tem que entender que o time precisa de tempo para conseguir voltar a ser o que era no ano passado. O time vem se esforçando e acredito que se a torcida tiver um pouco mais de paciência, ele irá render bem mais do que vem rendendo atualmente.
O time não é fraco, mas ao mesmo tempo também não é uma constelação de craques. Se o torcedor começa a reclamar do time, durante o jogo, isso acaba fazendo com que os jogadores fiquem cada vez mais nervosos e comecem a errar tudo. Não estou dizendo que o torcedor não pode vaiar, só estou pedindo, por favor, para o torcedor, ao menos, esperar o fim do jogo para começar a vaiar.
Após o jogo de quarta quando os jogadores estavam saindo de campo, o Capitão do time, o meia de campo Felipe, pediu para os torcedores terem paciência. Por todos esses motivos que já foram falados antes: a falta de tempo para preparação e por motivos contratuais que impediram alguns jogadores de entrarem em campo; acredito que os jogadores estejam certos quando pedem para a torcida ter paciência. Eles não têm culpa nenhuma se só tiveram 10 a 12 dias de pré-temporada, o que é um completo absurdo, mas nós sempre vemos isso. Mas, nesse caso da declaração do Felipe, uma parte da torcida não entendeu dessa forma e diz que os jogadores não estão se esforçando. A torcida que vai aos jogos, principalmente a que fica nas sociais, é mestre em pegar no pé de muitos jogadores que já passaram pelo Vasco, como por exemplo: Yogr, Thaigo Maciel, Anderson, Morais e muitos outros. Espero que essa parte da torcida tenha paciência com os jogadores do Vasco, não somente com os astros do time como Felipe, Carlos Alberto, Fernando Prass e Eder Luis, mas também com os jogadores que tem uma qualidade técnica um pouquinho menor e que sempre acabam cometendo algumas falhas. Falo isso porque desde o inicio do jogo muitos torcedores ficaram reclamando do volante Rômulo, argumentando que seu contrato não deveria ter sido renovado e dizendo que o Leo Gago, ex jogador do Vasco, joga 10 vezes mais que ele. Se a torcida começa a pegar no pé dele, ele passa a jogar pior por estar sendo pressionado, e isso acaba virando uma bola de neve chegando a ponto do time todo jogar mal porque alguns jogadores estão sendo vaiados.
Não estou querendo dizer com esse texto que a torcida está errada em cobrar, em pedir resultados, vitorias e títulos, mas temos que saber a hora certa. Vamos ter um pouco de paciência com o nosso time, não dá para alguns torcedores irem para o jogo e começarem a vaiar o time com 5 ou 10 minutos do primeiro tempo, como muitos fizeram no último jogo.
Outra coisa que não poderia deixar de citar: não é possível que no fim do 1ª jogo do ano, alguns torcedores começarem a jogar dinheiro e moedas em campo. Temos que ter paciência, muita paciência com esse time. Se tivermos paciência agora, esses jogadores irão nos dar muitas alegrias em um futuro bem próximo.
Por hoje é só. Espero que o time melhore bastante, que volte a vencer e que apresente um bom futebol. E pela última vez, vamos ter paciência com os jogadores mais jovens, pois são eles os que mais sofrem com as críticas e vaias. Sendo assim, peço encarecidamente para a torcida não vaiar o Rômulo e o Alan, pois eles ainda têm um grande futuro pela frente.
Até o próximo Domingo
Elisa de Vicq de Souza Dantas

2 comentários:

  1. Bem acredito que o texto acima tem pontos positivos sim, mais o time do vasco tem muitos problemas que temos que encarar de frente, e vendo o jogo agora ao vivo como estou vendo é de chorar... abraços de um vascaino desanimado.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que estou vendo no cenário atual, percebo que eu tinha razão. Por que trazer de volta Jeferson, Enrico, Márcio Careca? Não da pra aturar Rômulo e Alan fazendo "cobertura" da zaga e dos laterais e o Léo Gago jogando no Coritiba.
    Que Deus tenha piedade de nós e vista a camisa do Vasco. Saudações, VASCO BI CAMPEÃO MUNDIAL 1953-1957!!!

    ResponderExcluir