22 fevereiro 2011

Idiotas? Não, é amor mesmo!




Como todos os últimos anos, temos passado por tempos difíceis. Seja no começo, no meio ou em fim de temporada. Jogadores deixando a equipe com conseqüente queda de rendimento, treinador tentando obter o grande título de “professor pardal”, constantes guerras políticas entre inúmeras outras. Desta vez veio mais cedo do que deveria, mas que seja a última. Sabe o que acho mais engraçado em tudo isto? A torcida vascaína. Como qualquer outra torcida, espera-se um afastamento do estádio, desligamento do dia-a-dia da equipe, protestos, entre muitos outros.

Alguns de nós o fazemos? Sim! Mas o desligamento quase não ocorre, o protesto é pacífico, ou seja, totalmente o inverso do que os gambás fazem e fizeram ultimamente e com o tempo o estádio enche novamente. Somos o contrário de qualquer equipe do Rio.

Agora eu lhes pergunto: Somos algum tipo de idiotas? Não, caros vascaínos, isso tudo é amor; Amooooor! O sentimento nunca parou, não pode e nunca irá parar.

Uma prova de todo esse amor é cantar o hino do clube quando o time está prestes a ser rebaixado, é ter uma das maiores médias de público do Brasil no ano seguinte ao descenço e, ainda por vezes, ter o maior público do Brasil em uma série B. Somos o contrário de qualquer torcida do Rio. Falam muito da torcida do Framengo... É grande? É. Mas ser grande quando o time está bem é ótimo. E a das Florzinhas? Nem em libertadores consegue lotar o estádio. A do Botafogo nem se fala.

Prova de amor é nunca se afastar desse clube mesmo vendo a qualidade de reforços que já foram contratados em anos anteriores, prova de amor é confiar que o podemos ser campeão de qualquer coisa que disputamos mesmo tendo um time mediano, amor mesmo é agüentar o CA19 sem atuar por quase um ano inteiro e falar pouco, amor é acreditar que a diretoria é tão competente quanto Rodrigo Caetano, ou acreditar que algum candidato se preocupa apenas com o Vasco. AMOR É: RECLAMAR, GRITAR, XINGAR, COBRAR MUDANÇAS... MAS SER VASCO!

O porque desta coluna? Porque eu vi o quanto apaixonados somos. Eu sou pernambucano, o Greg é alagoano e temos outros colunistas de lugares diferentes no Brasil. Vi o vídeo da recepção do Vasco antes da partida na Copa do Brasil, vi que por mais longe de sua casa, o Vasco tem mais de 150 torcedores o esperando no aeroporto mesmo não tendo sido campeão de absolutamente nada desde 2003, amigos (Não conto Série B, não acho isso orgulho para ninguém.). Isto é ser vascaíno. Mas também, que fique bem claro, temos que mostrar a diretoria que existe amor próprio e que exigiremos mudanças sempre que necessário. Porém, sempre, eternamente ao lado do Vasco!


Saudações Vascaínas

Weslley C. Barros

@barros_weslley

Um comentário: