06 fevereiro 2011

A melhor formação tática para o time do Vasco:

formação tatica do Dorival Junior, Vasco de 2009.




Existem times que conseguem jogar melhor no 4-4-2, outros preferem o 3-5-2, mas penso que a melhor formação tática para o Vasco nesse momento é o 4-4-2(4-1-2-1-2). Nesse esquema, um dos volantes tenta fazer o papel de terceiro zagueiro e isso acaba protegendo a zaga. Para poder utilizar esse esquema, o Vasco teve que fazer uma mudança e optar por uma de suas estrelas. O time não funciona com os dois em campo, simplesmente porque esse esquema tático não suporta os dois, já que ambos não marcam.
Time titular:
Goleiro: Fernando Prass
Zaqueiros: Dedé e Anderson Martins
Lateral direito: Fagner
Lateral esquerdo: Ramon
Volantes: Eduardo Costa
Meia direita: Assim que possível o Nilton porque a paciência da torcida com o Rômulo já acabou.
Meia esquerda: Jéfferson
Armador: Felipe
Atacante: Eder Luis
Centro: Elton
Elenco e funções:
Goleiro: Fernando Prass, Alessandro, Cestaro e Lucas Covalon
Lateral direitos: Fágner, Irrazábal e Máx*
Zagueiro pela direita: Dedé, Cesinha e Fernando
Zagueiro pela esquerda: Anderson Martins e Douglas
Lateral esquerda: Ramon, Márcio Careca e Diogo
Volante: Eduardo Costa, Rômulo*, Jumar e Renato Augusto*
Meia direita: Nilton, Allan, Max, Rômulo* e Renato Augusto
Meia esquerda: Jéferson*, Felipe bastos, Enrico e Felipe*
Armador: Felipe*, Jéferson* e Caíque
Atacante: Eder Luis, Misael e Jonathan
Centroavante: Marcel, Elton , Patrick e Nilson

*podem atuar em mais de uma função

Muitos irão me perguntar por que não poderíamos manter, no Vasco, Felipe e Carlos Alberto juntos. Para tudo existe uma explicação: ambos jogam na mesma posição e creio que nenhum dos dois, aceitaria mudar de posição. Se o Felipe fosse mais jovem, até poderíamos colocá-lo na meia esquerda, mas ele teria que ajudar na marcação, e como nenhum dos dois marca, foi melhor que o CA saísse.
O motivo da opção do Elton no lugar do Marcel é para poupar: poupar a torcida de suas jogadas, sem nenhuma utilidade. Não agüento mais ver o Marcel brigando e apanhando da bola o jogo inteiro. Além disso, seria bom que Ricardo Gomes desse uma oportunidade para o jovem Patrick que vem se saindo muito bem nos jogos.
O Vasco, nesses últimos anos, adotou esse mesmo esquema em 3 situações diferentes.
Em 2006, esse esquema foi adotado pelo Renato Gaucho, durante uma parte da Copa do Brasil e o por boa parte do Campeonato Brasileiro. O time era : Cássio(goleiro), Wagner Diniz( lateral direito), Diego(lateral esquerdo), Jorge Luis e Éder ( zagueiros ), Ygor, fazendo um papel de 3ª zagueiro, que nesse time atual seria feito pelo Eduardo Costa, Andrade na meia direita, Ramon na meia esquerda e Morais na armação . No ataque primeiro tivemos Edilson como atacante e Valdiran como centro, depois mudou e passamos a ter o Leandro Amaral como atacante e Jean como centro. Esse time do Vasco não era dos melhores, mas o esquema adotado por Renato Gaucho fez com que o Vasco fizesse uma boa Copa do Brasil, e um bom Campeonato Brasileiro, onde quase nos classificamos para a Libertadores.
O tempo passou e em 2009, Dorival Junior adotou esse mesmo esquema durante a Copa do Brasil, onde fomos eliminados na semi-final pelo Corinthians. Não merecíamos ter perdido e fomos eliminados no apito, como de costume. Acredito também que outro motivo levou esse time a não ser Campeão da Copa do Brasil, a ausência em alguns jogos, seja por suspensão e por lesão, do armador Carlos Alberto, já que ele não jogou, nem o jogo de ida nem o jogo de volta contra, o Corinthians.
O time montado por Dorival era: Fernando Prass ou Tiago ( goleiro), Paulo Sérgio ( lateral direito), Ramon ( lateral esquerdo), Vilson e Gian ( zaqueiros), Amaral que fazia o falso terceiro zaqueiro. No meio, tínhamos Nilton e Léo Lima, juntamente com Carlos Alberto na armação e no ataque tínhamos Rodrigo Pimpão e Elton. Esse time poderia ter chegado um pouco mais longe, mas não podemos fazer nada em relação a isso.


Além de tudo isso, esse esquema também foi utilizado por Ricardo Gomes e acabou dando certo durante certo tempo. Ricardo Gomes treinou o São Paulo de 2009 até o meio de 2010.

Nessa formação o 3º zagueiro era o Rodrigo Souto e penso que o Eduardo Costa poderia muito bem fazer esse papel.
Mas, na minha opinião, precisamos também de alguns reforços como:
1 Centroavante titular, que entraria no lugar do Elton, já que todo time precisa e necessita de um homem gol , coisa que o Vasco não tem.
1 meia armador reserva, de boa qualidade e habilidoso, para o lugar do Carlos Alberto.
1 segundo volante que jogue pelo lado direito, que saiba sair jogando e que seja um bom jogador. Afinal, o Nilton nem sempre é confiável, e já atrapalhou muito o time do Vasco, em anos anteriores.
1 zagueiro pela direita para ser reserva.
1 zagueiro pela esquerda para ser reserva.
Também seria interessante, que o Ricardo Gomes puxasse para os profissionais alguns jogadores, que vem se destacando na base do Vasco, como por exemplo: Marlone, Arthur, Luciano e Luan
Ricardo Gomes espero que você faça um bom trabalho no Vasco. Boa sorte! Nós torcedores, estamos com você, mesmo que não seja o preferido para ocupar o cargo.
Elenco e funções
Até o próximo Domingo
Elisa de Vicq de Souza Dantas

2 comentários:

  1. Olha, sem preconceitos com o fato de vc ser mulher, mas a sua coluna tem alguns equívocos sendo o primeiro foi a alegação de que Felipe e Carlos Alberto não marcam. No caso de Carlos Alberto ele sabe marcar, tanto que fez essa função com Dorival quando ele vinha de trás carregando a bola e foi obrigado pelo técnico a marcar para ajudar na marcação do time. Outro fato pra ser dito, é que o Carlos Alberto já jogou e muito bem de volante no Porto e no Corinthans onde foi campeão também.
    No caso de Felipe, o jogador não é nenhum velho tem 32 anos e ainda tem futebol pra mostrar. Estando em forma, ele pode se dedicar a marcação também pois soube desempenhar essa função na época de lateral.
    Discordo de vc e achou que Felipe poderia jogar de meia esquerda, mas acho mais eficiente que ele jogue bem perto dos atacantes, pois tem ótima qualidade no passe e pode facilmente colocar Éder Luís e Élton na cara do gol. Caso Carlos Alberto ficasse, ele poderia muito bem fazer a função que ele fez com Dorival, carregando a bola de trás aproveitando a melhor qualidade dele que é a habilidade. Os dois não jogam na mesma posição e que isso fique bem claro. Quem estava fazendo essa bagunça tática, era o PC Gusmão que não treinava a tática do time e dava essa impressão de bagunça em campo.
    Com relação ao time de Dorival, a zaga titular era Fernando e Titi, que variava com Vilson e Titi. Vilson e Gian formavam a zaga reserva.
    E não sei de onde vc tirou isso, mas o Léo Lima não jogava no Vasco nesse campeonato, quem jogava era o Souza, que formou o meio campo titular com o Carlos Alberto durante a o comando de Dorival e após a lesão de Jéferson.

    Foi um bom tema.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Marcio discordo de você continuo achando que Felipe e Carlos Alberto nao dariam certo juntos porque nenhum dos dois marca. Engraçado o Pc estava indo bem no inicio com esse esquema e com a chegada do Felipe ele teve que mduar o esquema.
    Ta tudo bem essa foto foi só uma ilustração para mostrar aos leitores como isso poderia dar certo utilizando como exemplo o time montado pelo Dorival. Vilson e Gian chegaram a ser a zaga titular quando o Fernando se machucou por um bom tempo.
    Voce pode não estar lembrando mas até o meio do campeoanto o Leo Lima fazia parte do time também e em muitos jogos ele acabou salvando o Vasco

    ResponderExcluir