16 fevereiro 2011

Por dentro da atualidade vascaína

Olá amigos vascaínos. Alguns comentários sobre o que se passa com nosso clube:

- Vasco 9 x 0 América
Bela partida do Vasco. Ainda não se pode dizer que o dedo de Ricardo Gomes já aparece, mas ele trilha um bom caminho. A equipe evoluiu nas duas últimas partidas, demonstrando mais tranquilidade e um melhor posicionamento na defesa.

Alguns jogadores se destacaram individualmente: Ramon, Jeferson e Caique.

Os críticos ainda podem dizer que o América é uma equipe fraca. E é mesmo, mas o Vasco fez o que lhe cabe em um situação dessas: enfiou uma sacola de gols no time rubro, exibindo sua natural vocação de maior clube do Brasil, por vezes esquecida pela desastrosa diretoria e pela torcida estática e sem reação.

- Próximos compromissos:
Deve ser foco total a passagem para a próxima fase da Copa do Brasil já no primeiro jogo contra o Comercial. Isso dará mais tranquilidade e injetará confiança nos jogadores, o que pode lançar a equipe a bons rumos na Taça Rio.

Algun jogadores vão acrescentar qualidade ao time, casos de Élton, Bernardo, Leandro Guerreiro e o garoto Leandro argentino. Alíás, a diretoria merece os parabéns pela contratação do último, mesmo que seja por empréstimo. Trata-se de uma aposta, porém é melhor apostar em gente jovem e de potencial do que em veteranos como Aloísio Chulapa. As críticas a atual diretoria devem acontecer quando existirem motivos para tal, afinal, ninguém quer o mal do nosso clube. que falta é competência. Simples assim.

- Juninho Pernambucano:
O ídolo que representa nossa última época de glórias pode retornar. O que achar disso? Primeiro, claro, a diretoria está dando uma cartada decisiva ao tentar anunciar o jogador antes das eleições como forma de salvar o pescoço. A contratação poderia dar um gás a campanha de Dinamite. O movimento de apoio a candidatura de Fernando Horta cresce a cada dia, com sócios antigos ilustres na colônia portuguesa e a nova garotada que se associou na era Dinamite se organizando para dar um novo rumo ao Vasco.

Se pelo lado político a tentativa de Dinamite deve fracassar, já que dificilmente ele poderá evitar sua derrota nas urnas, pelo lado futebolístico pode ser uma boa para a auto-estima do clube, tão humilhado nos últimos anos, em especial desde a era Neca/Dinamite/Mandarino. Juninho pode acrescentar experiencia a um elenco com algumas boas jovens promessas, além de poder encerrar sua carreira da forma que o maior ídolo dos fins dos anos 90 merece.

- Eleições:
Não gosto de usar o espaço para panfletagem política, como alguns vascaínos fazem em outros veículos. Mas não poderia deixar passar os últimos acontecimentos.

A eleição deve ser realizada no meio do ano. Porém, era notório que a atual direção gostaria de postergar o pleito até novembro, com o pretexto de não prejudicar a equipe de futebol no meio de temporada. Se o real motivo não fosse ter mais tempo para mostrar algum trabalho que merecesse um voto de confiança e continuidade, concordaria com o argumento.

Porém, uma pergunta: Por que não pensaram nisso em 2008? Rebaixaram o clube, ao assumirem sem nenhuma capacidade e experiencia um clube do tamanho do Vasco em julho.

Como o respeito ao estatuto implica eleições até fim de maio, o que a situação fez? Antecipou as eleições com o propósito de prejudicar a candidatura de oposição, favorita ao pleito. Diferente de Dinamite, que por vezes divide suas atenções entre Vasco e ALERJ (apesar de pouco aparecer nas duas instituições), Fernando Horta tem responsabilidade e ainda possui um compromisso administrativo com a Unidos da Tijuca, exigindo dedicação com a proximidade do Carnaval 2011.

A antecipação das eleições, encurtando o intervalo para com o Carnaval, é uma tentativa de prejudicar a organização da campanha Horta. Porém, como competencia e seriedade parecem ser a marca do candidato, fontes asseguram que tudo está bem planejado e esses eventos só devem dar mais força ao movimento que pretende recolocar o Vasco no caminho das vitórias e na posição de maior clube do Brasil.

Saudações Vascaínas.

Luis Fernando Horta

luisfernandohorta@hotmail.com

4 comentários:

  1. Vou votar no Horta, sem dúvida....semana que vou com grupo de sócios conversar com ele!!!! VASCOOO

    ResponderExcluir
  2. Tu é parente dele? Conheço uns carinhas que vtam nele, quais são as ideias?

    ResponderExcluir
  3. Tijuca e Vasco, é nóis!!!

    ResponderExcluir
  4. Ótima coluna!
    normalmente leio as colunas do Luis Fernando e não gosto, sinto um tom político muito forte. Mas essa está muito boa.
    concordo que a diretoria poderia ter esperado até o fim de 2008 para assumir, mas acho que deveria permanecer até o fim do ano... essa bagunça de troca de diretoria no meio do ano tem q acabar... se não for nessa eleição, no máximo, na próxima.

    saudações vascaínas!

    ResponderExcluir