24 fevereiro 2011

Vascão renascendo das cinzas como ave fênix

Saudações Vascaínas, amigos leitores!

É com grande alegria que venho trazer hoje, um pouco atrasada mas nem tanto, a análise sobre a goleada do Vasco em cima do Comercial-MS e dessa vez foi de 6 a 1 dando uma renovada maior ainda na confiança do time para a Copa do Brasil e a Taça Rio. No momento, podemos dizer que o time está cada vez mais ganhando estrutura tática, entrosamento, jogadas ensaiadas e recuperando o futebol de jogadores como Ramon e Felipe que foram os melhores em campo no jogo de quarta-feira a noite. Lógico que não podemos nos empolgar em achar que o time se tornou uma máquina de fazer gols e irá ganhar todos os jogos de goleada, mas muitos insistem em falar isso. Porém é de se elogiar, o trabalho que Ricardo Gomes vem realizando juntamente com sua comissão técnica, que está sendo uma grata surpresa para mim e muitos outros vascaínos. A parte física dos jogadores melhorou e MUITO! Alguns ainda podem adquirir mais velocidade, jogadores como Ramon, Fágner e Éder Luís que são muito rápidos e gostam de jogar em velocidade.

O condicionamento físico de Felipe melhorou da água pro vinho. O craque está conseguindo jogar com muito mais desenvoltura e está entrando em forma, tanto fisicamente quanto tecnicamente. Filipe Bastos está sendo fundamental para a melhora da saída de bola no meio campo, assim como suas ótimas cobranças de falta deram uma nova arma para o time do Vasco. Jeferson mais uma vez, foi muito bem em campo. Deu ótimos passes, assistência para gol e ainda fez um gol de categoria após o LINDO passe de Felipe que o deixou na cara do goleiro, facilitando as coisas para o meia vascaíno. Com o meio campo Felipe e Jeferson se entrosando desta maneira, mesmo que Diego Souza seja contratado, dificilmente Ricardo Gomes irá tirar algum deles do time, a não ser que o faça por lesão ou suspensão por cartão amarelo. É notório e elogiável o entrosamento que os dois vem tendo no meio campo, podemos dizer que Felipe e Jeferson se encaixam perfeitamente com seus estilos de jogo. Um é craque e sabe botar a bola onde quer como poucos e o outro é um bom jogador, de força física e arrancada, com boa técnica e objetivo nas finalizações a gol. Acredito que se continuarem assim, provavelmente iram se tornar uma das melhores duplas de meio campo que já vi pelo Vasco.

Vale dizer que Fágner destoou um pouquinho dos companheiros e do seu rendimento que havia melhorado muito nos dois últimos jogos. Rômulo apesar de ter feito um gol de cabeça em um BELO cruzamento de Ramon (que finalmente voltou a cruzar muito bem bolas na área) e ter dado um passe que originou o cruzamento de Ramon que ocasionou no pênalti, foi discreto e não apareceu muito no jogo, nem na marcação e nem no apoio ao ataque. Porém, acredito que Eduardo Costa será o titular juntamente com Filipe Bastos, mas isso também dependerá do técnico. Afinal, Rômulo vem jogando bem melhor e errando muito menos passes, sendo que como primeiro volante rende bem mais do que como segundo voltante. Está sendo bem notório que Ricardo Gomes vem adotando um esquema ofensivo, com o objetivo do gol sempre e que o jogadores assimilaram sua filosofia, de que independente do placar devemos estar em busca do gol sempre. Acredito que este esquema se encaixe melhor nas características dos jogadores, que tem claramente uma grande qualidade ofensiva. O único setor do time que ainda precisa se ajustar é o setor defensivo. Novamente o time apresentou uma certa insegurança da dupla de zaga e algumas falhas de cobertura na marcação das descidas dos laterais ao ataque. Fora isso, o time está bem ajustado e só tende a melhorar com as chegadas de Leandro Chaparro, Leandro, Élton e Diego Souza.

Apesar de muitos criticarem e alegar que preferem ver o time contra um time grande, eu respondo que o flamengo não vem jogando nada e serve de exemplo que isso não influencia. Somente foi pra final da Taça Guanabara em uma disputa de pênaltis e em momento algum do jogo foi superior ao Botafogo. O que podemos dizer é que o Vasco está jogando como Vasco! Pegou times bem menos expressivos e goleou que era nada mais que sua obrigação, tendo méritos nisso pois soube aproveitar a fragilidade dos adversários e goleou. Com o técnico Ricardo Gomes no comando, foram 3 jogos com 18 gols marcados e apenas um sofrido de pênalti. Esperamos que continue assim e possamos comemorar ainda muitos gols do Vasco nesses dois campeonatos.

Eleições

Para surpresa de todos o presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, retirou sua candidatura a presidência do Vasco alegando divergências com o senhor Tôrico Miranda, que deseja em sua chapa ter novamente o comando de futebol do Vasco, no cargo de Vice presidente de futebol. Não aceitando isso, Horta decidiu retirar sua candidatura a presidência do clube. Espero que não venha nenhum tipo de golpe institucional no clube, afinal assim como explicou meu xará no supervasco alertou, na última hora quando a eleição pra presidência for definida no Conselho de Beneméritos, o senhor Tôrico Miranda pretende se lançar novemente candidato a presidente do Vasco, contando com o apoio de certos conselheiros a favor dele no Vasco. Espero que não ocorra esse golpe, afinal nosso amado clube não merece passar por uma armação desse nível de covardia, visando afetar somente o presidente Roberto Dinamite.

Vale lembrar a todos os vascaínos, que em breve estaremos postando uma nova entrevista com o senhor Jayme Lisboa Alves, possível candidato a presidência do Vasco. A entrevista já foi entregue ao senhor Jayme e estamos apenas aguardando a sua resposta.

Saudações Vascaínas e não esqueçam de comentar.

Abraços,

Marcio Cesar
e-mail: marciodreux@bol.com. br

Um comentário: