16 março 2011

São Januário – Por que não?


Todo vascaíno deve sentir um grande orgulho de seu estádio.

Primeiro, porque somos o único clube a possuir casa própria dentre os clubes relevantes do futebol do Rio. O antigo estádio representa todo o passado de luta do Vasco contra seus inimigos históricos e o preconceito sobre a comunidade luso-brasileira residente na cidade. Todos conhecem a história de sua construção na década de 20 do século passado, o esforço realizado para tal feito, além do tamanho da obra à época.

Segundo, várias conquistas e feitos memoráveis ocorreram na antiga colina de são Cristovão. Desfiles de escola de samba à pronunciamentos de presidentes da República, a história do Brasil passou por São Januário. No campo esportivo, o estádio foi palco de grandes vitórias do Vasco e da Seleção Brasileira. Sediamos e vencemos uma final da Libertadores em nossa casa, há 12 anos atrás, algo ainda inédito no futebol carioca.

Por último, mas não menos importante, é a beleza e modernidade de nosso estádio. Todo o complexo de São Januário é muito bonito. As quadras de tênis e a capela, o nosso ginásio e lanchonetes. O restaurante oferece uma comida de ótima qualidade. Assistir a um jogo de futebol das sociais é uma oportunidade única, que torcedores de outros clubes do Rio não possuem. Escutamos os jogadores tocarem na bola e as jogadas nas laterais do campo são vistas a 3 metros das cadeiras. Não a toa, sites especializados em futebol elegeram São Januário como um dos estádios mais agradáveis para alguém acompanhar uma partida ao vivo.

Daí surge o questionamento dessa coluna: Por que O Vasco não pode realizar os clássicos em São Januário? Se a capacidade do estádio é para apenas 25 mil pessoas, que se venda apenas 25 mil bilhetes nos clássicos, conceda o percentual de direito à torcida adversária e bola pra frente. O Santos realiza clássicos na Vila Belmiro com públicos inferiores a 15 mil e o Botafogo faz jogos no Engenhão para públicos de 20 mil em clássicos. Mas o Vasco não pode.

Em 2005, ano no qual o Maracanã esteve interditado para as obras de reformulação para os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Vasco realizou 4 clássicos em São Januário. Foram 2 jogos contra o Botafogo, por conta da anulação do primeiro, além de 1 jogo contra Flamengo e outro contra o Fluminense. Ganhos todos os 3 jogos a valer pontos. Essa vantagem não podemos desperdiçar. Jogar no Engenhão é começar o Campeonato Brasileiro abrindo mão de 4 a 6 pontos pelo menos.

Roberto Dinamite pode não ter muito apreço pelo estádio. Apesar de jogar grande parte de sua vitoriosa carreira por lá, seu sentimento de torcedor quando era criança não passava perto de São Januário e talvez por esse motivo ele não sinta o mesmo que os torcedores vascaínos apaixonados sintam: injustiça e perplexidade.

As recentes melhorias que a diretoria em São Januário são válidas de aplausos, mesmo salientando que um dos méritos da gestão Eurico Miranda foi o zelo ao complexo de São Januário. Porém, esse esforço deve ser coroado com a liberação de São Januário para os grandes jogos. Ganhar do Flamengo em São Januário é muito gratificante. Provaremos não só nossa superioridade dentro de campo, mas como instituição esportiva também.

Saudações vascaínas.

Luis Fernando Horta

luisfernandohorta@hotmail.com

5 comentários:

  1. Concordo, gostaria muito de ver o Vascão ganhando clássicos no São Januário

    ResponderExcluir
  2. Pelo q a maioria dos vascainos sabem a gestao do Eurico nunca realizou tamanha reforma como a atula vem realizando em apenas 3 anos! qual a verdadeira verdade?

    ResponderExcluir
  3. Queria ver o vasco conquistando algum título..
    sou vascaína, tenho 21 anos e até hoje não vi nenhum ;/

    ResponderExcluir
  4. Possa ser que você não ligava para futebol na época, mas quando você tinha 10 anos o Vasco foi campeão brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. Queria mesmo ver o vasco realizando clássicos em São Januário...

    ResponderExcluir