02 abril 2011

Parabéns Edmundo nosso maior ídolo


Saudações amigos leitores!

Hoje é um dia muito especial, é aniversário do nosso maior ídolo de todos os tempos: Edmundo, o animal. O craque está completando 40 anos neste sábado e então decidimos fazer uma matéria especial sobre o gênio e ídolo Edmundo, mostrando um pouquinho do que o eterno camisa 10 fez ao longo de sua carreira defendendo com muito orgulho, raça, garra e paixão o manto sagrado cruzmaltino.
Vale lembrar também que se fosse vivo, hoje também seria aniversário do mais meteórico ídolo cruzmaltino e que deixou muitas saudades em toda a nação vascaína, que ficou orfã do seu belo e audacioso futebol, nossos parabéns para Dener e também terá sua homenagem ao final da matéria.

O maior ídolo da história do Vasco, Edmundo Alves de Souza Neto nasceu em Niterói do outro lado da baía de Guanabara. No dia 2 de abril de 1971 nascia um dos maiores vascaínos de todos os tempos.
Edmundo estreou em 1992 no time profissional vascaíno, logo após ter sido campeão da Copa São Paulo de Juniores e ter se destacado junto com outros meninos que mais tarde se tornariam ídolos em São Januário como Carlos Germano, Valdir e Jardel. Logo que estreou no campeonato carioca, jogou com o maior artilheiro da história do clube e até então, o maior ídolo Roberto Dinamite. Em seu primeiro campeonato como profissional, Edmundo fez nada a mais, nada a menos que o gol do título invicto em cima adivinhem de quem? Sim, isso mesmo em cima do flamengo e no maior caldeirão do Brasil: São Januário!
Depois disso, Edmundo continuou arrebentando e jogando muita bola durante o campeonato brasileiro, onde o Vasco foi terceiro colocado. Todo esse destaque despertou o interesse do Palmeiras em Edmundo, que com o dinheiro da Parmalat montou um timaço nas duas temporadas seguintes. E foi no Palmeiras que Edmundo formou a dupla que mais tarde se tornaria uma das maiores e mais completas duplas de ataque da história do Vasco, Edmundo e Evair. Em 1997 Edmundo brilhou intensamente em toda a temporada e se a Fifa fosse justa e fizesse a eleição de melhor jogador do mundo juntamente com os craques que jogam em todo os continentes, com toda a certeza naquela temporada Edmundo teria sido eleito o melhor jogador do mundo. Quem viu Edmundo jogar em 1997 sabe que essa é a mais pura verdade.
E podem ter certeza que se Edmundo tivesse continuado em São Januário, provavelmente o Vasco teria ganho a Copa Toyota no ano do centenário.
Mas em 1999 voltou ao Vasco, recebido por um estádio lotado e descendo no gramado de helicóptero, com a torcida eufórica com a volta do ídolo a sua casa. Em 2000 formou uma dupla de ataque inesquecível com Romário, talvez a melhor que o Vasco já teve em toda a sua história. Pena que por problemas pessoais, foi por alguns meses. O craque encerrou a carreira em 2008 depois de uma bela Copa do Brasil onde foi o artilheiro e levou o time as semi-finais contra o Sport. Mas infelizmente, devido a problemas políticos e administrativos Edmundo não encerrou a carreira com o devido respeito que merecia da instituição que ele mais amou e trabalhou para engradecimento do clube. Porém saiba Edmundo, que você será sempre o ídolo inesquecível em nossos corações e jamais deixará o posto de ídolo eterno de São Januário.

É por isso que toda a torcida canta: AH É EDMUNDO!
Parabéns Edmundo, muitas felicidades e muitos anos de vida!

Gol do título de 1992 invicto:


Golaço em 1997 batendo o recorde de gols no brasileiro:

Aniversário de Dener

Saudades de Dener, o craque franzino que mais encantou com seus dribles desde Garrincha, que se fosse vivo, completaria 40 anos assim como Edmundo. Parabéns Dener esteja onde estiver, você nos deixou com muitas saudades!
E o grito da torcida a gente não esquece: Olê olê olê olê Dener, Dener!

Lances e gols de Dener:




Marcio Cesar
E-mail: marciodreux@bol.com.br

2 comentários:

  1. pra essa coluna, nada mais que um merecido grito de AHHHHHHHHHHHHHHHHH É EDMUNDOOOO!

    Muito boa a coluna Marcio!!
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Nada mais a acrescentar neh

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH É EDMUNDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir