11 abril 2011

Um silêncio ensurdecedor...

Diante desta tragédia que abalou o Brasil inteiro, onde 12 crianças foram vítimas de uma brutalidade sem limites de 1 psicopata atormentado por suas alucinações numa escola em Realengo, no Rio de Janeiro, o Vasco entrou em campo de luto no sábado diante do Cabofriense!

E por 1 minuto o Caldeirão silenciou. Um silêncio que nunca foi visto dentro de um estádio de futebol. Praticamente 18.0000 vozes se calaram para mostrar respeito e solidariedade as vítimas dessa barbárie. Pode-se falar que foi um "silencio ensurdecedor".

E após esse 1 minuto de silêncio, era a hora do despertar! 18.000 vozes gritando, pulsando, vibrando, empurrando o Vasco pra cima da fraca equipe do Cabofriense, onde tudo indicava que seria um jogo tranquilo, como havia sido contra o Bangu.

Mas não foi, e por culpa do próprio time do Vasco. Mais uma vez a falta de pontaria dos nossos atacantes levou os torcedores a beira de um ataque dos nervos. Em um jogo que tinha tudo para ser tranquilo, o fraco futebol apresentado pela dupla Alecsandro & Éder Luis mostrou que o Vasco precisa melhorar a qualidade das finalizações.

É claro que o goleiro Flávio também estava numa noite inspirada. O sábado parecia ser o dia em que a bola decidiu não querer balançar as redes por mais de duas vezes para a equipe do Vasco. Pelo menos esse foi o sentimento que parecia estar nos rostos de todos nós até os 41 minutos do segundo tempo.

Eu honestamene perdi a conta do número de chances que o Vasco teve de colocar a pelota entre as redes. Foi um jogo onde se o placar terminasse 6x1, 7x1, 8x1, seria totalmente plausível. Mas infelizmente o Vasco cria, cria, cria, mas peca na hora de finalizar.

Continuo defendendo a tese de que Elton deve ser titular na equipe, uma vez que Alecsandro ainda não encontrou seu ritmo de jogo no Vasco. Se não fosse o gol de penâlti no fim do jogo (e foi penalidade sim!), Alecsandro teria passado o jogo praticamente invisível. Mas Elton foi dar a bobeira de não ir treinar, foi punido justamente, não sendo sequer relacionado para a partida.

Éder Luis me tira do sério! É surreal o número de chances de gol que esse cara perde. Me tira do sério. Alguns defendem a sua escalação (posso citar como exemplo o próprio colunista Marcio Cesar, deste blog), na qual nós dois já chegamos a ter discussões ásperas diversas vezes por este motivo. Eu acho que não é de hoje que Éder Luis merece um banco, além de necessitar de treinamentos diários de finalizações.

Sinceramente, na atual condição dele, eu defendo a tese de Bernardo ser titular na equipe ao lado de Felipe, e tendo no ataque o Alecsandro (ou Elton) e o Diego Souza como segundo atacante. Bernardo vem mostrando ser fundamental na equipe titular.

Conseguimos a classificação antecipada, uma vez que o Fluminense venceu o Americano. Basta agora saber se vamos terminar em 1º ou 2º no grupo. Temos tudo pra terminarmos em primeiro. Basta vencermos o Olaria (e ajudamos de tabela o time do Botafogo), e vamos pras semi-finais em 1º do Grupo, pegando provavelmente o Botafogo, se este vencer o já rebaixado América.

Felipe e suas declarações fora de hora.
Após a partida, Felipe fez várias críticas a torcida do Vasco em virtude das vaias para o Alan, pela substituição de Bernardo, além dos gritos de "Burro" para o Ricardo Gomes.
Felipe chegou a afirmar ainda que o grupo não saudou a torcida justamente porque ele pediu para que não fizessem.
Honestamente Felipe, acho que você tem o direito de questionar as vaias, assim como os gritos. Mas precisa entender que não pode sair querendo jogar o elenco contra a torcida. Deste jeito você pode complicar um relacionamento que está voltando a engrenar, após o pífio início de Campeonato Carioca que o Vasco apresentou.
O Torcedor do Vasco errou ao vaiar, mas você errou mais ainda ao querer jogar o time contra a torcida!
Que este tipo de erro não se repita!


Comentários sobre as declarações do cidadão que se diz "jornalista" esportivo, da Rede Bandeirantes, da qual me recuso sequer ao citar o nome!
Parafraseando Romário, onde após uma briga com Pelé disse uma frase brilhante, podemos usar a mesma frase nesse fato: "O MN calado é um poeta!"
Embora a Diretoria do Vasco tenha se pronunciado sobre este fato lamentável, onde este cidadão tenta se promover ofendendo a Instituição do Vasco da Gama e os seus torcedores, não acho que apenas uma resposta oficial seja suficiente. É FUNDAMENTAL QUE A DIRETORIA BUSQUE A REPARAÇÃO POR ESTAS OFENSAS NA ESFERA JUDICIAL, PARA QUE ESTE "JORNALISTA" SAIBA QUE NÃO PODE SAIR FALANDO O QUE QUISER!
O torcedor do Vasco não é trouxa, nem imbecil!!!
Gostaria também de aproveitar esta oportunidade para parabenizar ao Sr. Jayme Lisboa pelas suas declarações após tomar ciência deste fato! Diferentemente dos demais candidatos que sequer mencionaram este episódio lamentável, o Jayme se pronunciou oficialmente repudiando qualquer nota deste "jornalista", mostrando que se preocupa com a Instituição, e que está disposto a defender o Vasco sempre que necessário!

Quarta-feira tem mais Vascão na Copa do Brasil! Que dessa vez a equipe consiga marcar gols fora de casa, para evitar sofrimentos quando jogar em São Januário!

Uma ótima semana a todos, e até a próxima Segunda-Feira!

Flávio Frotté
e-mail: ffrotte@gmail.com
twitter: @flaviofrotte

Um comentário:

  1. Concordo em muita coisa com você Flávio. É inexplicável a escalação do Rômulo a cada jogo! Mais incrível ainda a matéria na imprensa sobre a forma física do jogador, ah por favor nos poupem de desculpas como essa!
    Sem dúvidas Élton tem que ser titular, é muito melhor jogador que Alecsandro e vinha jogando bem, fazendo gols e não foi justo tirar ele do time desta forma, assim como o fato de Jéferson não estar entrando durante os jogos, não ser justo com um jogador que vinha jogando bem.
    Mas sem dúvidas que Éder Lúis precisa melhorar suas finalizações. É um ótimo jogador e sua qualidade não se discute.

    Abraços

    ResponderExcluir