22 maio 2011

o 12º jogador que faz a diferença



O Vasco enfrentou o time do Ceará e como entramos em campo com o time reserva, muitos não esperavam que o expressinho da Colina fosse conseguir trazer uma vitória na bagagem de volta de Fortaleza. Graças ao bom futebol do meia Bernardo, ao poder de marcação do lateral direito Max , que jogou como volante, aos dribles sensacionais de um certo argentino que fazia sua estréia com a camisa do time da colina, sem esquecermos de um inspirado Elton, que mesmo sendo finalizador, fez o papel de garçom, servindo seus companheiros para eles fazerem os gols acabamos voltando com os três pontos na bagagem. Bernardo fez a diferença no jogo de ontem e por esse motivo merece, mais uma vez, ser testado no time titular.

O Vasco até começou bem, o time de meninos da Colina parecia saber o que queria e dominava amplamente o jogo e perdia alguns gols, como de costume. Mas tudo mudou aos 27 minutos do primeiro tempo. O jovem zagueiro Douglas sentiu uma lesão e foi obrigado a ser substituído. O time carioca não tinha mais zagueiros no banco, sendo assim tivemos que improvisar o volante Eduardo Costa na zaga e ele acabou dando certo na posição. Mas com a ida do volante para o a zaga, o Vasco aos poucos passou a perder o meio de campo, isso porque o único marcador de oficio, o jovem Diego Rosa, já tinha amarelo. Sendo assim, com o tempo, o time da carroça desembestada foi chegando cada vez mais perto e assustando cada vez mais, principalmente com os chutes do atacante Júnior. O time da Colina levava perigo, entretanto o domínio cruzmaltino não existia mais, por um simples motivo, havíamos perdido completamente o meio de campo. O time cearense até tentou abrir o placar ainda no 1º tempo, mas graças aos impedimentos do atacante Júnior isso não foi possível.

O técnico Ricardo Gomes chegou a colocar Ramon no lugar de Marcio Careca; tudo para ver se conseguia fazer o Vasco subir de produção. O time do Ceará tentou fazer de tudo para abrir o placar, no inicio do 2º tempo, deixando o Vasco preso, encurralado, dentro do seu próprio campo, mas essa tática não estava dando muito certo. Logo com quatro minutos, o Vovô criou uma chance espetacular de marcar, só que falhou. A zaga cruz-maltina cochilou, Sinho serviu Júnior que, de cara para o gol, chutou quase no meio e deu a chance de Fernando Prass fazer ótima defesa. Sendo assim, começava a aparecer um dos jogadores que seria o nome do jogo, o goleiro do Vasco, Fernando Prass. O time do Ceará dominava o jogo, o Vasco parecia perdido, recuado, pedindo para sofrer um gol. Vendo isso, o técnico Ricardo Gomes fez uma mudança que no início parecia que não iria fazer efeito algum, mas que depois acabou fazendo com que o time de São Januário voltasse a ter poder de marcação, no meio de campo, e ganhasse o jogo. Ele tirou o meia Enrico e colocou o jovem lateral Max, improvisado no meio de campo.

O gol do Ceará estava amadurecendo e acabou saindo aos 19 do 2º tempo, após uma falha infantil do lateral direito Fagner. Ao tentar mandar a bola para escanteio, ele chutou fraco de mais e a bola quase que não saiu, mas acabou saindo e enquanto isso a defesa do Vasco apenas observava. Na cobrança de escanteio, o zagueiro do time cearense, Cleber fez de cabeça, a bola bateu na trave, o goleiro do time cruzmaltino tentou de todas as formas tirar a bola , mas de nada adiantou, abrindo o placar para a carroça desembestada. O gol do Ceará fez o time da Colina voltar ao jogo, mudando completamente de postura. O time passou a mostrar que iria tentar modificar aquele resultado de todas as formas. Max tentou aos 23, Bernardo aos 29, e Ramon aos 30, o Vasco tentou de todas as formas superar o goleiro Adilson, mas não obteve sucesso.

Mas aos 32, o meia Bernardo voltou a marcar com a camisa do Vasco, após receber um belo passe de Elton, empatando a partida. Mas o camisa 31 queria mais do que isso e acabou virando a partida de forma inimaginável com um chute fantástico de fora da área, aos 34. O time da Colina acabou virando, para a alegria da grande nação cruzmaltina. O time de São Januário jogava extremamente bem, mas sabia que era necessário fazer um terceiro gol para sacramentar a vitória. E ele acabou saindo aos 42 do 2º tempo com o meia Jefferson. O armador do Vasco recebeu um lindo passe do argentino Chaparro e chutou quase sem ângulo fazendo um lindo gol. Sendo assim o Vasco mostrou que é um time forte e que tem poder de reação.

Muitos jogadores podem ser considerados destaques nesse jogo, entretanto acredito que os melhores jogadores do Vasco tenham sido: O jovem zagueiro Jomar, de 18 anos, que no meu ponto de vista merece mais chances no decorrer do campeonato, assim como o meia argentino, Chaparro que fez um excelente segundo tempo, com arrancadas espetaculares e dribles sensacionais e por esse motivo também merece receber outras chances. Sem esquecer o meia Bernardo, que pode ter um futebol instável graças a idade, mas quando consegue jogar bem, encanta nossa torcida.

Agora é pensar no jogo de volta contra o Avaí. Temos que esquecer o que aconteceu em São Januário. Jogamos bem, poderíamos e deveríamos ter vencido, porém o goleiro Renan “resolveu defender até pensamento”, na última quarta feira e além disso perdemos um caminhão de gols. Fomos prejudicados pela arbitragem que deixou de marcar 2 pênaltis para o Vasco. Precisamos de foco, vai dar tudo certo, confio no time e acredito que não é impossível que o Vasco se classifique para a fina, l ainda mais porque estamos jogando melhor fora de casa. Sempre lembrando: Esse é o caminho mais fácil para a Libertadores, campeonato que nos trás muitas boas lembranças e espero que o nosso time esteja disputando de novo em 2012.

Até o próximo Domingo,

Elisa de Vicq de Souza Dantas

4 comentários:

  1. nosso vasco perdeu hoje a copa do brasil de futebol de areia por 8x3 por bota fogo mas sempre se apiarei vasco ate o fim teamo meu vasção

    ResponderExcluir
  2. vasco e amor ea minha paixão teamarei pra sempre aqui tem um torcida muito apaixonado pelo vasco 26° familia vascaina familia manaus ama o vasco



    by: eudison marinho

    ResponderExcluir
  3. Também gostei do Chaparro. Jogador de habilidade e raçudo também. Tá claro que pelo menos dois jogadores são titulares absolutos: Bernardo e Fágner. Mas gostei também do Max como volante e do Zagueiro Jomar.
    VASCO BI CAMPEÃO MUNDIAL 53-57 E CAMPEÃO MUNDIAL FIFA 2011 FUTEBOL DE AREIA!!!

    ResponderExcluir
  4. HOJE O VASCO VAI SAIR COM A VITORIA LA NA RESSACADA E AKI EM MANAUS IREMOS FAZER UM PASSEATA DE APOIO AO NOSSO VASCÃO

    ResponderExcluir