26 junho 2011

Modificando o meio de campo para a volta do Reizinho


O time do Vasco pode estar indo bem em quase todas as posições, o único, porém pode ser considerado as laterais que até o momento podem ser consideradas instáveis. O jogador que atuou melhor somando as duas laterais foi o volante Allan quando foi improvisado na lateral direita, no lugar do Fagner que estava machucado. Mas mesmo após a volta do antigo titular, Allan não foi novamente colocado em sua posição original, o meio de campo. Acredito que uma das nossas melhores posições atualmente seja a dos volantes.

No início do ano o Vasco sofreu sérios problemas na marcação, a zaga esta muito sobrecarregada e os volantes titulares Romulo e Eduardo Costa pareciam bater cabeça, não se entendiam dentro de campo de forma alguma. O tempo passou, o criticado e vaiado Romulo foi um dos melhores jogadores do Vasco na Copa do Brasil, um verdadeiro leão em campo. Já seu companheiro de marcação, o discutido Eduardo Costa demorou certo tempo para conseguir se ajeitar dentro de campo, mas no final pode ser considerado um dos maiores símbolos desse elenco, um jogador guerreiro que não deveria ter disputado nem a semi-final contra o Avaí e muitos menos as duas finais contra o Coritiba, onde foi extremamente importante. Com o tempo Eduardo Costa e Romulo começaram a formar uma excelente dupla de volantes, Eduardo Costa pode ser mais experiente, sabe marcar, mas na maioria das vezes acaba fazendo faltas desnecessárias. Mas a partir do dia 9 de julho a marcação do Vasco certamente vai ficar mais experiente e menos faltosa, graças a entrada de um camisa 8 que já deu muitas alegrias no passado. Juninho já jogou de armador, mas há alguns anos vem jogando de volante, justamente na posição do Eduardo Costa, que certamente será o escolhido para deixar o time titular para a entrada do Juninho.

Com a entrada do Juninho, o meio de campo será obrigado a mudar completamente, mudará o ritmo não só dos volantes, mas também dos armadores. O Reizinho da Colina não é mais um garoto de 25 anos que pode marcar o tempo todo, desta forma em alguns momentos, principalmente quando o Vasco estiver sem a bola, Felipe e Diego Souza certamente terão que ajudar um pouco mais na marcação. Por outro lado, existe um ponto positivo na entrada do novo número 8 da Colina. Eduardo Costa e muitos menos Romulo sabem sair jogando, muitas vezes Diego Souza e Felipe têm que vir pegar a bola no campo do Vasco para aí sim tentar armar uma boa jogada. Isso não irá mais ocorrer porque Juninho já provou milhares de vezes que sabe muito bem sair jogando, que sabe armar um excelente ataque e junto com Diego Souza e Felipe tentará de todas as formas possíveis e impossíveis deixar a dupla de ataque Alecssandro e Eder Luis em boas condições para chutar a gol.

Desta forma, o Vasco pode perder um pouco em marcação, mas por outro lado ganha muito na armação com a entrada do Reizinho da Colina no lugar do Eduardo Costa, além de melhorar a qualidade do passe no meio de campo. Eder Luis além de receber passes milimétricos e magistrais do maestro Felipe6 que só ele consegue entender a intenção do armador Cruzmaltino, também receberá lançamentos monumentais do Juninho que fará de tudo para ajudar o Vasco e fazer seus súditos agradeceram, mais uma vez, a sua volta.

Um breve comentário sobre o próximo jogo: vamos enfrentar nosso, graças a Deus, ex treinador. Ele só fez duas coisas de positivo no Vasco, fazer o time subir de produção assim que chegou e lançar Romulo no time titular.

Por hoje é só. Espero que o time não perca mais uma vez 2 pontos, já que pelas circunstâncias do ultimo jogo não posso considerar que o Vasco ganhou 1 ponto, mas sim que perdeu 2 pontos que estavam quase ganhos. Espero que o Fagner consiga se sair bem pela lateral direita, já que pelo lado esquerdo a situação é critica e que o Marcio Careca faça apenas toques de lado e tente ficar com a bola nos pés o mínimo possível.

Até o próximo domingo

3 comentários:

  1. Acho que com Eduardo Costa o time ficaria mais protegido...

    ResponderExcluir
  2. Mas ele não vai tirar o Romulo e não existe a possibilidade de tirar nem o Felipe e muito menos o Diego Souza. O Romulo está jogando um pouco melhor e sabe sair jogando de uma forma minima. Sendo assim a única maneira do Juninho jogar é essa.

    ResponderExcluir
  3. Eu até acho a saída de bola do E. Costa melhor do que a do rômulo, mas o E. Costa não é melhor naquela faixa de campo onde ele (Rômulo) atua. Por isso uma eventual saída do E. Costa para a entrada do Juninho seria natural. Agora a torcida pode ir se conscientizando dos riscos que o Vasco corre, pois vai mudar a forma de jogar, e por mais que possa dar certo (coisa que eu acredito que irá acontecer), o começo pode não ser uma maravilha, o time pode demorar pra se acertar, se acostumar, tomara que não seja esse o caso.

    ResponderExcluir