15 agosto 2011

Nos passos do Reizinho... Bernardo, o sucessor ao trono da colina!


Nação Vascaína,

Não foi fácil! Em um jogo onde na maioria do tempo a equipe do Palmeiras parecia ser o verdadeiro mandante da partida, o Vasco consegue a segunda vitória seguida diante do Palmeiras (quinta-feira vencemos pela sul-americana) no talento e na garra de Bernardo após uma cobrança de falta magistral, digna de aplausos!
Conforme tinha dito na minha coluna anterior, este mês de agosto será fundamental para consolidar mais ainda a busca pelo título brasileiro, já que iremos enfrentar adversários diretos da disputa pelo título. Cheguei até mesmo a comentar que, dos 12 pontos disputados era essencial que o Vasco conquistasse no mínimo 10 (vitórias contra o Palmeiras, Fluminense e o time da Gávea). Se vencermos os 3, poderíamos até considerar razoável um empate contra o Avaí (que mesmo estando em um momento complicado, sempre é forte na Ressacada).
Pois bem, o primeiro passo foi dado. Vitória suada, sofrida em cima do bom time do Palmeiras, adversário direto ao título. Nosso próximo adversário será o Avaí, onde podemos também conseguir uma vitória se o time lutar com a mesma determinação que lutou contra esta mesma equipe na Copa do Brasil.
Mas não podemos deixar de comentar que o time não jogou bem diante do Palmeiras. Pelo contrário, jogamos como visitantes na maioria dos 90 minutos no nosso território, diante da nossa torcida.
A equipe do Palmeiras conseguiu neutralizar o Vasco durante boa parte do jogo. Com marcação apertada já na saída de bola, tínhamos dificuldade de armar jogadas, sobrecarregando Juninho pelo meio e com fraquíssima atuação do setor ofensivo. Elton, que tanto buscou sua titularidade lutou bastante, mas era obrigado a recuar demais, sendo facilmente marcado pela zaga palmeirense.
Sem contar a péssima/nula/fraquíssima/inexistente/vexaminosa atuação do Eder Luis. Aliás, este jogador esteve em campo hoje? Mal posicionado, sem velocidade, sem vontade, tudo que tentava ele errava. Até os passes mais simples ele simplesmente não conseguia fazer. Assim como Alecsandro, não é de hoje que o Éder vem atuando de forma muito abaixo da esperada. Pouco se pode ver até o momento do bom futebol que este atacante mostrou na Copa do Brasil, razão pela qual acho necessário que o Ricardo Gomes tome atitudes em relação a péssima produção do jogador.
Com a ausência de Dedé na zaga, Renato Silva teve a oportunidade de estrear um jogo como titular. Não foi um desastre, mas por duas vezes deu ao Palmeiras a bola do jogo! É um jogador que tem tudo pra melhorar no decorrer do campeonato.
Mas se por um lado tivemos a ausência de Dedé, por outra tivemos o futebol brilhante de Anderson Martins em campo! IMPRESSIONANTE o que este rapaz jogou hoje! Mostrou pro Brasil inteiro ver que o Vasco com ele e com Dedé em campo possui sem sombra de dúvidas a MELHOR DUPLA DE ZAGA DO BRASIL! Na minha opinião o Anderson Martins foi o melhor da partida! Se eu fosse colunista esportivo de algum jornal, dar nota 10 seria pouco diante do futebol apresentado pelo brilhante zagueiro!
E o que falar de Bernardo? Incendiou a partida após a sua entrada! junto com Leandro (que entrou bem também), os dois conseguiram dar velocidade ao ataque vascaíno, complicando bastante a zaga palmeirense.
Só não foi brilhante devido ao seu temperamento explosivo. Não sei se é por ser um garoto ainda, ou por estar com excesso de vontade, Bernardo tomou o 3º amarelo de forma boba, o que o afasta da próxima partida diante do Avaí. Mas isso não oculta o brilho de sua atuação, muito menos a garra que o jovem Bernardo mostrou neste domingo.
Após excelente cobrança de falta (que por sinal já havia mostrado anteriormente ao Deola, após uma cobrança bem batida no meio do gol), Bernardo dessa vez consegue acertar o ângulo, sem chances de qualquer defesa do goleiro palmeirense.
Cobrança esta que é digna de aplausos até mesmo do nosso Rei Juninho!
E a forma como o garoto comemorou me lembrou justamente o nosso Reizinho da Colina nos seus tempos de garoto! Alguém consegue esquecer das comemorações de Juninho diante do mesmo Palmeiras, ou até mesmo do São Caetano, correndo para os braços da torcida, batendo com a mão na cruz de malta com tamanha vontade, mostrando que aquela cruz ali é pra se honrar, pra lutar até o fim?
Bernardo vem mostrando o seu amor ao Vasco e tem tudo pra se tornar um ídolo nos corredores de São Januário!
Com esse futebol o nosso Reizinho já sabe que tem um sucessor ao trono!

Ótima Segunda-Feira para todos!


Flávio Frotté
e-mail: ffrotte@gmail.com
twitter: @flaviofrotte


3 comentários:

  1. O Eder ontem estava tirando até um budista do sério! Não jogamos bem, mas os 3 pontos foram muito bons!

    ResponderExcluir
  2. O jogo ontem foi tenso e a equipe rendeu abaixo do esperado, realmente.
    Foi uma vitória no sufoco, e temos a sorte de ter um ótimo batedor de falta que foi lá e garantiu os 3 pontos!

    Parabéns pela coluna!

    ResponderExcluir
  3. Leônidas Camaro - ES16 de agosto de 2011 às 00:50

    Foi complicado, mas no talento de Bernardo o Vasco garantiu os 3 pontos no campeonato! Um time pra ser campeão precisa vencer até mesmo quando não joga bem! O Vasco neste domingo jogou com a "sorte de campeão".

    Parabéns pela coluna.

    ResponderExcluir