01 agosto 2011

Parabéns Élton, o artilheiro da colina!


Élton Rodrigues Brandão, nasceu em Iramaia, interior do estado da Bahia no dia 01 de Agosto de 1985 mas não viveu por muito tempo em sua cidade natal. Devido ao emprego de seu pai, era obrigado a viver de cidade em cidade até aos 15 anos largou o futebol e foi trabalhar em um gráfica como operador de máquinas. Mas quis o destino que apenas sete meses depois o futebol entrasse novamente em sua vida, em um torneio chamado Intermunicipal, Élton despontou para o futebol. Pensou em desistir devido a dificuldade de conciliar o trabalho com o futebol, mas graças a insistência de seu pai, passou a se dedicar somente ao futebol. Logo após isso, foi contratado pelo Palmeiras do Nordesde, time de Feira de Santana. A partir daí, Élton começou a aparecer no futebol profissional. Em 2002, foi contratado pelo Iraty que o revelaria para o mundo do futebol. Após uma boa passagem pelo clube. Élton foi comprado pelo São Caetano e teve uma boa temporada no time paulista, até que foi para o Santo André sendo fundamental para o time paulista subir a primeira divisão do campeonato brasileiro em 2008 após ser um dos artilheiros da equipe. Em 2009 Élton recebeu a chance de sua vida ao ser contratado pelo Gigante da Colina para a disputa da série B no mesmo ano. E fez uma excelente temporada! Foi o artilheiro da série B com 17 gols e fundamental para a conquista do título e consequentemente a volta do clube à elite do campeonato brasileiro. Em toda a temporada, foram 52 jogos e 28 gols marcados pelo time cruzmaltino.
Atacante canhoto, Élton tem técnica e um bom passe. Se destacou no Vasco por seu excelente jogo aéreo e tem uma boa finalização. No início de 2010, o Vasco comprou 100% dos direitos econômicos do atleta e 20% dos direitos federativos junto ao São Caetano, por R$ 400.000, mas devido a demora do acerto na negociação, Élton demorou a ter sua situação regularizada no primeiro semestre de 2010 e após um golaço contra o Inter em São Januário, despertou o interesse do futebol europeu. Logo foi emprestado ao Braga de Portugal, mas como normalmente acontece com os jogadores brasileiros, não conseguiu se adaptar durante o segundo semestre de 2010 além de algumas confusões. No final de 2010, em uma enquete realizada pelo globoesporte.com sobre qual jogador emprestado fez mais falta ao time cruzlmaltino, Élton foi o preferido da torcida.  Em 2011 voltou ao Vasco emprestado por 1 ano pelo grupo Olé Brasil, que detém a maior parte dos direitos federativos do jogador. Fez o gol que deu a classificação ao time para a semi-final da Copa do Brasil e ainda sofreu o pênalti que deu o empate ao Vasco contra o Avaí em São Januário, sendo fundamental para a conquista do título da Copa do Brasil, caindo de vez nas graças da torcida que pede sua entrada todo jogo, gritando seu nome.
É o maior artilheiro do Vasco no atual elenco, ao lado de Juninho Pernambucano. Ao todo foram 95 jogos e 44 gols marcados pelo Gigante da Colina.

Parabéns ao artilheiro Élton, que continue a fazer muitos gols alegrando milhões de corações vascaínos!

2 comentários:

  1. Bela história. Sua participação no Vasco tem sido significativa, mas ainda prefiro Alecsandro.

    ResponderExcluir
  2. efrem leão dos santos9 de agosto de 2011 às 14:04

    Elton parabens por mais um ano de idade, que vc continui vivendo por muito tempo esse momento iluminado que só jesus pode te dar, ser umano como vc são poucos e de tanta personalidade.

    ResponderExcluir