11 setembro 2011

Estamos na Briga


O Vasco não jogou tão bem quanto o esperado contra o Coritiba na última quinta feira em São Januário. Mas, mesmo sem jogar tão bem acabou saindo vitorioso da partida graças as cobranças de falta do meia Juninho Pernambucano . Ele fez o primeiro gol de falta no primeiro tempo e o 2º gol saiu após mais uma cobrança magistral do camisa 8 e o volante Romulo completou de cabeça. Com o resultado o Vasco continua na 3º posição, mas a diferença para o líder Corinthians diminui cada vez mais.

O Vasco não começou muito bem no jogo, o time parecia um pouco desligado, o Coritiba se aproveitou e rapidamente levou perigo ao goleiro Fernando Prass. O time Coxa-Branca dominou a partida no início do jogo. A primeira chance de abri o placar foi do time do Paraná. Aos 3 minutos o experiente meia Theco cobrou uma falta pelo lado esquerdo, o zagueiro Pereira desviou de cabeça e tudo levava a crer que o time do Coritibia iria abrir o placar naquele momento, mas quando menos se esperava o goleiro do Vasco Fernando Prass, mesmo caído, conseguiu afastar o perigo mandando a bola para escanteio . Ufa!

Diferentemente de outros times que vêm enfrentar o Vasco dentro de casa, o time do Coritiba não estava interessado em jogar somente no contra-ataque. O time paranaense sabia de sua capacidade e faria de tudo para levar os três pontos e até aquele momento tinha uma organização tática excelente além de ter mais a posse de bola.

Enquanto isso o Vasco ficava a maior parte do tempo olhando o time adversário tocar a bola, estava completamente desorganizado taticamente dentro de campo, errava muitos passes, dessa forma a única maneira de chegar ao gol defendido por Vanderlei era na bola parada. O time carioca tinha alguns jogadores de excelente qualidade, teríamos que esperar que um desses jogadores mudasse o rumo daquela partida.

E foi essa situação que começou a se desenhar aos 28 do 1º tempo. Em uma cobrança de falta perfeita e de rara habilidade o meia do Vasco Juninho Pernambucano conseguiu abrir o placar. A bola entrou no ângulo direito do goleiro Vanderlei que chegou a tentar evitar o gol, mas não conseguiu. Antes de entrar, a redonda ainda tocou no travessão, mas acabou entrando.

Juninho era o nome do jogo, com fôlego de garoto lembrou os velhos tempos, quando deu uma arrancada sensacional. Fez os torcedores voltarem 15 anos no tempo e perceber que a maneira de arrancar não tinha mudado nem um pouco.

O time do Coritiba sentiu o gol, o Vasco que antes de abrir o placar pouco fazia, se animou e começou a levar cada vez mais perigo ao gol do Coritiba. O Time da Colina só não conseguiu aumentar o placar ainda no primeiro tempo, graças às boas defesas do goleiro Vanderlei.

Para tentar mudar a partida e virar o placar, o técnico do Coritiba colocou o zagueiro Luccas Claro no lugar de Pereira e o meia Everton no lugar de Willian, com isso passou a jogar com dois volantes e 3 meias. Mas as alterações não fizeram o time se reencontrar dentro de campo e voltar a jogar o futebol que apresentava no início do jogo. Os jogadores paranaenses ao ver que não conseguiriam empatar o jogo começaram a apelar para as faltas, que foram ficando cada vez mais duras. O time do Vasco havia diminuído consideravelmente o ritmo e sem muito esforço conseguiu chegar ao 2º gol, aos 10 do segundo tempo. Juninho bateu mais uma falta. Dessa vez ao invés de chutar direto para o gol, ele cruzou e acabou encontrado a cabeça do volante Romulo que sem nenhuma dificuldade fez o segundo. Na comemoração, o jovem volante não conseguiu segurar as lágrimas em uma semana que ficará marcada pela sua convocação para a seleção Brasileira. Pouco depois, o Vasco poderia ter aumentado com o atacante Elton, mas o chute do camisa 39 passou longe do gol.

A partir do meio da 2ª etapa o Coritiba percebeu que o time do Vasco parecia cansado e começou a pressionar cada vez mais. Everton Costa tentou diminuir o placar de cabeça, mas Fernando Prass não permitiu que isso acontecesse. Tentando fazer com que o time do Vasco voltasse a crescer, Cristovão Borges tirou Diego Souza e colocou Bernardo, mas nada mudou. O time do Vasco estava somente preocupado com a marcação, tentando roubar a bola e partir para o ataque. O problema é que a equipe de São Januário errava muitos passes e saia muito lentamente. O tempo passou, o ímpeto de ataque do Cortiba diminuiu e o Vasco só administrava a partida. Aos 38 minutos um susto, Renato Silva se chocou com o zagueiro do time paranaense Luccas Claro mas acabou levando a pior. O zagueiro Cruzmaltino caiu descordado dentro de campo. O jogo ficou parado por 7 minutos para que o camisa 33 fosse retirado de dentro das quatro linhas por uma ambulância.

Ficha Técnica:

Vasco 2 X 0 Coritiba

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Horário: 20:30

Árbitro: Jefferson Schmidt( SC)

Assistentes: Márcia Caetano (FIFA-RO) e Claudemir Maffessoni( SC)

GOLS: Vasco: Juninho Pernambucano, aos 29 minutos do primeiro tempo; e Rômulo, aos 10 do segundo Cartões amarelos: Juninho Pernambucano, Pereira, William, Luccas Claro e Eduardo Costa VASCO: Fernando Prass; Fágner, Renato Silva (Victor Ramos), Dedé e Jumar; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho Pernambucano e Diego Souza (Bernardo); Eder Luis e Elton

Técnico: Cristóvão Borges


CORITIBA: Vanderlei; Jonas, Demerson, Pereira (Luccas Claro) e Lucas Mendes; Leandro Donizete, William (Everton), Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio (Everton Ribeiro) e Bill

Técnico: Marcelo Oliveira

Espero que o Vasco vença hoje o Figueirense mesmo com uma série de desfalques. O time do Vasco normalmente não joga bem no Orlando Scarpeli, talvez seja por isso que o Vasco em jogos oficiais, sem contar um amistoso em 1993, nunca venceu o Figueirense no seu estádio.

Elisa de Vicq de Souza Dantas

2 comentários:

  1. Diego Souza deveria ter vergonha na cara de vestir a camisa do vasco, aprender a fazer gol e deixar de ser fominha e jogar bola, pq esse futebol dele ta muito pequeno ainda.

    ResponderExcluir
  2. There's shocking news in the sports betting world.

    It has been said that any bettor needs to look at this,

    Watch this or stop placing bets on sports...

    Sports Cash System - Robotic Sports Betting Software.

    ResponderExcluir